Home»Futebol Nacional»Categorias de Base»DUELO CAPITAL X INTERIOR NA FINAL DA COPINHA

DUELO CAPITAL X INTERIOR NA FINAL DA COPINHA

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Copa-São-Paulo-2015

Estão definidos os finalistas da 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além de ser um duelo entre capital e interior, a final da “Copinha” será uma espécie de confronto entre Davi e Golias, que reúne o maior vencedor da competição e a grande zebra desta edição.

final

Vamos começar pela Zebra, o Davi desta disputa, que é o Botafogo de Ribeirão Preto. O Pantera chega pela segunda vez a uma final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a primeira foi em 1983 quando perdeu a taça para o Atlético-MG por 2 a 1.

Nesta edição, o Botafogo classificou em primeiro do Grupo H, após bater o Fortaleza-CE por 4 a 2, empatar em 2 a 2 com o Lemense-SP e ganhar do Independente-PA por 4 a 0. Detalhe: Botafogo e Lemense fizeram campanhas exatamente iguais e o time de Ribeirão Preto ficou em primeiro porque recebeu menos cartões vermelhos que o rival.

Na segunda fase o time enfrentou o xará carioca e, após o 1 a 1 no tempo normal, a classificação veio nos pênaltis quando o goleiro Talles pegou a cobrança de Baiano.

Nas oitavas de final outro rival carioca, desta vez o Fluminense. Porém o Pantera não tomou conhecimento do rival e aplicou 3 a 2 e garantiu a vaga nas quartas de final.

Então veio mais um rival grande pela frente, desta vez o Grêmio. Só que mais uma vez um gigante foi derrubado, após uma suada vitória por 2 a 1.

O jogo da semifinal foi contra o Palmeiras, em Barueri. Apesar de uma Arena Barueri com boa presença da torcida alviverde, o Botafogo não se intimidou e abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo com Mayc. Willian ampliou aos 7 minutos do segundo tempo. Gabriel Jesus diminuiu para o Palmeiras aos 44 do segundo tempo. Aí foi suportar a pressão durante os 5 minutos de acréscimo e confirmar pela segunda vez a presença do Pantera na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Botafogo de Ribeirão Preto irá pela segunda vez para a final da Copa SP. FOTO: Levi Bianco / Agência estado
Botafogo de Ribeirão Preto irá pela segunda vez para a final da Copa SP. FOTO: Levi Bianco / Agência estado

Do outro lado temos o Golias desta final. O Corinthians é o time que, além de ser o maior vencedor da história da “Copinha”, é também aquele que mais vezes chegou a uma final da competição. São 16 vezes, incluindo a edição atual, o que dá uma média de uma final a cada três edições da “Copinha”.

Nesta edição o time se classificou em primeiro do Grupo W, após bater o Guaicurus-MS por 3 a 1; o Rio Branco-AC por 4 a 0 e o Grêmio Barueri também por 4 a 0.

Na segunda fase o adversário superado foi o Atlético-PR, com uma suada vitória por 2 a 1. Nas oitavas de final, o Goiás ficou pelo caminho após uma vitória por 2 a 0.

Nas quartas de final o rival foi o São Caetano, que deu trabalho para o “Timãozinho”, após terminar o primeiro tempo vencendo por 2 a 1. Mas o Corinthians mostrou sua força e virou o jogo para 4 a 2 garantindo uma vaga nas semifinais da “Copinha”.

O adversário da semifinal não era ninguém menos que o arquirrival São Paulo, em Limeira. O que poderia se configurar como um jogo muito complicado, foi facilitado pelo Corinthians após abrir 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Matheus Vargas aos 21 e Léo Príncipe aos 31 minutos do primeiro tempo. Gabriel Vasconcelos fechou o placar em 3 a 0 para o “Timãozinho” aos 26 do segundo tempo.

Corinthians chega a sua 16ª decisão da Copa SP de Futebol Júnior. FOTO: Luciano Claudino / Agência Estado.
Corinthians chega a sua 16ª decisão da Copa SP de Futebol Júnior. FOTO: Luciano Claudino / Agência Estado.

Destaque negativo para a confusão protagonizada entre torcedores dos dois times ao final do jogo. Menos mal que não houve nenhum ferido ou preso na confusão.

A grande final está marcada para domingo, dia 25 de janeiro (461º aniversário da cidade de São Paulo), às 10h50, no Estádio Pacaembu, em São Paulo. Será que o Corinthians conquistará sua nona taça? Ou o Botafogo de Ribeirão Preto se juntará a times de menor expressão como Nacional-SP, Juventus-SP, Marília-SP, Lousano Paulista (atual Paulista de Jundiaí), Roma Barueri (atual Grêmio Barueri), Santo André-SP e Figueirense-SC que já conquistaram a “Copinha”? Boa sorte e bola pra frente garotada!

Previous post

AS ALEGRIAS E TRISTEZAS DAS QUATRO DIVISÕES DO FUTEBOL BRASILEIRO – SÉRIE D

Next post

CORINTHIANS CONQUISTA O 9º TÍTULO DA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *