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HAMILTON VENCE NO MÉXICO E GANHA SOBREVIDA NA DISPUTA DO TÍTULO

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Em uma corrida que só teve emoções no início e no final, com direito a duas trocas na posição de terceiro colocado após a bandeirada, Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o GP do México e reduziu para 19 pontos a diferença em relação ao líder Nico Rosberg (Mercedes) segundo colocado na corrida. Daniel Ricciardo, da Red Bull, herdou a terceira posição após as punições impostas a Max Verstappen terceiro colocado na pista e Sebastian Vettel, que foi ao pódio após a corrida.

Ainda assim, Nico Rosberg pode ser campeão já no Brasil. Se vencer a corrida independente da posição de Hamilton ao final da corrida, Rosberg fatura o título com 1 corrida de antecipação.

Os pilotos brasileiros tiveram um final de semana comum. Felipe Massa (Williams) terminou a corrida em 9º lugar. Já Felipe Nasr, sofreu mais uma vez com o seu péssimo carro da Sauber e terminou somente em 15º lugar.

A próxima etapa da temporada será em casa. GP do Brasil no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo, no dia 13 de novembro às 2 horas da tarde, horário de Brasília.

A corrida

LARGADA – Pole position, Hamilton arrancou bem e conseguiu manter a ponta na largada.  O britânico, porém, errou a freada da primeira curva, fritou pneus e passou reto na chicane, passando pela grama, mas mantendo-se na liderança. Em segundo, Rosberg sofreu uma tentativa de ultrapassagem de Verstappen. Os dois chegaram a se tocar levemente e o alemão precisou cortar também parte da chicane para evitar problemas maiores.

Mais atrás, Hulk tomou a quarta posição de Ricciardo, enquanto Massa passou Vettel e Bottas, subindo de nono para sétimo. Nasr ganhou ainda mais posições, e pulou de 19º para 16º. Lá no fundão, Gutiérrez acabou tocando em Wehrlein, que rodou e abalroou Ericsson. O alemão da Manor abandonou, enquanto o sueco da Sauber foi para os boxes e seguiu na corrida.

Largada do GP do México. FOTO: formula1.com
Largada do GP do México. FOTO: formula1.com

1/71 – Durante a primeira volta, Sainz não deu espaços para Alonso, que saiu da pista em uma disputa de posição. Voltas depois, o jovem da STR foi punido pelo incidente. O safety car virtual foi acionado em razão da batida na largada. Daniel Ricciardo e Jolyon Palmer aproveitaram para antecipar a primeira troca de pneus. Ericsson, por sua vez, foi aos boxes consertar o carro.

4/71 – A corrida foi retomada na quarta volta. Hamilton manteve-se na liderança, seguido por Rosberg, Verstappen, Hulk, Raikkonen e Massa.

6/71 – O incidente entre Rosberg e Verstappen na primeira curva foi investigado pela direção de prova, que classificou o episódio como incidente de corrida e decidiu não aplicar punição ao holandês.

10/71 – Nas 10 primeiras voltas da prova, Hamilton abriu 3s5 de vantagem para Rosberg. Verstappen vinha em terceiro, a cerca de 2s da Mercedes do alemão.

12/71 – A briga mais interessante no começo de prova era entre Massa e Vettel pela sexta colocação. Com uma Ferrari mais veloz, o alemão perdeu a paciência por ser segurado pelo brasileiro. E, para variar, reclamou pelo rádio: “Ele é estúpido. Ele está afundando a si mesmo disputando posição”.

15/71 – Vettel parou de ter motivos para reclamar quando Massa foi aos boxes. O brasileiro colocou pneus médios e retornou em décimo. Rapidamente deixou Nasr para trás e subiu para nono.

17/71 – Hamilton fez seu primeiro pit stop e trocou os pneus macios (faixa amarela) pelos médios (branca). O britânico voltou em quarto. Com isso, Rosberg assumiu a liderança provisoriamente, seguido por Raikkonen e Vettel. Verstappen havia feito o pit stop voltas antes e aparecia em sexto.

21/71 – Foi a vez de Rosberg ir aos boxes. A Mercedes cogitou fazer um ajuste na asa do alemão, mas desistiu, para não correr o risco do piloto perder posição para a dupla da RBR. Sem ainda ter feito pit stops, Vettel assumiu a liderança provisória.

22/71 – Em estratégia diferente, Ricciardo não ofereceu resistência para Verstappen, que assumiu a quarta colocação.

24/71 – Piloto da casa, Pérez partiu para cima do nono colocado Massa. O mexicano mergulhou do lado na primeira curva, para delírio da torcida. Mas não conseguiu frear a tempo, passou reto e precisou devolver a posição.

Felipe Massa “segurou” o piloto da casa Sergio Pérez por boa parte da corrida. FOTO: formula1.com
Felipe Massa “segurou” o piloto da casa Sergio Pérez por boa parte da corrida. FOTO: formula1.com

32/71 – Líder provisório, Vettel, enfim, foi para os boxes. O alemão conseguiu dar 32 voltas com os pneus macios, virando, às vezes, mais rápido até que as Mercedes. O tetracampeão retornou à pista em sexto, atrás do companheiro Raikkonen.

40/71 – Com 40 voltas completadas, Hamilton liderava, com 4s de vantagem sobre Rosberg. Verstappen era o terceiro, seguido por Ricciardo, Raikkonen, Vettel, Hulk e Bottas. Massa aparecia em nono, defendendo primorosamente a posição das investidas de Pérez. Nasr, único da pista que ainda não havia parado nos boxes, aparecia em 12º.

50/71 – Verstappen foi, aos poucos se aproximando de Rosberg, que perdia tempo com tráfego. E quando o alemão encontrou o retardatário Sainz no meio do caminho, o holandês aproveitou para tentar o bote. Apesar de não estar colado, Max mergulhou por dentro na curva 4, mas foi muito otimista na manobra. Ele passou reto e levou o “X” de Rosberg, que manteve a segunda posição.

Rosberg e Verstappen protagonizaram uma boa disputa na corrida. FOTO: formula1.com
Rosberg e Verstappen protagonizaram uma boa disputa na corrida. FOTO: formula1.com

51/71 – Em 12º, Felipe Nasr, enfim, fez seu primeiro pit stop e colocou pneus supermacios (faixa vermelha), os mais aderentes dos tipos escolhidos para o GP. O brasileiro retornou em 16º;

52/71 – Ricciardo fez seu segundo pit stop e colocou pneus macios (faixa amarela). Australiano voltou em sexto, mas rapidamente se livrou de Hulkenberg, para assumir a quinta posição.

67/71 – A corrida ficou morna por diversas voltas. Até Vettel chegar de vez em Verstappen, partindo em busca de um lugar no pódio. Após levar o bote do alemão, o holandês tentou frear mais tarde para segurar a posição. Ele acabou passando reto, cortou a chicane e voltou à frente de Vettel.

68/71 –  Mais atrás, Raikkonen, sétimo, colocava do lado de Hulkenberg para assumir a sexta posição. O alemão da Force India se assustou na disputa e acabou rodando.

69/71 – Pelo rádio, a RBR aconselhou Verstappen a deixar Vettel passar, por ter ganhado vantagem ao cortar caminho pela grama. O holandês, no entanto, se recusava a ceder a posição, para irritação do alemão e da Ferrari.

70/71 – A teimosia de Verstappen fez Ricciardo colar em Vettel. O australiano tentou dar o bote no piloto da Ferrari que, já irritado com a polêmica, recusou-se a perder o quarto lugar e fechou a porta em uma manobra arriscada.

71/71 – Lá na frente, alheio à toda a confusão, Hamilton levava a bandeirada em primeiro lugar. Rosberg veio em segundo, 8 segundos atrás. Verstappen cruzou em terceiro, mas foi punido pela direção de prova por não dar passagem para Vettel, teve 5 segundos acrescidos ao tempo total e caiu para quinto, atrás também de Ricciardo.

Lewis Hamilton vence o GP do México de 2016. FOTO: formula1.com
Lewis Hamilton vence o GP do México de 2016. FOTO: formula1.com

Resultado final do GP do México:

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Volta mais rápida: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) com 1m21s134, na 53ª volta.

Classificação

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