Polônia arranca empate com a Rússia na base da raça
O caldeirão de Varsóvia ferveu para o clássico cercado de desavenças étnicas entre russos e poloneses que terminou empatado em 1 a 1. O fato triste ficou a cargo do confronte entre torcedores das duas seleções antes da partida, que deixou dez feridos. O clima tenso diz respeitos a rivalidades históricas entre os dois países, que datam desde a Idade Média e foram intensificadas no período das duas grande guerras mundiais. Antes do jogo rolou até vaia ao hino russo.
De volta ao futebol, onde tudo transcorreu bem, as duas equipes desempenharam um bom jogo, onde o primeiro tempo foi russo e o segundo polonês. A partida começou com muita velocidade e a Polônia teve a primeira grande chance quando Obraniak mergulhou de cabeça e parou na grande defesa de Malafeev, aos 6 minutos. Enquanto a Rússia trabalhava mais a bola a Polônia subia ao ataque na empolgação da torcida e, numa dessas, uma fantástica troca de passes deixou Polanski livre para marcar, mas o gol foi anulado devido a um claro impedimento. Parou por aí.
Arshavin assumiu as rédeas do jogo e começou a criar boas chances para os russos. Numa dessas, Kerzhakov fez boa jogada pela direita e cruzou para Arshavin, que chegou atrasado. Nos contra-ataques a Rússia começou a assustar com Zhirkov. Aos 36, Arshavin cobrou falta pela esquerda e colocou na cabeça do goleador Dzagoev, que se antecipou a zaga polonesa e testou no canto de Tyton. No prejuízo a Polônia arriscou de fora da área com Dudka exigindo grande defesa de Malafeev. Ainda assim a Rússia controlou a partida e manteve a bola no campo de ataque e desperdiçou chances de ampliar o placar.
O segundo tempo começou com a Polônia pressionando nos primeiros minutos com Lewandowski e Polanski que pararam em Malefeev. O jogou ficou mais disputado e também com desentendimentos entre os atletas. Seguindo com a blitz polonesa, aos 11 minutos num contra-ataque fulminante, Blaszczykowski, o “Kuba”, cortou a marcação e chutou de canhota marcando um golaço. A Polônia intensificou a pressão e se valeu do cansaço russo. Os russos tentavam manter o toque de bola para subir nos contra-ataques, chegando a exagerar em alguns momentos.
A Polônia perdeu Polanski machucado mas não perdeu a torcida que empurrava o time para a vitória até o último minuto. Mas não deu. A batalha terminou empatada e as duas seleções deixam para a ultima rodada a decisão dos classificados.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=YutRbFS8_6s&w=560&h=315]
POLÔNIA 1X1 RÚSSIA
POLÔNIA: Tyton; Boesnich, Wasilewski, Perquis e Piszczek; Polanski (Matuszczyk), Dudka (Mierzejewski), Murawski, Kuba e Obraniak (Brozek); Lewandowski Téc: Franciszek Smuda
RÚSSIA: Malafeev; Anyukov, Ignashevich, Berezutski e Zhirkov; Denisov, Zyryanov, Shirokov e Dzagoev (Izmailov); Arshavin e Kerzhakov (Pavlyuchenko) Téc: Dick Advocaat
Gols: Dzagoev, aos 36 do 1º tempo e “Kuba” Blaszczykowski, aos 11 do 2º tempo.
Cartões amarelos: Polanski e Lewandowski (Polônia). Denisov e Dzagoev (Rússia)
Estádio: Nacional de Varsóvia, na Polônia
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha) Auxiliares: Jan-Hendrik Salver (Alemanha) e Mike Pickel (Alemanha) .
No Comment