Home»Fórmula 1»ROSBERG VENCE, MAS TÍTULO SEGUE PRÓXIMO DE HAMILTON

ROSBERG VENCE, MAS TÍTULO SEGUE PRÓXIMO DE HAMILTON

0
Shares
Pinterest WhatsApp

f1

Nico Rosberg deu uma demonstração de que ainda está no páreo na luta pelo título de campeão de pilotos da temporada de 2014 da Fórmula 1. Com uma corrida realizada sem sustos e contando com um erro do rival na disputa pelo título, Lewis Hamilton, líder da temporada e segundo colocado na corrida, o alemão da Mercedes venceu o GP do Brasil e terá que tirar na última corrida a diferença de 17 pontos que Hamilton tem em relação a ele.

Felipe Massa, mesmo punido e tendo cometido um erro grosseiro em um dos seus pit stops, conseguiu chegar em terceiro lugar, para a alegria dos torcedores brasileiros que foram assistir a corrida.

A última e decisiva etapa da temporada de 2014 será o GP dos Emirados Árabes Unidos, no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, no dia 23 de novembro, às onze horas da manhã, horário de Brasília.

Nico Rosberg volta a vencer após 7 corridas. Hamilton chega em segundo e Felipe Massa da Willians completou o pódio. FOTO: AFP.
Nico Rosberg volta a vencer após 7 corridas. Hamilton chega em segundo e Felipe Massa da Willians completou o pódio. FOTO: AFP.

A corrida

Foi uma largada sem incidentes. Rosberg não deu bobeira para Hamilton, enquanto Massa tomou a linha de fora e se manteve à frente de Bottas na descida do “S do Senna”. Vettel espalhou na curva 4 e perdeu posições para Magnussen e Alonso, caindo para oitavo. Logo nas primeiras voltas, as Mercedes começaram a abrir da Williams. Mas os pneus começaram a se desgastar muito rápido e obrigaram os pilotos a entrar mais cedo nos boxes.

Hamilton não pressionou Rosberg na hora da largada. FOTO: formula1.com.
Hamilton não pressionou Rosberg na hora da largada. FOTO: formula1.com.

Maldonado abriu o trabalho nos boxes logo na volta 5. Um giro depois, Massa foi o primeiro dos ponteiros a fazer seu pit stop. O brasileiro, no entanto, excedeu o limite de velocidade no pit lane e foi penalizado com o acréscimo de 5s, a ser cumprido em sua próxima parada.

Nas voltas seguintes, os demais pilotos visitaram os boxes, exceto Hulkenberg, Kvyat, Sutil e Grosjean, que retardavam ao máximo suas paradas. O alemão da Force India, inclusive, chegou a aparecer na liderança, até ser ultrapassado por Rosberg e Hamilton, que retomaram as primeiras posições. Após a primeira rodada de pit stops, os quatro primeiros se mantiveram os mesmos: Rosberg, Hamilton, Massa e Bottas.

O brasileiro da Williams precisava imprimir um ritmo forte para abrir 5s de Bottas e voltar em terceiro. Mas nem precisou. Na segunda parada dos boxes, o finlandês perdeu muito tempo enquanto os mecânicos tentavam fixar o cinto corretamente e retornou bem atrás de Massa. Rosberg também foi para os boxes, deixando Hamilton momentaneamente na liderança, até ele parar também.

E antes de fazer seu pit stop, o britânico, com pneus desgastados, acabou escapando da pista na saída da reta oposta quando tentava ganhar preciosos segundos para tentar conquistar a liderança na troca de pneus. Com isso, voltou dos boxes a 7s do companheiro de equipe.

Com metade da prova completada, Rosberg e Hamilton seguiam na ponta. Na sequência apareciam Massa e Button. Vettel fez uma bela ultrapassagem sobre Kvyat, seu sucessor na RBR em 2015, e pulou para 5º. Magnussen, Alonso, Ricciardo e Bottas completavam os 10 primeiros.

Entretanto, Ricciardo sofreu problemas na suspensão de sua RBR e precisou recolher aos boxes. Os mecânicos examinaram o carro do australiano, mas não havia solução. Outro que aparentava ter problemas era Bottas. Em razão de uma sobreviseira presa na traseira do carro, o finlandês teve seu ritmo prejudicado e foi presa fácil para os adversários. Com isso, só terminou em 10º.

Imprimindo um ritmo forte, Hamilton começou a descontar volta a volta a desvantagem para Rosberg. Após 40 voltas, a diferença entre os dois já havia caído para apenas 3s. Massa aparecia tranquilo em terceiro, 15s atrás de Nico, e sete à frente de Button.

Na terceira rodada de pit stops, Massa se confundiu e entrou nos boxes da McLaren, no lugar do da Williams. Notando a confusão, os mecânicos da McLaren abriram caminho para o brasileiro que seguiu em frente e fez seu pit stop. O vacilo, porém, não foi suficiente para Massa perder a chance de pódio. Voltas depois, ele passou Hulkenberg, que tinha uma parada a menos, retomou a terceira colocação, levando a torcida brasileira ao delírio.

Massa errou os boxes, mas isto não lhe tirou o terceiro lugar ao final da corrida. FOTO: globoesporte.globo.com
Massa errou os boxes, mas isto não lhe tirou o terceiro lugar ao final da corrida. FOTO: globoesporte.globo.com

Hamilton voltou colado em Rosberg após o pit stop, dando contornos dramáticos às últimas 15 voltas finais. Com uma diferença de apenas 0s5 de vantagem, o alemão precisou ter sangue frio para se livrar rapidamente de retardatários sem deixar o britânico colar mais ainda. Massa era o terceiro, com boa vantagem para Button e Vettel, quarto e quinto respectivamente. Faltando dez voltas para o fim, a diferença entre a dupla continuava a mesma.  Enquanto isso, Alonso passava Raikkonen e assumia a sexta colocação. Mais atrás, após um princípio de incêndio na Lotus, Grosjean foi o segundo a abandonar a corrida.

A briga nas últimas voltas se restringiu à dupla da Mercedes. Mas Hamilton parecia não estar disposto a arriscar e pilotava pensando no campeonato. Rosberg conseguiu administrar a pequena diferença para Hamilton e cruzou a linha de chegada em primeiro, conquistando sua quinta vitória na temporada. Felipe Massa recebeu a bandeirada em terceiro e garantiu um lugar no pódio. O brasileiro comemorou muito o resultado junto com os torcedores.

Desta vez foi Rosberg que ficou a frente em mais uma dobradinha da Mercedes. FOTO: globoesporte.globo.com
Desta vez foi Rosberg que ficou a frente em mais uma dobradinha da Mercedes. FOTO: globoesporte.globo.com

Resultado final do GP do Brasil:

1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1h30m02s555

2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +1s4
3) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +41s0
4) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +48s6
5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +51s4
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +1m01s9

7) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +1m03s7
8) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1m03s9
9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1m10s0

10) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +1 volta
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1 volta
12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1 volta
13) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +1 volta
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1 volta

15) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta

16) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) +1 volta

 

Abandonaram:

Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 63 voltas

Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 39 voltas

Volta mais rápida: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) com 1m13s555, na 62ª volta.

 

Mundial de Pilotos:

Classificação Pontos
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 334
2 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 317
3 Daniel Ricciardo (ALE/RBR-Renault) 214
4 Sebastian Vettel (AUS/RBR-Renault) 159
5 Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 157
6 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 156
7 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 106
8 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 98
9 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 76
10 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 55
11 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 53
12 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 47
13 Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 22
14 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 8
15 Daniil Kyvat (RUS/STR-Renault) 8
16 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 2
17 Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 2
18 Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 0
19 Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 0
20 Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 0
21 Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 0
22 Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 0
23 Andre Lotterer (ALE/Caterham-Renault) 0

Mundial de Construtores:

Classificação Pontos
1 Mercedes (Campeã) 651
2 Red Bull Racing-Renault 373
3 Williams-Mercedes 254
4 Ferrari 210
5 McLaren-Mercedes 161
5 Force India-Mercedes 127
7 STR-Renault 30
8 Lotus-Renault 10
9 Marussia-Ferrari 2
10 Sauber-Ferrari 0
11 Caterham-Renault 0
Previous post

GP DO BRASIL DE FÓRMULA 1

Next post

JOGADAS DA SEMANA | COM DIREITO A BICICLETA DE GOLEIRO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *