Home»Fórmula 1»MAIS UM OÁSIS LUMINOSO NO DESERTO

MAIS UM OÁSIS LUMINOSO NO DESERTO

0
Shares
Pinterest WhatsApp

f1

 

Assim como a corrida em Abu Dhabi, a corrida no Barein passará nesta temporada a começar no final do dia e terminar à noite. Bernie Ecclestone parece gostar cada vez mais das corridas noturnas. E os pilotos e equipes é que se virem para se adaptarem a estes horários exóticos de realização destas corridas.

O circuito da corrida

Mais um dos circuitos modernos da Fórmula 1 desenhado por Hermann Tilke, o circuito de Sakir, no Barein, guarda características semelhantes ao do circuito de Sepang, na Malásia (da corrida anterior), como a presença de longas retas (quatro, ao todo) e 15 curvas, em sua maioria lentas, nos seus 5412 metros, conforme pode ser visto na imagem seguinte.

Circuito de Sakir onde se realiza o GP da Barein desde 2004. Fonte: ZoomNews.es.
Circuito de Sakir onde se realiza o GP da Barein desde 2004. Fonte: ZoomNews.es.

Assim como em outros modernos circuitos, o circuito de Sakir possui diferentes formas de se montar a extensão a ser percorrida, incluindo uma versão em formato de oval não homologada. O clima é o desértico, caracterizado por dias quentes, noites frias e chuvas quase ausentes.

Dados históricos

Nas 9 edições realizadas até agora do GP do Barein desde 2004 (não houve edição em 2011 por causa dos protestos da “Primavera Árabe”), 5 pilotos diferentes venceram lá. O alemão Michael Schumacher foi o primeiro vencedor, em 2004. No entanto, Fernando Alonso é, até agora, o maior vencedor em Sakir (3 vitórias), seguido por Felipe Massa e Sebastian Vettel, com duas vitórias cada um. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a Ferrari com 4 vitórias, seguida pela Red Bull e a extinta Renault, com 2 vitórias cada.

A pole mais rápida foi feita por Michael Schumacher pela Ferrari em 2006 com o tempo de 1min 31s 431 e a volta mais rápida foi feita por Nico Rosberg, também em 2006, pela Williams- Cosworth com o tempo de 1min 34s 223.

Expectativa das equipes

Após duas corridas, o domínio da Mercedes parece cada vez mais evidente neste início de temporada. Com os seus dois pilotos na liderança do Mundial de Pilotos e a liderança no Mundial de Construtores a equipe alemã busca manter a dianteira nesta temporada. Entre as demais principais equipes pode-se destacar o seguinte:

  • A Red Bull espera continuar melhorando seu carro após o terceiro lugar de Vettel no GP da Malásia e não repetir as “barbeiragens” que fizeram com Daniel Ricciardo que levaram ao abandono do mesmo na última corrida, quando ele estava em quarto lugar na mesma;
  • A McLaren busca diminuir a “gangorra” do seu desempenho em função dos seus resultados ruins na Malásia após o bom desempenho na Austrália;
  • A Ferrari continua longe de poder alcançar as posições de cima após as duas primeiras corridas com desempenho razoável, em condições climáticas normais;
  • A Willians espera finalmente desempenhar um grande papel em uma corrida, pois chover no Barein é muito improvável. E foi lá também que Felipe Massa colocou a Willians na ponta, nos testes de inverno antes do começo da temporada.
Depois da vitória na Malásia, Hamilton já desponta como favorito no deserto. FOTO: FIA
Depois da vitória na Malásia, Hamilton já desponta como favorito no deserto. FOTO: FIA

Falando na Willians, vale destacar que este será o primeiro GP após à polêmica ordem recebida por Massa, da sua equipe, para deixar seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas ultrapassá-lo e ele não a obedeceu. Será que isto gerará uma nova rivalidade na Fórmula 1? Só vendo as próximas corridas para descobrirmos isto.

A classificação é neste sábado (05/04) e a corrida no domingo (06/04), ambos às 12h (horário de Brasília). Boa corrida para todos.

Previous post

PODE ARNALDO? OS SIMPSONS VÃO À COPA DO MUNDO COM HOMER NO APITO

Next post

ESTADUAIS NA RETA FINAL COM CLÁSSICOS NA CAPITAL E NO INTERIOR

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *