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ESPANHA 91 | MANSELL E SENNA LADO A LADO

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Quando duas lendas disputam posição em uma corrida a situação pode passar para história. E este é um desses casos.

O artigo de hoje relembrará o GP da Espanha de 1991, aonde o inglês Nigel Mansell e o brasileiro Ayrton Senna protagonizaram uma sensacional disputa por posições durante a corrida em questão.

Naquele tarde de 29 de setembro de 1991: “O dia começou com chuva, mas esta tinha parado na hora anterior à largada. Contudo, as baixas temperaturas que se faziam sentir na altura impediam a rápida secagem do asfalto e os pilotos começariam a corrida com pneus com rasgos. Quando a corrida começa, Berger mantêm a primeira posição, mas Mansell parte mal e quem aproveita a situação é Senna, que salta para segundo. Schumacher é quarto, mas a meio da primeira volta, passa Mansell e é terceiro. As posições mantêm-se após o final da primeira passagem pela meta, com Schumacher a ameaçar passar Senna, dado que os seus pneus Pirelli funcionam bem naquelas condições.

No inicio da segunda volta, os italianos Capelli e Pirro tocam-se, causando confusão. O piloto da Leyton House abandona, enquanto que o da Dallara atrasa-se bastante e vai às boxes para reparar os estragos. Entretanto, Mansell chega-se a Schumacher e tenta passá-lo, mas só consegue nos “Esses”, passando por fora. Depois disso começa a atacar o segundo lugar de Senna, numa altura em que os pilotos começam a trocar de pneus para seco, com Prost a ser o primeiro.

Mansell fica colado do brasileiro da McLaren até ao inicio da quarta volta quando o passa em plena reta da meta. Os dois ficam lado a lado durante todo o comprimento dela, apenas cedendo na travagem, a favor do britânico. Depois disso, Mansell distanciou-se, enquanto que outros pilotos começavam a ir para as boxes, como Schumacher. Depois foi Berger às boxes, com uma péssima passagem – dezesseis segundos – entregando a liderança a Mansell.

O vídeo desta incrível manobra pode ser visto a seguir.

Pouco depois, ambos foram ás boxes, com Senna saiu-se melhor do que Mansell e a ficar com a liderança, mesmo com Berger logo atrás. Na volta 12, Senna acena a Berger para o passar e o austríaco volta para o comando da corrida. Atrás, Mansell tentava aproximar-se de Senna, enquanto que Schumacher passava Prost e era quarto, tentando aproximar-se de Mansell e Senna. Pouco depois, uma fina camada de chuva caia sobre a pista, e alguns dos pilotos começavam a ter dificuldades em se segurar com os pneus slicks. E Senna iria sentir isso da pior forma quando perdeu o controle do seu carro e fez um pião no inicio da reta da meta. Conseguiu controlar o carro e voltou à pista no sexto lugar.

Duas voltas depois, Mansell consegue passar Berger e ficar com a liderança, e pouco depois, Schumacher tentava fazer o mesmo e despista-se, perdendo algumas posições. Mais atrás, Senna estava a ser pressionado por Alesi pelo quinto posto, mas este pouco depois teve de cumprir uma penalização de dez segundos por falsa partida. Entretanto, Senna debatia-se com Patrese pelo quarto posto, e pouco depois acabou por ceder.

Na volta 33, Berger desiste com problemas eletrónicos no seu McLaren, deixando Mansell cada vez mais líder, e com Prost no segundo lugar e Senna no terceiro lugar, com Patrese a ameaçá-lo. Pouco depois, o italiano passa-o, e Senna ainda se iria arrastar por mais umas voltas, até que Alesi o passasse, ficando com o quarto posto. Depois disso, a corrida fica mais ou menos arrumada até ao final da corrida.

No final, Mansell atravessava a meta como vencedor de uma corrida mais ou menos controlada, conseguindo recuperar alguns pontos. Prost ficava em segundo no seu Ferrari e Patrese em terceiro. E nos restantes lugares pontuáveis estavam o segundo Ferrari de Jean Alesi, o McLaren de Ayrton Senna e o Benetton de Michael Schumacher.“ (texto retirado do blog Continental Circus)

Pódio ao final do GP da Espanha de 1991. Vitória de Mansell, com Prost em segundo e Patrese em terceiro.
FOTO: continental-circus.blogspot.com.

Para conhecer um pouco mais sobre a história do GP da Espanha, clique aqui. Veja também as equipes e os pilotos da temporada 2017.

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