Home»Fórmula 1»ROSBERG VENCE EM CINGAPURA E VOLTA A SER LÍDER

ROSBERG VENCE EM CINGAPURA E VOLTA A SER LÍDER

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Em uma corrida movimentada, com direito a acidente logo na largada, belas ultrapassagens e um drama em seu final, Nico Rosberg (Mercedes) venceu pela primeira vez o GP de Cingapura e reassumiu a liderança do Mundial de Pilotos. O, agora vice-líder, Lewis Hamilton (Mercedes) e fez uma corrida burocrática e não conseguiu ir além do terceiro lugar. Daniel Ricciardo (Red Bull) completou o pódio em segundo lugar.

Os pilotos brasileiros tiveram mais um final de semana ruim. Ambos terminaram fora da zona de pontuação. Felipe Massa em 12º e Felipe Nasr em 13º.

Nico Rosberg vence de GP de Cingapura, com Daniel Ricciardo em segundo e Lewis Hamilton em terceiro. FOTO: formula1.com
Nico Rosberg vence de GP de Cingapura, com Daniel Ricciardo em segundo e Lewis Hamilton em terceiro. FOTO: formula1.com

A próxima etapa da temporada será o GP da Malásia no Circuito Internacional de Sepang, em Sepang, no dia 2 de outubro às 4 horas da manhã, horário de Brasília.

A corrida

LARGADA – O pole position Nico Rosberg largou com segurança e segurou a ponta, seguido por Ricciardo e Hamilton, que também mantiveram-se em suas posições. Partindo de 4º, Verstappen demorou a arrancar e caiu para 8º, sendo superado por Raikkonen, Alonso, Sainz e Kvyat. Ao desviar da RBR do holandês, o espanhol da STR acabou imprensando e tocando em Hulkenberg, que rodou em plena reta e bateu no muro. Felipe Massa aproveitou a confusão e subiu de 11º para 9º. Nasr ganhou uma posição e foi para 17º. Na confusão da largada, Bottas furou um pneu e Button quebrou a asa dianteira, ambos precisando ir para os boxes.

Largada do GP de Cingapura. FOTO: formula1.com
Largada do GP de Cingapura. FOTO: formula1.com

3/61 – O acidente de Hulk provocou a entrada do safety car. Após o carro da Force India ser retirado, a corrida foi retomada na 3ª volta. A direção de prova se precipitou e autorizou a relargada enquanto um fiscal tirava detritos da pista, colocando a segurança do funcionário em risco. O homem saiu correndo enquanto os carros se aproximavam em alta velocidade.

Fiscal estava na pista tirando detritos quando relargada do GP de Cingapura foi dada. FOTO: AFP.
Fiscal estava na pista tirando detritos quando relargada do GP de Cingapura foi dada. FOTO: AFP.

5/61 – Partindo da 21ª e última colocação e de pneus macios (faixa amarela), Vettel vinha escalando o pelotão e, em poucas voltas, já aparecia em 15º.

7/61 – Em 7º, Carlos Sainz recebeu uma bandeira preta e laranja da direção de prova, sendo obrigado a ir aos boxes para retirar um pedaço do defletor lateral de seu carro, que estava pendurado.

10/61 – Em dez voltas, o líder Rosberg abriu 5s de vantagem para Ricciardo que, por sua vez, abriu 2s5 para Hamilton. Em 4º, Raikkonen tentava não perder contado com o britânico da Mercedes.

12/61 – Esteban Ocon foi punido com 5s (possível de ser cumprido após um pit stop) por fazer ultrapassagem durante safety car.

15/61 – Vettel passou Nasr e subiu para 11º. E com o início dos pit stops, na 15ª volta, o alemão entrou na zona de pontuação.

16 a 18/61 – Na primeira rodada de pit stops, Rosberg perdeu tempo nos boxes, devido a demora na fixação do pneu direito. Mesmo assim, o alemão se manteve na liderança, seguido por Ricciardo, Hamilton e Raikkonen. As equipes de ponta adotaram estratégias diferentes. Enquanto a dupla da Mercedes trocou os ultramacios (roxos) pelos macios (amarelos), os pilotos da RBR colocaram mais um jogo de supermacios (vermelhos). Raikkonen trocou os ultramacios (roxos) pelos supermacios (vermelhos). Com estratégias diferentes de corridas, Pérez e Vettel não haviam parado nos boxes ainda, e apareciam em quinto e sexto. Massa era o 10º e Nasr, o 12º.

20/61 – Kvyat e Verstappen, que trocaram de equipe no meio da temporada, passaram a protagonizar um duelo de tirar o fôlego. A disputa valia muito mais que a 8ª colocação. Rebaixado da RBR para a STR para dar lugar ao holandês, o russo não queria, de jeito nenhum, deixar seu algoz passá-lo na pista. Verstappen tentou diversas vezes, mas Kvyat fez jogo duro – e limpo – e segurou a posição.

23/61 – Uma peça se soltou do carro de Felipe Massa, ao que parece, da asa dianteira.

25/61 – Quinto colocado, Vettel, enfim, parou nos boxes, e retornou exatamente ao lado de Felipe Nasr, o 13º. Os dois fizeram várias curvas lado a lado e o alemão ganhou a posição.

28/61 – Bela briga entre Sainz, Vettel e Gutiérrez pelo 10º lugar. Alemão levou a melhor.

29/61 – Nono colocado, Massa é um dos primeiros a fazer a segunda parada nos boxes e retorna em 13º, atrás de Nasr.

32/61 – A briga do momento passou a ser entre Gutiérrez, Pérez e Verstappen. Com direito a “drible”, holandês da RBR tomou o 10º lugar do mexicano da Force India.

Max Verstappen, apesar de ter feito boas ultrapassagens, fez uma corrida aquém do esperado e terminou somente em sexto lugar. FOTO: formula1.com
Max Verstappen, apesar de ter feito boas ultrapassagens, fez uma corrida aquém do esperado e terminou somente em sexto lugar. FOTO: formula1.com

33/61 – Com pneus supermacios, Raikkonen se aproximou de Hamilton, que usava compostos macios. O “Homem de Gelo” deu o bote, chegou a tocar rodas com o britânico e ganhou a 3ª colocação.

34/61 – Na segunda rodada de pist stops, todos os primeiros colocados optaram por pneus macios (faixa amarela), com exceção de Verstappen, que optou pelos supermacios (faixa vermelha). Rosberg manteve-se na ponta, seguido por Ricciardo e Raikkonen. Hamilton foi o último dos quatro a parar e perdeu contato com o finlandês, ficando com 5s de desvantagem.

36/61 – Felipe Massa ultrapassou Esteban Gutiérrez e subiu para 11º.

37/61 –  Valtteri Bottas recolheu para a garagem e abandonou. Voltas antes, o finlandês havia precisado ter o cinto de segurança arrumado pelos mecânicos durante o pit stop e caiu para 19º e penúltimo lugar.

40/61 – Em 4º lugar, Hamilton apertou o ritmo para  tentar tirar os 5s de desvantagem para Raikkonen.

43/61 – Com estratégia diferente dos demais, Vettel fez seu segundo pit stop, colocou um novo jogo de pneus supermacios (faixa vermelha) e retornou em sexto.

44/61 – Quinze voltas depois de sua segunda parada, Massa voltou aos boxes e colocou mais um jogo de pneus ultramacios (faixa roxa).

Max Verstappen, apesar de ter feito boas ultrapassagens, fez uma corrida aquém do esperado e terminou somente em sexto lugar. FOTO: formula1.com
Max Verstappen, apesar de ter feito boas ultrapassagens, fez uma corrida aquém do esperado e terminou somente em sexto lugar. FOTO: formula1.com

45/61 – Jenson Button recolheu para os boxes e foi mais um a abandonar.

46 e 47/61 – Com dificuldades de alcançar Raikkonen, Hamilton optou por um plano B, de três paradas e colocou um jogo de pneus supermacios (faixa vermelha). A mudança de tática da Mercedes forçou a Ferrari a mudar de planos e chamar o finlandês para os boxes. Só que a equipe alemã levou a melhor no jogo de estratégias e Kimi voltou atrás do britânico.

48/61 – Para evitar também ser surpreendido por Hamilton, a RBR também chamou Ricciardo para os boxes para o terceiro pit stop. O australiano colocou um novo jogo de compostos macios e manteve a segunda posição.

49/61 – Com Ricciardo, Hamilton e Raikkonen tendo feito um pit stop a mais, os holofotes se viraram para Rosberg. Com 28s de frente, o líder da prova faria mais uma parada também? A Mercedes chegou a pensar em chamar o alemão para os boxes, mas no fim decidiu mantê-lo na pista. Porém, ele começou a virar 3s mais lento que os rivais e, em poucas voltas, sua vantagem despencou para menos de 20s. Um safety car, a essa hora, significaria que o alemão não teria pneus para segurar os rivais.

54/61 – Restando sete voltas para o fim, a diferença entre Rosberg e Ricciardo caiu para menos de 10s.

56/61 – A vantagem de Rosberg para Ricciardo continuava caindo. Faltando cinco voltas para o fim, o australiano estava a apenas 5s do alemão. No entanto, o piloto da RBR perdeu tempo com Massa e Gutiérrez, retardatários, o que atrapalhou sua caça ao líder.

61/61 – Ricciardo chegou de vez na última volta. Pressionado, Rosberg não podia cometer um erro senão a vitória lhe escaparia. Mas o alemão manteve a frieza e conseguiu cruzar a linha de chegada com menos de meio segundo de vantagem para o australiano. Hamilton completou o pódio.

Nico Rosberg vence o GP de Cingapura de 2016. FOTO: formula1.com
Nico Rosberg vence o GP de Cingapura de 2016. FOTO: formula1.com

Resultado final do GP de Cingapura:

resultacingapura16

Volta mais rápida: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer) com 1m47s187, na 49ª volta.

Classificação

mundialpilotosposcingapura

Previous post

PRIMEIRA FASE SEM SURPRESAS NO MUNDIAL DE FUTSAL

Next post

VEM AÍ UMA NOVA LIBERTADORES. ATÉ QUE ENFIM!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *