Home»Esportes Americanos»SUPER BOWL XXV – ERRO DE FIELD GOAL SELA VITÓRIA ÉPICA DOS GIANTS

SUPER BOWL XXV – ERRO DE FIELD GOAL SELA VITÓRIA ÉPICA DOS GIANTS

0
Shares
Pinterest WhatsApp

nfl

Dando prosseguimento à nossa série com os grandes Super Bowls da história, hoje vamos para o dia 27 de janeiro de 1991, no Tampa Stadium, situado na cidade de Tamba Bay na Flórida, onde New York Giants e Buffalo Bills decidiram o Super Bowl XXV.

Os Giants já haviam ganhado o Super Bowl XXI em Janeiro de 1987 contra o Denver Broncos. Já os Bills faziam a sua primeira aparição na decisão.

Jeff Hostetler substituiu Phil Simms nos playoffs
Jeff Hostetler substituiu Phil Simms nos playoffs

Durante a temporada regular as duas equipes tiveram a mesma campanha, 13-3, incluindo um duelo entre elas na semana 15, vencido pelos Bills por 17 x 13. Além da derrota, o saldo negativo dos Giants foi aumentado, já que o quaterback titular da equipe, Phil Simms, quebrou a perna nesta partida, e os Giants tiveram que promover o inexperiente Jeff Hostetler para a vaga de titular.

Os Bills tinham um ataque arrasador, que marcou história na liga, comandados pelo quaterback Jim Kelly, que viria a entrar para o Hall da Fama. Kelly comandava um ataque muito dinâmico, com muitos no-huddle (quanto o QB não reúne seus jogadores de ataque antes das jogadas. O ataque se alinha e o QB chama a jogada segundos antes do snap). A dinamicidade do ataque era um grande diferencial, pois marcá-lo era uma tarefa árdua.

Nos Playoffs, os Giants arrasaram o Chicago Bears por 31 x 3 no divisional round e partiram para San Francisco, onde enfrentaram os 49ers pela final da NFC. A equipe da Califórnia era a atual campeã e ainda contava com o lendário quaterback Joe Montana e o wide receiver Jerry Rice. Os Giants venceram o jogo graças a um field goal de 41 jardas anotado pelo kicker Matt Bahr no último lance da partida.

Já os Bills não tiveram grandes dificuldades na pós temporada, venceram o Miami Dolphins por 54 x 44, em um grande duelo entre Jim Kelly e Dan Marino. Na final da AFC, os Bills não tomaram conhecimento do Los Angeles Raiders e venceram por 51 x 3. Ou seja, o poderoso ataque dos Bills havia anotado 95 pontos em dois jogos na pós temporada.

As estatísticas não davam margem para outra interpretação a não ser de que os Bills eram amplamente favoritos para a decisão.

Jim Kelly sob pressão durante o Super Bowl XXV
Jim Kelly sob pressão durante o Super Bowl XXV

Para o corpo técnico dos Giants, a solução seria utilizar uma tática bem parecida com a usada contra os 49ers. A equipe de Nova York possuía uma das melhores defesas da liga, comandada por Lawrence Taylor, Linebacker hoje no Hall da Fama, e um jogo terrestre muito forte com o Running Back Ottis Anderson. A tática era ter uma defesa muito agressiva, que abafasse o ataque e tirasse as chances de Jim Kelly de passar a bola e manter o ataque em campo o máximo de tempo possível. A combinação defesa e jogo corrido era perfeita.

O primeiro quarto da partida terminou 3 x 3, com field goals anotados por Matt Bahr (28 jardas para os Giants) e Scott Norwood (23 jardas para os Bills). O jogo se mantinha equilibrado.

Já no segundo quarto os Bills conseguiram anotar um touchdown com uma corrida de uma jarda de Don Smith abrindo a vantagem para 10 x 3. Neste mesmo quarto, Jeff Hostetler, quaterback dos Giants, foi derrubado dentro da sua própria end zone por Bruce Smith, o que configura um safety e mais dois pontos para os Bills, deixando o jogo em 12 x 3. Os Giants ainda conseguiram diminuir a vantagem para 12 x 10, com um touchdown de Stephen Baker, após passe de 14 jardas de Jeff Hostetler.

Ottis Anderson foi escolhido o MVP do jogo
Ottis Anderson foi escolhido o MVP do jogo

No terceiro quarto, os Giants passaram à frente no placar após um touchdown de Ottis Anderson, em uma corrida de uma jarda, o que deixou o placar em 17 x 12.

No último quarto do jogo, os Bills anotaram mais um touchdown com Thurman Thomas, em uma corrida de 31 jardas e retomaram a frente no placar com 19 x 17. O jogo já se mostrava muito tenso, até que os Giants conseguiram mais um field goal e passaram à frente novamente, deixando o placar em 20 x 19.

Após alternância na posse de bola, os Bills recebem a bola na linha de 10 jardas do seu campo com pouco mais de 2 minutos para o fim do jogo. Jim Kelly consegue fazer o seu ataque avançar até a linha de 27 jardas do campo de ataque, o que deu ao kicker Scott Norwood a chance de dar a vitória aos Bills em um chute de pouco mais de 40 jardas faltando apenas 8 segundos para o fim do jogo.

Norwood e o chute histórico. Observe a angulação da bola em relação ao holder: "Wide Right".
Norwood e o chute histórico. Observe a angulação da bola em relação ao holder: “Wide Right”.

O que se viu a seguir é um dos momentos mais marcantes da história do Super Bowl. Acontece o snap, Norwood parte, chuta e a bola voa para fora, à direita do goal post, o que levou à famosa narração de Al Michels: “No Good! Wide Right!”.

O que se viu a seguir foi euforia na sideline dos Giants, e total desapontamento na sideline dos Bills. As duas equipes se viram tão perto do fracasso e da vitória que ambas pareciam não acreditar no que havia ocorrido.

Norwood (#11) observa a bola após o chute.
Norwood (#11) observa a bola após o chute.

Scott Norwood acabou se tornando o nome que todos se lembram quando o assunto é o Super Bowl XXV. Ele acabou jogando mais uma temporada pelos Bills e se aposentou da NFL.

A equipe do Buffalo Bills continuou sendo uma das grandes forças na NFL no início dos anos 90, tendo chegado a mais três Super Bowls seguidos após esse fatídico dia. O lado ruim da história é que os Bills não conseguiram vencer em nenhuma oportunidade, com derrota para o Washington Redskins no ano seguinte, e depois duas derrotas para o Dallas Cowboys.

Já os Giants voltaram ao Super Bowl em mais três oportunidades, venceram 2 e perderam uma vez.

VEJA O VÍDEO DA ÚLTIMA CAMPANHA DE ATAQUE DOS BILLS NO JOGO:

Previous post

SUPER BOWL III - JOE NAMATH "GARANTE" VITÓRIA DO NEW YORK JETS

Next post

SUPER BOWL XXXVI - PATRIOTS CONQUISTAM SEU PRIMEIRO TÍTULO COM BRADY E BELICHICK

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *