GP DO MÉXICO DE FÓRMULA 1
O Grande Prêmio do México de Fórmula 1 foi realizado pela primeira vez em 1962, mas só no ano seguinte é que passou a valer de maneira oficial para uma temporada da F1.
De lá pra cá a história do México com a Fórmula 1 divide-se em três períodos: um de 1963 a 1970, outro de 1986 a 1992, e o terceiro começou em 2015.
O CIRCUITO DA CORRIDA
Em todos os três períodos em que o GP do México fez parte do calendário da Fórmula1, sempre foi realizado no mesmo lugar: o Autódromo Hermanos Rodríguez.
O Autódromo Hermanos Rodríguez é um circuito antigo que possui este nome em homenagem aos irmãos Ricardo Rodríguez e Pedro Rodríguez que foram pilotos da Fórmula 1 entre os anos 60 e 70. O circuito em questão passou por várias modificações em seu traçado ao longo da sua existência.
Para os mais saudosistas uma nova característica do traçado pode não agradar: a famosa curva denominada “Peraltada”, que é uma curva típica de circuito oval realizada antes da entrada da reta dos boxes. Ela só será utilizada pela metade, visando (ou não) uma maior segurança para os pilotos.
O novo traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez, desenhado por Hermann Tilke é composto por uma longa reta dos boxes, retas menores e 17 curvas num total de 4304 metros de extensão. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 71 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa mexicana da Fórmula 1. O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.
DADOS HISTÓRICOS
Nas 16 edições realizadas do GP do México desde 1963, ano em que passou a valer oficialmente para a temporada de Fórmula 1, 13 pilotos diferentes venceram lá. O escocês Jim Clark foi o primeiro vencedor, pilotando uma Lotus.
Os maiores vencedores do GP do México são os pilotos Jim Clark, Alain Prost e Nigel Mansell com 2 vitórias cada. Por equipes Lotus, McLaren e Williams são as que mais venceram até agora com 3 vitórias cada.
A pole mais rápida no novo traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez foi feita por Lewis Hamilton pela Mercedes em 2016 com o tempo de 1min 18s 704 e a volta mais rápida foi feita por Nico Rosberg, em 2015, com o tempo de 1min 20s 521. No traçado antigo, os dois recordes são do inglês Nigel Mansell com sua Williams: 1min 16s 346 (pole) e 1min 16s 788 (volta rápida).
No Comment