ROSBERG VENCE GP DO MÉXICO E REASSUME A VICE-LIDERANÇA DA F1
Nico Rosberg desta vez não vacilou e venceu quase que de “ponta a ponta” o GP do México. O já campeão Lewis Hamilton desta vez chegou em segundo lugar, em mais uma dobradinha da Mercedes em 2015. Valtteri Bottas, da Williams, completou o pódio em terceiro lugar.
Os pilotos brasileiros não tiveram um bom final de semana. Enquanto Felipe Massa terminou em um discreto sexto lugar, Felipe Nasr abandou a corrida em função de problemas nos freios da sua Sauber.
A próxima etapa da temporada será o GP do Brasil no Circuito de Interlagos, em São Paulo, no dia 15 de novembro, às duas horas da tarde, horário de Brasília.
A corrida
Desta vez, Rosberg conseguiu conter as ofensivas de Hamilton e defendeu a pole. O inglês tentou uma aproximação na primeira curva, mas o alemão fechou as portas e preservou a liderança. O jovem russo Kvyat abocanhou o terceiro lugar após passar Vettel, que se envolveu em um toque com Ricciardo e teve um pneu furado. O incidente chegou a ser investigado, mas a direção de prova não aplicou punições. O piloto da Ferrari precisou ir aos boxes e voltou para a pista em último lugar. Ainda na primeira volta, Fernando Alonso abandonou, com problemas no motor da McLaren.
Massa conseguiu completar bem as primeiras curvas e chegou a subir para 5º, mas foi superado e voltou para sua posição original, em sétimo. Enquanto isso, Nasr se manteve em 15º. Rosberg e Hamilton trataram de abrir distância em relação a Kvyat, enquanto a disputa interna da Mercedes parecia sob controle do alemão, que tinha vantagem de 1s8. A Williams resolveu arriscar uma estratégia diferente e adiantou os pit stops de Massa e Bottas, que colocaram pneus médios. Neste meio tempo, Vettel tratava de escalar o pelotão e já aparecia em 12º.
Massa voltou para a pista em 13º, à frente da Force India de Hulkenberg e da Ferrari de Vettel. O brasileiro ainda ultrapassou a McLaren de Button e a Sauber do xará Nasr para colar na traseira do companheiro Bottas. A essa altura, Rosberg mantinha cerca de 1s8 de vantagem sobre Hamilton, e Kvyat, Ricciardo e Verstappen completavam o top 5. Na 18ª volta, Vettel rodou sozinho e caiu para 16º, comprometendo o trabalho de recuperação que vinha sendo feito desde o estouro do pneu.
Nasr foi para os boxes e voltou em 17º, enquanto Vettel começava a perder rendimento por causa de vibrações no carro após a rodada. Na volta 23, Raikkonen e Bottas iniciaram uma acirrada briga pelo sexto lugar. Assim como na Rússia, o embate entre os dois finlandeses teve desfecho dramático. Na disputa da curva, o “Homem de Gelo” forçou na aproximação para tentar impedir a ultrapassagem e acabou acertado pela Williams do compatriota. A Ferrari teve a suspensão traseira quebrada, e Kimi precisou abandonar.
Na volta 27, Rosberg foi aos boxes para sua primeira parada e cedeu a liderança provisória para o companheiro Hamilton. Enquanto isso, Massa aparecia em quinto, e Nasr era o 12º. Com o pit stop de Hamilton, duas voltas depois, Nico recuperou a ponta, mas viu o companheiro mais rápido e reduzindo a desvantagem. O alemão apertou o passo e voltou a ditar a ritmo, abrindo 2s5 em relação ao inglês e ampliando essa distância para três segundos algumas voltas depois.
Em 13º, Vettel ainda tentava superar as adversidades e se viu preso na traseira da Lotus de Pastor Maldonado. O alemão deu o bote, mas não conseguiu frear a tempo e passou reto, escapando da pista e mantendo o venezuelano na 12ª posição. Sem condições de ultrapassar, o piloto da Ferrari resolveu voltar aos boxes e colocar um conjunto de pneus médios. A essa altura, o tetracampeão já tinha levado volta dos dois primeiros colocados, Rosberg e Hamilton. Em quinto lugar, logo atrás de Bottas, Massa não tinha ritmo suficiente para tentar um bote no companheiro, enquanto se preocupava com a aproximação da RBR de Ricciardo, em sexto.
Rosberg fez uma sequência de voltas mais rápidas e se encaminhava para uma vitória tranquila. Na volta 50, a vantagem do alemão em relação a Hamilton já era de 4s2. Massa não conseguiu conter as ofensivas de Ricciardo e cedeu uma ultrapassagem na volta 51, enquanto Pérez aproveitou um erro de Verstappen para assumir a oitava posição e levar a torcida mexicana ao delírio. Na volta seguinte, Vettel passou reto em uma curva e coloca um ponto final em sua dramática corrida. Com a Ferrari destruída pelo choque na barreira de proteção, o alemão abandonou e provocou a primeira entrada do safety car.
Hamilton colocou pressão psicológica em Rosberg pouco antes da relargada. Na saída do carro de segurança, na volta 58, o alemão conseguiu manter a ponta, mas viu a distância em relação ao companheiro cair para apenas 0s4. Massa era o sexto, e Nasr o oitavo, mas o brasileiro da Sauber, sem freios, precisou abandonar. O piloto do carro 12 recolheu para trás da barreira de proteção e deixou a corrida sem a necessidade de provocar mais uma paralisação na prova.
Quem se deu bem na relargada foi Valtteri Bottas, que logo ultrapassou a RBR de Kvyat e assumiu a terceira posição. Daniel Ricciardo fechava o top 5, e Massa, Hulkenberg, Pérez, Verstappen e Grosjean completavam os 10 primeiros. Maldonado, em 11º, perdeu o controle da Lotus e passou rente à barreira de proteção, quase provocando um novo acidente. Mas o venezuelano conseguiu retomar o controle e voltou à pista.
Na ponta, a disputa entre Rosberg e Hamilton ficou cada vez mais acirrada, com o inglês pressionando por uma nova chance de aproximação e ultrapassagem. Mas o tricampeão mundial reclamou, pelo rádio, de instabilidade em sua Mercedes e não conseguiu abordar o companheiro. O alemão cruzou a linha de chegada na frente, concretizando sua quarta vitória na temporada e 12ª na carreira. Bottas manteve a terceira posição e confirmou o quarto pódio da Williams no ano.
Resultado final do GP do México:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1h42m35s038
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +1s954
3) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +14s592
4) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault) +16s572
5) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) +19s682
6) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +21s493
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +25s860
8) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +34s343
9) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) +35s229
10) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes)+37s934
11) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) +38s538
12) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) +40s180
13) Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) +48s772
14) Jenson Button (ING/McLaren-Honda) +49s214
15) Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) +2 voltas
16) Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) +2 voltas
Abandonaram:
Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari)
Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda)
Volta mais rápida: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) com 1m20s521, na 67ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação | Pontos |
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) (Campeão) | 345 |
2 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 272 |
3 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) | 251 |
4 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) | 126 |
5 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) | 123 |
6 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) | 117 |
7 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) | 88 |
8 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) | 84 |
9 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) | 68 |
10 Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) | 47 |
11 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes) | 45 |
12 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) | 44 |
13 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) | 27 |
14 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) | 26 |
15 Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) | 18 |
16 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) | 16 |
17 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) | 11 |
18 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) | 9 |
19 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
20 Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
21 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
22 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) | 0 |
Mundial de Construtores:
Classificação | Pontos |
1 Mercedes (Campeã) | 617 |
2 Ferrari | 374 |
3 Williams-Mercedes | 243 |
4 Red Bull Racing-Renault | 172 |
5 Force India-Mercedes | 112 |
6 Lotus-Mercedes | 71 |
7 Toro Rosso-Renault | 65 |
8 Sauber-Ferrari | 36 |
9 McLaren-Honda | 27 |
10 Manor Marussia-Ferrari | 0 |
No Comment