Home»Fórmula 1»AUSTRÁLIA 86 | PROST E O GP QUE CHEGOU A TER TRÊS CAMPEÕES

AUSTRÁLIA 86 | PROST E O GP QUE CHEGOU A TER TRÊS CAMPEÕES

1
Shares
Pinterest WhatsApp

A maioria dos que acompanham a Fórmula 1 e tem menos de 30 anos se acostumou a ver o GP da Austrália como a corrida de abertura da temporada. Porém nem sempre foi assim. De 1985 a 1995, quando a corrida era realizada em Adelaide, a etapa australiana era a que encerrava a temporada. E, para azar dos australianos, somente duas vezes o campeão só foi conhecido na “terra dos cangurus”.

E uma dessas ocasiões é a que será contada neste artigo. Simplesmente a corrida que teve três campeões diferentes durante sua disputa.

A temporada da Fórmula 1 de 1986 chegava ao fim com uma situação incomum na história da Fórmula 1: três pilotos diferentes poderiam terminar a mesma como campeão mundial naquele ano.

“Mas vamos por partes: à chegada a Adelaide, o “brutânico” Nigel Mansell ia confortavelmente na liderança, com sete pontos de vantagem sobre Alain Prost. Um ponto mais atrás, mas com possibilidades matemáticas de alcançar o título estava o brasileiro Nelson Piquet, que estava no seu primeiro ano na Williams-Honda, depois de sete temporadas na Brabham e dois títulos mundiais. No quarto lugar, mas já sem possibilidades de chegar ao título estava o jovem brasileiro Ayrton Senna, no seu Lotus-Renault V6 Turbo.

Nos treinos, Mansell fez a “pole-position”, seguido do seu companheiro de equipa Piquet e de Senna. Prost ficou-se pelo quarto lugar. A 26 de Outubro, dia da corrida, 150 mil espectadores tinham ido ao circuito para assistir à decisão do título mundial de 1986. Mas também era um Grande Prêmio marcante para muita gente: para Alan Jones, Keke Rosberg e Patrick Tambay iria ser o último Grande Prêmio das suas carreiras. Para os motores Renault Turbo, também seria o último GP, depois de nove anos de bons serviços.

No momento da partida, Mansell foi surpreendido por Senna, Piquet, Prost e Rosberg. No final dessa volta, Senna tinha sido ultrapassado por Piquet, mas à volta seis, iria ser ultrapassado pelo McLaren do piloto finlandês, que iria alargar a sua liderança nas próximas voltas. Na volta 23, Piquet despista-se, perdendo algumas posições, enquanto que Prost sofria um furo, que o faria ir às boxes e descer para a quarta posição, atrás de Rosberg, Mansell e Senna. Mas o brasileiro da Lotus abandona à volta 43, fazendo com que Mansell herdasse o segundo lugar, Na volta seguinte, Piquet passa Prost, e fica no terceiro lugar. E eles rodam assim até a volta 62. Nessa altura, o piloto “brutânico” era o virtual Campeão do Mundo.

Mas num espaço de duas voltas, tudo muda. À volta 63, o pneu traseiro direito de Rosberg rebenta, fazendo com que abandone a sua última corrida da carreira. Mansell passa para a liderança, mas duas voltas depois, em plena Reta Brabham, o seu pneu traseiro esquerdo explode a alta velocidade, fazendo com que abandonasse a liderança. O seu sonho de Campeão do Mundo tinha-se esfumado.

Mansel GP da Austrália 86
Momento em que estoura o pneu de Mansell e acabam assim suas chances de ser campeão. FOTO: http://motorsportm8.com.

 

Depois disso, Piquet passava para a liderança. Nessa altura, o brasileiro era virtual Campeão do Mundo, com dois pontos de diferença sobre Prost. Mas a Williams, temendo que pudesse acontecer o mesmo a Piquet, mandou-o trocar de pneus. Assim sendo, Prost passou à frente, e Piquet tentou apanhá-lo, mas já era tarde demais. Quando cortou a meta, Prost ficara a quatro segundos de Piquet, os suficientes para ser Campeão do Mundo pela segunda vez. A acompanhá-los no pódio estaria o Ferrari do sueco Stefan Johansson”.

FONTE: Texto retirado do blog Continental Circus

Prost comemora título na Austrália 86
Prost comemora o segundo dos seus quatro títulos na Fórmula 1. FOTO: http://www.gps.gpexpert.com.br.

O vídeo a seguir mostra os últimos minutos desta histórica corrida (a bandeirada ocorre no momento 11:00).

Em 2017, como acontece desde 1996 (exceto em 2010), a etapa australiana marcará o início de mais uma temporada da Fórmula 1. Em Melbourne, começa uma nova batalha pela conquista do título da principal categoria do automobilismo mundial. 20 pilotos correndo por 10 equipes diferentes buscarão escrever (ou adicionar) suas histórias na Fórmula 1.

circuito de melbourne
Mais uma vez é na Austrália que vai iniciar mais uma temporada da Fórmula 1. FOTO: www.hardmob.com.br.

Quer saber mais sobre a história do GP da Austrália de F1? Nos deixamos um artigo prontinho para você aqui.

Veja também as equipes e os pilotos da temporada 2017.

Previous post

O QUE ROLOU DE NOVO NA PRÉ-TEMPORADA DA F1

Next post

VETTEL VENCE NA AUSTRÁLIA E FERRARI SAI NA FRENTE

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *