Home»Fórmula 1»GP DO MÉXICO DE FÓRMULA 1

GP DO MÉXICO DE FÓRMULA 1

0
Shares
Pinterest WhatsApp

O Grande Prêmio do México de Fórmula 1 foi realizado pela primeira vez em 1962, mas só no ano seguinte é que passou a valer de maneira oficial para uma temporada da F1.

De lá pra cá a história do México com a Fórmula 1 divide-se em três períodos: um de 1963 a 1970, outro de 1986 a 1992, e o terceiro começou em 2015.

O CIRCUITO DA CORRIDA

Em todos os três períodos em que o GP do México fez parte do calendário da Fórmula1, sempre foi realizado no mesmo lugar: o Autódromo Hermanos Rodríguez.

O Autódromo Hermanos Rodríguez é um circuito antigo que possui este nome em homenagem aos irmãos Ricardo Rodríguez e Pedro Rodríguez que foram pilotos da Fórmula 1 entre os anos 60 e 70. O circuito em questão passou por várias modificações em seu traçado ao longo da sua existência.

Vista aérea do atual traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez onde se realiza o GP do México desde 1963. FOTO: www.f1fanatic.co.uk

Para os mais saudosistas uma nova característica do traçado pode não agradar: a famosa curva denominada “Peraltada”, que é uma curva típica de circuito oval realizada antes da entrada da reta dos boxes. Ela só será utilizada pela metade, visando (ou não) uma maior segurança para os pilotos.

Peraltada será utilizada pela metade este ano na Fórmula 1. FOTO: forums.autosport.com.

O novo traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez, desenhado por Hermann Tilke é composto por uma longa reta dos boxes, retas menores e 17 curvas num total de 4304 metros de extensão. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 71 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa mexicana da Fórmula 1. O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.

DADOS HISTÓRICOS

Nas 16 edições realizadas do GP do México desde 1963, ano em que passou a valer oficialmente para a temporada de Fórmula 1, 13 pilotos diferentes venceram lá. O escocês Jim Clark foi o primeiro vencedor, pilotando uma Lotus.

Os maiores vencedores do GP do México são os pilotos Jim Clark, Alain Prost e Nigel Mansell com 2 vitórias cada. Por equipes Lotus, McLaren e Williams são as que mais venceram até agora com 3 vitórias cada.

A pole mais rápida no novo traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez foi feita por Lewis Hamilton pela Mercedes em 2016 com o tempo de 1min 18s 704 e a volta mais rápida foi feita por Nico Rosberg, em 2015, com o tempo de 1min 20s 521. No traçado antigo, os dois recordes são do inglês Nigel Mansell com sua Williams: 1min 16s 346 (pole) e 1min 16s 788 (volta rápida).

Previous post

BRASILEIRÃO SE PREPARA PARA A DECISÃO

Next post

CHAPECOENSE, RIVER E OS JOGOS IMPROVÁVEIS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *