Home»Futebol Nacional»Brasileirão»Rodada das zebras embola o campeonato e derruba a invencibilidade do líder

Rodada das zebras embola o campeonato e derruba a invencibilidade do líder

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Brasileirão

A zebra correu solta na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro e fez vítimas em quase todo o topo da tabela. Com vitórias de cinco dos seis últimos colocados da competição a tabela embolou, com exceção dos dois extremos. O Náutico foi derrotado novamente e o líder manteve seus onze pontos, mas sem vencer.

Isso mesmo. O Cruzeiro perdeu pela primeira vez desde a inauguração do novo Mineirão. Depois de doze rodadas sem perder, o líder foi derrotado em casa pelo São Paulo – sua eterna pedra no sapato – por 2×0, num atuação irreconhecível. O resultado totalmente inesperado era tudo o que o campeonato precisava para ganhar em emoção na luta pelo título, mas o Grêmio não fez sua parte. Em casa, o tricolor perdeu para o Criciúma por 2×1 e jogou fora uma grande chance de diminuir a vantagem azul. Já o Tigre poderia colar no Vasco, mas o time da colina venceu o clássico carioca contra o Fluminense por 1×0. Assim sendo, era a chance vascaína de passar o São Paulo, mas o surpreendente resultado do Mineirão deixou tudo como estava na parte de baixo da tabela.

Ganso comanda triunfo são paulino no MIneirão. FOTO: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Ganso comanda triunfo são paulino no MIneirão. FOTO: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Quem voltou a exercer o papel de cachorro morto foi o Náutico. Depois de perder para o Cruzeiro, foi a vez do Timbú perder de 3×1 em casa para o Botafogo, que se reencontrou com a vitória e segue alimentando suas remotas chances de título. Pelo menos, a vitória fez com que o time da estrela solitária ultrapassasse o Furacão na tabela e fortalecesse sua chance de garantir a vaga na Libertadores. Não que o Atlético-PR esteja muito ameaçado de não ir à competição sul-americana, mas o empate em 0x0 com o Corinthians, não foi um bom resultado no que diz respeito ao posicionamento na tabela.

Quem poderia ameaçar o G4 era o Vitória, mas a derrota no clássico baiano por 2×0, impediu o avanço do alvinegro. Quem também foi freado na escalada foi o Santos, com uma derrota de 1×0 em Curitiba, no jogo que marcou o reencontro do Coxa com a vitória. Sem maiores ambições na rodada, o Galo levou um time B para Campinas e perdeu de 2×0 para a Ponte Preta. Mais do que dar um gás a macaca na luta contra a queda, a atitude de Cuca garantiu que o Atlético não perdesse ninguém para o superclássico da rodada 28, quando recebe o Cruzeiro no Independência.

Willian marca na vitória da Ponte sobre os reservas do Galo. FOTO: Gazeta Press
Willian marca na vitória da Ponte sobre os reservas do Galo. FOTO: Gazeta Press

A Portuguesa voltou a perder em casa, sendo surpreendida pelo Goiás, que venceu por 2×1 sob comando do gordinho Walter. Fechando a rodada, o irregular Inter foi derrotado no Maracanã pelo não menos irregular Flamengo, por 2×1.

A rodada acabou com apenas 7 pontos de diferença entre o 5º colocado e o 17º, a menor diferença da história dos pontos corridos. Num campeonato onde boa parte das equipes estão niveladas por baixo, a emoção se resume a faixa intermediária da tabela, onde chegar a Libertadores é cada vez mais difícil e o risco de rebaixamento parece um pesadelo difícil de acabar.

Longe dessa confusão, o Cruzeiro foi trazido de volta ao mundo dos mortais e logo na véspera do esperado clássico contra o Galo. Nas atuais circunstâncias, temos nessa partida a maior esperança de bom futebol das últimas rodadas e, possivelmente, a última chance de provocar um baque relevante na caminhada do Cruzeiro. Enfim, o Atlético x Cruzeiro deste domingo, dia 13 de outubro, deverá ser o melhor jogo do campeonato.

SELEÇÃO-DA-RODADA

Previous post

JOGADAS DA SEMANA | Golaço argentino, jogada de Sturridge e defesa de Renan

Next post

Atlético x Cruzeiro - Um clássico no caminho do Mundial

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *