Home»Esportes Americanos»NFL Playoffs – Rodada de Wild Card promete ser a melhor dos últimos anos

NFL Playoffs – Rodada de Wild Card promete ser a melhor dos últimos anos

0
Shares
Pinterest WhatsApp

nfl

por Círio Oliveira

A temporada regular da NFL chegou ao seu fim, e neste próximo fim de semana começam os Playoffs, que como Michal Jordan, a lenda da NBA, bem disse: “este é o momento de separar os homens dos meninos”.

Depois de dezessete semanas de muitos jogos, muitos touchdowns, tackles e emoções, os seis representantes de cada liga foram definidos.

Pela conferência nacional, o Atlanta Falcons conseguiu a melhor campanha da liga e garantiu a vantagem de mandar todos os jogos dos playoffs no Geórgia Dome, uma das arenas mais hostis da NFL. Juntamente com os Falcons, o San Francisco 49ers garantiu folga na primeira rodada dos playoffs com uma campanha de 11-4 que lhe rendeu a classificação como número 2 da liga. O Washington Redskins (10-6), do QB novato Robert Griffin III, venceu a NFC East depois de 13 anos e garantiu vaga nos playoffs, assim como o Green Bay Packers (11-5) que venceu a NFC North. As vagas de repescagem ficaram com os surpreendentes Seattle Seahawks (11-5) e Minnesota Vikings (10-6).

Na conferência americana, o Denver Broncos reinou absoluto com uma campanha de 13-3. Liderados pelo futuro hall of famer Peyton Manning, que veio de uma temporada parado devido a uma contusão no pescoço, que está fazendo sua primeira temporada em Mile High e desenvolveu um ataque espetacular e garantiu a vantagem de mando de campo nos playoffs. O New England Patriots acompanhou os Broncos de perto e ficou em segundo com uma campanha de 12-4. O Houston Texans foi a grande sensação durante o início da temporada. Conseguiu vencer a AFC South com uma campanha de 12-4, mas gerou muitas dúvidas sobre a força da equipe para os Playoffs. Assim como os Texans, o Baltimore Ravens ganhou a AFC North com uma campanha de 10-6, e também alterou altos e baixos, mas chega aos playoffs com mais gás que os concorrentes texanos. Na repescagem, o Cincinnati Bengals (10-6) conseguiu uma vaga nos playoffs pelo segundo ano seguido, e o Indianapolis Colts, comandados pelo QB calouro Andrew Luck, voltou aos playoffs depois de uma campanha pífia de 2-14 em 2011 quando não tinham Peyton Manning contundido.

Começando pela NFC, vamos a uma breve análise dos confrontos da fase de Wild Card, que acontecem neste próximo fim de semana, onde serão conhecidos os adversários dos classificados como 1 e 2 de cada conferência.

BENGALS @ TEXANS – AFC

Este confronto já aconteceu na temporada passada, mas as condições deste ano são diferentes. Naquela ocasião, os Texans vinham bem, porém não tinham o seu QB titular, Matt Schaub. Hoje os Texans chegam sob desconfiança, porém tem o seu líder de ataque e uma defesa forte comandada por JJ Watt, líder em sacks na NFL. Os Bengals vinham com a empolgação do QB Andy Dalton e do WR AJ Green, que faziam sua temporada de calouros, mas não tinham um conjunto forte. Hoje os Bengals contam com a parceria Dalton – Green mais afinada e uma defesa muito forte. O duelo de 2013 será mais equilibrado e o ponto chave do jogo será o duelo entre a defesa dos Texans e o ataque dos Bengals, já que se JJ Watt for anulado, Andy Dalton terá boas chances de vencer o jogo para os tigres de bengala.

VIKINGS @ PACKERS – NFC

As duas equipes são rivais de divisão e jogaram pela última semana da temporada regular, com vitória de Minnesota que garantiu a vaga nos Playoffs. Desta vez o jogo será em Green Bay, o que não é necessariamente vantajoso para os Packers. O inverno em Green Bay é desumano, e o frio influencia muito no jogo. O cálculo é simples: quanto mais frio, mais difícil para lançar a bola, portanto o jogo corrido é primordial nessa situação. Os Vikings só chegaram aos playoffs graças ao RB Adrian Peterson, que correu para mais de 2.000 jardas e praticamente carregou a equipe nas costas. O jogo dos Packers é baseado nos lançamentos do QB Aaron Rodgers e a sua “West Coast Offense”, que se resume a lançar para vários alvos diferentes. Visando as condições climáticas, os Vikings poderiam levar alguma vantagem, mas o Lambeau Field estará lotado de cabeças de queijo que vão ajudar os Packers no que for possível. Para vencer os Packers terão que correr bem com a bola, já os Vikings terão que concentrar suas forças ofensivas em Peterson.

COLTS @ RAVENS – AFC

As duas equipes tiveram temporadas distintas. Os Ravens começaram com o seu QB titular sob desconfiança. Muitos se perguntavam se Joe Flacco era capaz de levar os Ravens ao título, e o QB deu mostras de que pode sim, mas ao mesmo tempo cometeu os mesmos erros de temporadas passadas. No geral os Ravens viveram uma montanha russa, mas o saldo foi positivo. Em Indianapolis, os Colts começaram a temporada colocando todas as suas esperanças em Andrew Luck, QB calouro que foi a primeira escolha geral do Draft de 2012. Junto do calouro, o Head Coach Chuck Pagano fez sua temporada de estreia nos Colts, porém foi diagnosticado com Leucemia e ficou afastado da equipe. A combinação foi perfeita. Luck começou mal, mas foi melhorando a cada jogo e conseguiu incíveis 11 vitórias na sua temporada de estreia. Na sideline, o drama de Pagano só deu mais força ao time, e felizmente o treinador voltou às atividades normais na última partida da temporada regular. Os Colts vem em um momento melhor, e pela história dos confrontos das equipes nos Playoffs, os Colts tem vantagem de 2-0. Andrew Luck fará sua estreia na pós temporada, e isso é muito importante, já que o jogo fica completamente diferente. A partida será em Maryland, onde os Ravens são muito fortes. A defesa, ponto alto do time por anos, está desfalcada, o que joga mais pressão em Flacco, que precisará jogar muito bem.

SEAHAWKS @ REDSKINS – NFC

Se antes do início da temporada alguém apostasse que estas duas equipes se classificaram todos diriam que era loucura. Os Redskins deram a vida no draft para poderem draftar o QB Robert Griffin III. A aposta parecia louca, mas fazia sentido. Griffin III chegou com status de salvador e cumpriu a missão. Fez jogos memoráveis e levou o time ao título da divisão. Os Seahawks também draftaram o seu QB. Russel Wilson seria reserva de Matt Flynn, ex-Packers, mas o calouro ganhou a posição durante os training camps e fez ótima temporada, comandando um ótimo ataque. Um duelo de QBs calouros, com ótimos ataques e defesas consistentes. Griffin III tem uma pequena desvantagem por estar com o joelho contundido, aliado a isso está jogando com uma proteção no local, e isso impede que ele corra com a bola mais livremente, como fez em várias oportunidades nesta temporada. Esta é a chance do calouro de Washington mostrar que melhorou o seu jogo dentro do pocket, e os seus lançamentos em profundidade são um grande trunfo. Wilson tem apenas 1,80 de altura, o que é baixo para os padrão dos QBs da NFL. A movimento de scramble (corrida lateral para fugir dos defensores) é um ponto forte no seu jogo, o que o ajuda a lançar a bola. A partida será equilibrada, mas os Redskins tem ligeira vantagem por jogar em casa.

Depois deste primeiro fim de semana de jogos, os vencedores de cada duelo irão se classificar para enfrentar os dois primeiros colocados de cada conferência, sendo que os confrontos serão definidos pelas campanhas das equipes que se classificarem, sendo que a equipe classificada como número 1 irá enfrentar a equipe classificada com pior campanha.

Previous post

A mais insana das loucuras: Corinthians é campeão mundial

Next post

Entendendo o futebol brasileiro em 2012

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *