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MÉXICO 2015: ROSBERG INICIA SUA SÉRIE DE SETE VITÓRIAS SEGUIDAS

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Grandes pilotos costumam se destacar por vários aspectos. Um deles é alcançar marcas importantes que normalmente pilotos comuns não conseguem fazê-las. Principalmente quando o dito cujo iguala ou supera a marca de um “mito”, o feito em questão fica ainda mais relevante.

O artigo de hoje relembrará o GP do México do ano passado (2015) aonde Nico Rosberg conquistou a primeira de suas sete vitórias seguidas na Fórmula 1, igualando assim o feito de seu compatriota Michael Schumacher e ficando atrás apenas de seu outro compatriota Sebastian Vettel e do italiano Alberto Ascari, que venceram nove corridas de Fórmula 1 consecutivas.

Naquela tarde de 01/11/2015: Desta vez, Rosberg conseguiu conter as ofensivas de Hamilton e defendeu a pole. O inglês tentou uma aproximação na primeira curva, mas o alemão fechou as portas e preservou a liderança. O jovem russo Kvyat abocanhou o terceiro lugar após passar Vettel, que se envolveu em um toque com Ricciardo e teve um pneu furado. O incidente chegou a ser investigado, mas a direção de prova não aplicou punições. O piloto da Ferrari precisou ir aos boxes e voltou para a pista em último lugar. Ainda na primeira volta, Fernando Alonso abandonou, com problemas no motor da McLaren.

Largada do GP do México de Fórmula 1 de 2015. FOTO: formula1.com
Largada do GP do México de Fórmula 1 de 2015. FOTO: formula1.com

Rosberg e Hamilton trataram de abrir distância em relação a Kvyat, enquanto a disputa interna da Mercedes parecia sob controle do alemão, que tinha vantagem de 1s8. Neste meio tempo, Vettel tratava de escalar o pelotão e já aparecia em 12º.

A essa altura, Rosberg mantinha cerca de 1s8 de vantagem sobre Hamilton, e Kvyat, Ricciardo e Verstappen completavam o top 5. Na 18ª volta, Vettel rodou sozinho e caiu para 16º, comprometendo o trabalho de recuperação que vinha sendo feito desde o estouro do pneu.

Na volta 23, Raikkonen e Bottas iniciaram uma acirrada briga pelo sexto lugar. Assim como na Rússia, o embate entre os dois finlandeses teve desfecho dramático. Na disputa da curva, o “Homem de Gelo” forçou na aproximação para tentar impedir a ultrapassagem e acabou acertado pela Williams do compatriota. A Ferrari teve a suspensão traseira quebrada, e Kimi precisou abandonar.

Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas se tocam no GP do México FOTO: Divulgação
Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas se tocam no GP do México FOTO: Divulgação

Na volta 27, Rosberg foi aos boxes para sua primeira parada e cedeu a liderança provisória para o companheiro Hamilton. Com o pit stop de Hamilton, duas voltas depois, Nico recuperou a ponta, mas viu o companheiro mais rápido e reduzindo a desvantagem. O alemão apertou o passo e voltou a ditar a ritmo, abrindo 2s5 em relação ao inglês e ampliando essa distância para três segundos algumas voltas depois.

Rosberg fez uma sequência de voltas mais rápidas e se encaminhava para uma vitória tranquila. Na volta 50, a vantagem do alemão em relação a Hamilton já era de 4s2. Massa não conseguiu conter as ofensivas de Ricciardo e cedeu uma ultrapassagem na volta 51, enquanto Pérez aproveitou um erro de Verstappen para assumir a oitava posição e levar a torcida mexicana ao delírio. Na volta seguinte, Vettel passou reto em uma curva e coloca um ponto final em sua dramática corrida. Com a Ferrari destruída pelo choque na barreira de proteção, o alemão abandonou e provocou a primeira entrada do safety car.

Vivendo um dia para esquecer, Vettel bateu no muro e precisou abandonar a corrida. FOTO: globoesporte.globo.com
Vivendo um dia para esquecer, Vettel bateu no muro e precisou abandonar a corrida. FOTO: globoesporte.globo.com

Hamilton colocou pressão psicológica em Rosberg pouco antes da relargada. Na saída do carro de segurança, na volta 58, o alemão conseguiu manter a ponta, mas viu a distância em relação ao companheiro cair para apenas 0s4. Massa era o sexto, e Nasr o oitavo, mas o brasileiro da Sauber, sem freios, precisou abandonar. O piloto do carro 12 recolheu para trás da barreira de proteção e deixou a corrida sem a necessidade de provocar mais uma paralisação na prova.

Na ponta, a disputa entre Rosberg e Hamilton ficou cada vez mais acirrada, com o inglês pressionando por uma nova chance de aproximação e ultrapassagem. Mas o tricampeão mundial reclamou, pelo rádio, de instabilidade em sua Mercedes e não conseguiu abordar o companheiro. O alemão cruzou a linha de chegada na frente, concretizando sua quarta vitória na temporada e 12ª na carreira. Bottas manteve a terceira posição e confirmou o quarto pódio da Williams no ano.

Nico Rosberg vence o GP do México de Fórmula 1 de 2015. FOTO: formula1.com
Nico Rosberg vence o GP do México de Fórmula 1 de 2015. FOTO: formula1.com

O vídeo a seguir mostra um breve resumo da corrida.

https://www.youtube.com/watch?v=F1zpqFhIW5Y

Já em 2016 no México, Rosberg busca novamente a vitória, mas pra desta vez conquistar um feito maior: conquistar seu primeiro título do Mundial de Pilotos. Não depende só dele para que a taça seja conquistada por ele agora. Mas quem sabe o motor de Hamilton estoura de novo e aí…

O circuito da corrida

O Grande Prêmio do México de Fórmula 1 foi realizado pela primeira vez em 1962, mas só no ano seguinte é que passou a valer de maneira oficial para uma temporada da F1.

De lá pra cá a história do México com a Fórmula 1 divide-se em três períodos: um de 1963 a 1970, outro de 1986 a 1992, e o terceiro começou em 2015. Em todos os períodos descritos o GP do México sempre foi realizado em um mesmo lugar: o Autódromo Hermanos Rodríguez.

O Autódromo Hermanos Rodríguez é um circuito antigo que possui este nome em homenagem aos irmãos Ricardo Rodríguez e Pedro Rodríguez que foram pilotos da Fórmula 1 entre os anos 60 e 70. O circuito em questão passou por várias modificações em seu traçado ao longo da sua existência.

Vista aérea do atual traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez onde se realiza o GP do México desde 1963. FOTO: www.f1fanatic.co.uk
Vista aérea do atual traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez onde se realiza o GP do México desde 1963. FOTO: www.f1fanatic.co.uk

Para os mais saudosistas uma nova característica do traçado pode não agradar: a famosa curva denominada Peraltada, que é uma curva típica de circuito oval realizada antes da entrada da reta dos boxes, só será utilizada pela metade, visando (ou não) uma maior segurança para os pilotos.

Peraltada será utilizada pela metade este ano na Fórmula 1. FOTO: forums.autosport.com.
Peraltada será utilizada pela metade este ano na Fórmula 1. FOTO: forums.autosport.com.

O novo traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez, desenhado por Hermann Tilke é composto por uma longa reta dos boxes, retas menores e 17 curvas num total de 4304 metros de extensão. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 71 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa mexicana da Fórmula 1.O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.

autodromo-hermanos-rodriguez
Autódromo Hermanos Rodríguez onde se realiza o GP do México desde 1963. FOTO: pt.wikipedia.org

Dados históricos

Nas 16 edições realizadas do GP do México desde 1963, ano em que passou a valer oficialmente para a temporada de Fórmula 1, 13 pilotos diferentes venceram lá. O escocês Jim Clark foi o primeiro vencedor, pilotando uma Lotus.

Os maiores vencedores do GP do México são os pilotos Jim Clark, Alain Prost e Nigel Mansell com 2 vitórias cada. Por equipes Lotus, McLaren e Wliiams são as que mais venceram até agora com 3 vitórias cada.

A pole mais rápida no novo traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez foi feita por Lewis Hamilton pela Mercedes em 2016 com o tempo de 1min 18s 704 e a volta mais rápida foi feita por Nico Rosberg, em 2015, com o tempo de 1min 20s 521.

Expectativa para a corrida

Este final de temporada deve se revelar com um legítimo jogo de xadrez entre Rosberg e Hamilton. Se o alemão depende única e exclusivamente de seu desempenho para conquistar um título inédito para ele, Hamilton mostra que ainda não jogou a toalha. A prova disto foi a vitória tranquila obtida nos Estados Unidos e a pole obtida sem sustos para esta corrida.

Porém a vantagem de Rosberg ainda é muito grande e o mesmo pode ser campeão já nesta corrida. É improvável, mas não impossível. Para isto ocorrer Rosberg tem que vencer a corrida e torcer para que Hamilton termine a corrida, no máximo, em 10º lugar.

Um alento para Hamilton é a proximidade cada vez maior dos carros da Red Bull em relação as Mercedes. Pra ser tetracampeão Hamilton (de forma simplificada) precisa de três vitórias e um quarto lugar de Rosberg em uma das últimas três corridas. Os carros austríacos se meterem entre ele e Rosberg ao final da corrida com o inglês vencendo é tudo o que ele precisa.

Já em relação ao Mundial de Construtores, a única disputa que parece aberta ainda em 2016 é a pelo quarto lugar no Mundial de Construtores. Force India (possível casa de Nasr em 2017) e Williams estão disputando ponto a ponto tal posto. Que equipe vai conseguir tal marca: o tradicional time inglês ou o jovem time indiano? Acelera aê pessoal.

Hamilton vence mas a alegria de Rosberg no pódio dos EUA não pode ser ignorada. FOTO: F1
Hamilton vence mas a alegria de Rosberg no pódio dos EUA não pode ser ignorada. FOTO: F1

Resultado do treino classificatório

treinomexicogp

Horário:

Corrida – 30/10/2016 (domingo), 17:00h (horário de Brasília)
A corrida só será transmitida ao vivo pelo Sportv (canal pago). Pela Rede Globo será transmitido o VT do evento após a transmissão do Fantástico. Boa corrida para todos.

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