O DIA DO MITO PHELPS E AS ZEBRAS NO TÊNIS
O dia 9 de agosto entrou para a história. Michael Phelps não para de reescrever a história da natação mundial. Foram mais dois ouros para o maior nadador de todos os tempos – 20 no total. Primeiro o mito ganhou os 200m borboleta numa prova extremamente equilibrada. A prata foi para o Japão, com Massato Sakai, e o bronze para a Hungria, com Tamas Kenderesi. A surpresa ficou com o húngaro Laszlo Cseh e o sul-africano Chad Le Clos, que ficaram sem medalha. Minutos mais tarde Phelps voltou à piscina para levar o ouro também no revezamento 4x200m, superando Grã Bretanha e Japão. Por falar em Japão, nas semifinais dos 200m peito masculino, o japonês Ippei Watanabe bateu o recorde olímpico da prova.
Nas provas femininas, mais um ouro da húngara Katinka Hosszu. Dessa vez a vitória nos 200m medley veio junto com o recorde olímpico 2min06s58. A prata ficou com a Grã Bretanha, com Siobhan-Marie O’Connor, o bronze com os EUA, com Madeline Dirado. Nos 200m, a americana Kethleen Ledecky conquistou mais uma medalha, a segunda de ouro. A prata ficou com a sueca Sarah Sjostrom e o bronze com a australiana Emma Mckeon.
O hipismo teve seu primeiro dia de medalhas. No CCE (Concurso Completo de Equitação), a equipe da França ficou com o ouro, a Alemanha com a prata e a Austrália com o bronze. O sétimo lugar da equipe brasileira foi o melhor resultado da história. Na prova individual, o alemão Michael Jung superou o francês Astier Nicolas e levou o ouro. O bronze ficou com o americano Phillip Dutton.
No vôlei de praia emoções opostas. A dupla favorita a medalha, Pedro Solberg e Evandro, perderam para os canadense Schalk e Saxton, complicando muita a sua classificação para a próxima fase. Entre as mulheres Talita e Larissa venceram as americanas Lauren Fendrick e Brooke Sweat.
Nas quadras tivemos rodadas do vôlei e do handebol masculino. O vôlei viu o Brasil ter dificuldades, mas vencer o Canadá por 3×1. O favorito EUA, perdeu de novo, dessa vez contra a Itália. E Cuba segue mal, levando 3×0 do Egito. O handebol masculino não repetiu a boa partida da estreia e perdeu para a Eslovênia.
No basquete masculino teve um jogo épico entre Brasil e Espanha, resolvido num tapinha de Marquinhos a 5 segundos do fim, que decretou o 66×65 para o delírio da torcida brasileira. A Argentina, com apoio de sua torcida, venceu a Croácia e embolou ainda mais o grupo. Entre as mulheres, mais uma derrota do Brasil, dessa vez para a Bielorussia.
O levantamento de peso, houve quebra de recorde mundial na categoria até 63kg feminina. A chinesa Deng Wei levantou 262kg e conquistou o ouro, superando Choe Hyo Sin, da Coreia do Norte, e Karina Goricheva, do Cazaquistão. Na categoria até 69kg masculina, outro ouro para a China, com Shi Zhyong, seguido por Daniyar Smayilov, da Turquia, e Izzat Artykov, do Quirquistão.
Na esgrima foi decidida a competição de espada masculina. Sangyoung Park deu o ouro a Coreia do Sul, após vencer na decisão o húngaro Geza Imre. O bronze ficou com o francês Gauthier Grumier. No pólo aquático feminino, o Brasil foi derrotado pela Itália por 9×3.
Uma das seleções mais tradicionais do rugby, a Nova Zelândia sofreu uma baixa importante. Sonny Bill Williams foi cortado dos Jogos Rio 2016 após se lesionar na surpreendente derrota por 14 a 12 para o Japão, na estreia da equipe no torneio de rugby de 7 do Rio 2016.
O futebol feminino teve sua rodada de definição de grupos. O tive misto do Brasil empatou em 0x0 com a África do Sul e os EUA viveu uma noite desastrosa de Hope Solo, que sofreu dois frangos, no 2×2 com a Colômbia. Com isso, as quartas de final estão definidas: Brasil x Austrália, EUA x Suécia, China x Alemanha e Canadá x França.
O judô teve mais duas categorias definidas. Na até 63 kg feminina, a eslovena Tina Trstenjak venceu a francesa Clarisse Agbegneneu. Os bronzes foram para a israelense Yanden Gerben e para a holandesa Anicka Van Emdem, que superou a brasileira Mariana Silva. Na categoria até 81kg o russo Khasan Khalmurzaev venceu o americano Travis Stevens. Os bronzes ficaram Sergiu Toma, dos Emirados Árabes Unidos, e Takanori Nagase, Japão.
O tênis é que não para de produzir zebras. Serena Williams foi eliminada pela ucraniana Elina Svitolina e a dupla brasileira Bruno Soares e Marcelo Melo caíram nas quartas da chave de duplas, frente a dupla da Romênia, formada por Florin Magea e Horia Tecal.
O Slalom foi a primeira modalidade da canoagem a entregar medalhas. Na prova de canoa C1, Denis Garnaud Chanut da França levou o ouro, seguido de Matej Benus, da Eslováquia, e Takuya Haneda, da Japão.
No tiro esportivo a grega Anna Korakaki levou o ouro na pistola 25m feminina, superando na decisão a Monika Harsch. O bronze ficou com a suiça Heidi Diethelm Gerber.
Na ginástica tivemos um verdadeiro show dos EUA na prova por equipes feminina. Comandada pela maior estrela dos jogos, Simone Biles, as americanas superaram a Rússia e China, levando o ouro. O Brasil terminou em oitavo.
Confira o quadro de medalhas.
No Comment