Home»Esportes Americanos»SUPER BOWL III – JOE NAMATH “GARANTE” VITÓRIA DO NEW YORK JETS

SUPER BOWL III – JOE NAMATH “GARANTE” VITÓRIA DO NEW YORK JETS

0
Shares
Pinterest WhatsApp

nfl

Chegamos à semana do Super Bowl XLIX, que será disputado por Seattle Seahawks e New England Patriots na cidade de  Glendale no estado do Arizona, no próximo domingo, dia 01 de Fevereiro.

Nesta semana especial, iremos fazer uma série de posts sobre outros grandes Super Bowls que jamais serão esquecidos pelos fãs da bola oval.

Começaremos pela primeira grande zebra da história, que ocorreu quando NFL e AFL ainda não haviam se fundido e que o jogo final era disputado pelo campeão de cada uma das ligas, e não das conferências, como vemos hoje.

O Super Bowl III, aconteceu em 12 de Janeiro de 1969, no Miami Orange Bowl, na cidade de Miami no estado da Flórida e foi disputado pelo tradicionalíssimo Baltimore Colts e pelo ainda jovem New York Jets.

Os Colts eram comandados pelo treinador Don Shula, futuro Hall da Fama, e eram os atuais campeões da NFL, tendo arrasado o Cleveland Bowns por 34 x 0 na final e uma impecável campanha de 15-1. Já os Jets haviam batido o Oakland Raiders na final da AFL, o que já havia chocado o mundo do esporte.

Joe Namath, o "Broadway Joe"
Joe Namath, o “Broadway Joe”

Diante do grande favoritismo dos Colts, o quaterback dos Jets, Joe Namath, também conhecido como “Boadway Joe” pelo seu jeito falastrão, em uma entrevista três dias antes da partida deu a seguinte declaração: “Nós vamos ganhar o jogo. Eu garanto!”. Com isso, Broadway Joe conseguiu a capa de todos os jornais de Nova Yorque no dia seguinte.

Matt Snell entrando na End Zone para anotar o TD dos Jets
Matt Snell entrando na End Zone para anotar o TD dos Jets

Chegada a hora da partida, os Colts não conseguiam realizar o seu jogo, e os Jets abriram o placar no segundo quarto com um touchdown de Matt Snell em uma corrida de quatro jardas. Nessa mesma campanha Joe Namath havia completado um passe para uma jogada de 80 jardas. No terceiro quarto o Kicker dos Jets, Jim Turner anotou dois Field Goals de 32 e 30 jardas respectivamente. No quarto período Turner anotou mais um Field Goal de 9 jardas o que deixou o placar em 16 x 0.

Jim Turner anotou três Field Goals na partida.
Jim Turner anotou três Field Goals na partida.

No quarto período e dezesseis pontos atrás, Don Shula colocou em campo o lendário quaterback Johnny Unitas, que estava na reserva de Earl Morrall. Com ele, os Colts anotaram um TD com Jerry Hill em uma corrida de 1 jarda e não conseguiram mais nada.

Brodway Joe cumpriu a sua promessa de três dias antes e ajudou os Jets a vencerem o Super Bowl, e ae foi escolhido como MVP da partida, mesmo sem ter passado para nenhum touchdow, fato ainda não igualado. Os Jets foram o primeiro time da AFL a vencer um time da NFL na grande final, o que até hoje é o único título da equipe.

O New York Jets nunca mais chegou ao Super Bowl e chegou a viver anos difíceis na liga, mas a torcida verde da Big Apple nunca se esqueceu da promessa de Boadway Joe e a vitória improvável contra os Colts.

A vitória dos Jets ajudou na fusão das duas ligas (NFL e AFL), já que os grandes donos das equipes da NFL começaram a perceber a ameaças das equipes da AFL, principalmente após o Kansas City Chiefs baterem o Minnesota Vikings no Super Bowl IV. A fusão veio a ocorrer em 1970.

Confira os lances dessa partida histórica:

Previous post

CORINTHIANS CONQUISTA O 9º TÍTULO DA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

Next post

SUPER BOWL XXV - ERRO DE FIELD GOAL SELA VITÓRIA ÉPICA DOS GIANTS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *