Home»Fórmula 1»HAMILTON VENCE NO JAPÃO E IGUALA SENNA

HAMILTON VENCE NO JAPÃO E IGUALA SENNA

0
Shares
Pinterest WhatsApp

f1
Lewis Hamilton “colocou a casa em ordem” e venceu o GP do Japão igualando as 41 vitórias conquistadas pelo ídolo Ayrton Senna na Fórmula 1. De quebra, voltou a ampliar a diferença na liderança do mundial de pilotos em relação a Nico Rosberg, segundo colocado na corrida e Sebastian Vettel terceiro colocado da prova japonesa.

Os pilotos brasileiros tiveram um final de semana para esquecer. Felipe Massa que teve um pneu furado em função de um toque com Daniel Ricciardo na primeira volta e terminou a corrida em 17º lugar, duas voltas atrás do líder. Já Felipe Nasr fez um bom início de corrida, mas após o primeiro pit stop, o carro ficou muito instável em seu acerto e o piloto brasileiro abandonou a corrida a 4 voltas do final.

A próxima etapa da temporada será o GP da Rússia no Circuito de Sochi, em Sochi, no dia 11 de outubro, às oito da manhã, horário de Brasília.

Lewis Hamilton vence o GP do Japão, com Nico Rosberg em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. FOTO: formula1.com
Lewis Hamilton vence o GP do Japão, com Nico Rosberg em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. FOTO: formula1.com

A corrida

Nico Rosberg desperdiçou a vantagem de ser o pole position logo na largada. O alemão perdeu a liderança para o companheiro Lewis Hamilton e, ainda na primeira volta, foi ultrapassado também pela Ferrari de Sebastian Vettel e a Williams de Valtteri Bottas. O início da corrida foi marcado por um toque entre Daniel Ricciardo e Felipe Massa, que acabou prejudicando a prova de ambos. Após se chocar levemente com a RBR do australiano, o piloto brasileiro escapou da pista, mas conseguiu voltar. Na confusão, o mexicano Sergio Pérez também saiu do traçado e foi com a Force India direto para a brita.

Lewis Hamilton assumiu a liderança na largada e ditou ritmo do GP do Japão. FOTO: Getty Images
Lewis Hamilton assumiu a liderança na largada e ditou ritmo do GP do Japão. FOTO: Getty Images

Como resultado do incidente, Massa e Ricciardo tiveram pneus furados e se dirigiram com dificuldade para os boxes. Os dois voltaram para a pista, mas no fundo do pelotão e sem condições de acompanhar os pilotos mais rápidos. O azar de Massa contrastou com o excelente início de corrida do xará Felipe Nasr, que largou em 16º e já na primeira volta era o 13º. O piloto da Sauber começou a ser perseguido pela STR de Max Verstappen, que, mesmo com um carro superior, não conseguia ultrapassá-lo. Antes de ir para os boxes para sua primeira parada, na volta 11, Nasr passou o companheiro Marcus Ericsson, confirmando seu bom ritmo em Suzuka.

Daniel Ricciardo e Felipe Massa se tocam na largada do GP do Japão. FOTO: Reuters
Daniel Ricciardo e Felipe Massa se tocam na largada do GP do Japão. FOTO: Reuters

Rosberg assumiu a segunda posição quando Vettel e Bottas foram aos boxes, mas os pilotos da Ferrari e da Williams logo retomaram suas posições de fato. Após sua primeira parada, Hamilton conseguiu voltar à frente do tetracampeão mundial, aproveitando a vantagem acumulada durante as 16 primeiras voltas. Enquanto isso, Rosberg pressionou Bottas e impôs uma ultrapassagem ao finlandês, que entrou na mira do conterrâneo Kimi Raikkonen. A essa altura, o destaque da corrida era o russo Daniil Kvyat, que largou dos boxes após sofrer um forte acidente no treino classificatório e já aparecia na 11º posição, brigando por uma vaga na zona de pontuação.

Em grande desvantagem por causa do incidente com Massa na largada, Ricciardo tentava descontar o prejuízo e era o 17º, após ultrapassar as duas Manor, enquanto o brasileiro da Williams ainda ocupava a última posição. A situação de Bottas, embora muito mais confortável que a do companheiro, foi dificultada pela pressão constante da Ferrari de Raikkonen, de olho no quarto lugar. Perseguição semelhante à imposta por Verstappen ao espanhol Fernando Alonso, que tentava ignorar as limitações da McLaren-Honda para se manter em 10º, apesar da superioridade incontestável da STR.

Após sua primeira parada, Nasr perdeu ritmo com os pneus duros e foi ultrapassado por Pérez, caindo para 15º, enquanto o companheiro Ericsson, com compostos macios, era o 13º. Dono de um estilo arrojado, Verstappen finalmente conseguiu passar Alonso na volta 27, que reclamou pelo rádio de seu “motor de GP2” Enquanto isso, Raikkonen ainda sofria para desbancar a Williams de Bottas. O “Homem de Gelo” não conseguiu a ultrapassagem e optou por ir aos boxes para fazer sua segunda parada. Sem se preocupar com ameaças de seus adversários, o líder Hamilton sustentava mais de 13 segundos de vantagem sobre Vettel, que, por sua vez, tinha cerca de 2 segundos em relação a Rosberg.

Rosberg optou por fazer seu segundo pit stop antes de Vettel, e a estratégia deu certo. O alemão da Mercedes ganhou a segunda posição enquanto o conterrâneo da Ferrari saía do pit lane. Em poucas voltas, a vantagem de Nico sobre o tetracampeão já era de quase 2 segundos, confirmando a superioridade da Mercedes na pista japonesa. Quem também se deu bem com a parada para troca de pneus e o reabastecimento foi Raikkonen, que conseguiu desbancar Bottas e assumiu a quarta posição, logo atrás do companheiro alemão. Nasr, que também foi para os boxes, não conseguiu recuperar o ritmo com os novos pneus médios e caiu para 17º, superado pela RBR de Ricciardo.

Com as primeiras posições consolidadas, a disputa se concentrou fora da zona de pontuação. Ericsson desbancou Pérez para ser 12º, mas passou a ser atacado incessantemente pelo mexicano da Force India. Kvyat, que fez um bom início de corrida, reclamava de falha nos freios e era o 14º. Com o rendimento do carro comprometido, Nasr era apenas o 17º, cerca de 80 segundos à frente de Massa, o 18º. No final do pelotão, o inglês Will Stevens rodou na pista e quase acertou o companheiro de equipe Alexander Rossi.

Pilotos da Marussia quase se chocam após rodada de Stevens. FOTO: globoesporte.globo.com
Pilotos da Marussia quase se chocam após rodada de Stevens. FOTO: globoesporte.globo.com

Verstappen passou o companheiro Sainz pelo nono lugar e, com quatro voltas para o fim da corrida, Pérez conseguiu dar o troco e recuperou a posição perdida para Ericsson. O sueco, também perdendo ritmo, permitiu a ultrapassagem de Kvyat, agora o 13º, e se tornou o único piloto da Sauber quando Nasr optou por abandonar, na volta 52. A essa altura, Hamilton acelerava de forma tranquila rumo à bandeirada quadriculada. Rosberg, em 2º, propiciou a oitava dobradinha da Mercedes no ano, enquanto Vettel chegou em terceiro – esta foi a sétima vez que os três pilotos subiram juntos ao pódio em 2015. Massa terminou apenas em 17º, a duas voltas do vencedor.

Lewis Hamilton venceu e fez história no GP do Japão. FOTO: globoesporte.globo.com
Lewis Hamilton venceu e fez história no GP do Japão. FOTO: globoesporte.globo.com

Resultado final do GP do Japão:

1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h28m06s508
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +18s964
3) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +20s850
4) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +33s768
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +36s746
6) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +55s559
7) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes) +1m12s298
8) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) +1m13s575
9) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) +1m35s315
10) Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) +1 volta
11) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) +1 volta
12) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta
13) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault) +1 volta
14) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) +1 volta
15) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) +1 volta
16) Jenson Button (ING/McLaren-Honda) +1 volta
17) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +2 voltas
18) Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) +2 voltas
19) Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) +3 voltas

Abandonou:
Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari)

Volta mais rápida: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) com 1m36s145, na 33ª volta.

Mundial de Pilotos:

Classificação Pontos
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 277
2 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 229
3 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) 218
4 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 119
5 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 111
6 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 97
7 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 73
8 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) 66
9 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes) 44
10 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 39
11 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 38
12 Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) 32
13 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) 17
14 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) 16
15 Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) 12
16 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) 11
17 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) 9
18 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) 6
19 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) 0
20 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) 0
21 Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) 0
22 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) 0
Previous post

RIVER PLATE: O RENASCER DE UM GIGANTE

Next post

É O MOMENTO DO RONALDINHO APOSENTAR?

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *