Home»+ Esportes»Jogos Olímpicos»Primeiro dia dos Jogos Olímpicos é o melhor do Brasil na história

Primeiro dia dos Jogos Olímpicos é o melhor do Brasil na história

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Nunca o Brasil tinha ido tão bem logo no primeiro dia de competições. Um ouro, uma prata e um bronze que deixaram o Brasil em 4º lugar no quadro de medalhas, sendo que, durante a tarde, chegou a figurar em primeiro. A China mostrou que continua forte e disparou logo na ponta.

O tiro esportivo foi o primeiro a distribuir medalhas em Londres. Na prova de rifle de ar 10 m feminina, o ouro foi para a chinesa Siling Yi, a prata para a polonesa Sylwia Bogaka e o bronze para a também chinesa Dan Yu. Já na pistola de ar 10m masculina, Jin Jong-oh, da Coréia do Sul, ganhou o ouro, seguido de Luca Tesconi, da Itália, e Andrija Slatic, da Sérvia.

A primeira campeão olímpica de Londres é da China. FOTO: Reuters

A prova de tiro com arco por equipes masculina teve zebra. Os EUA eliminaram os favoritos sul-coreanos na seminal, mas foram derrotados pela surpreendente equipe italiana na final, numa decisão equilibrada, por 219×218. A Coréia do Sul, do arqueiro quase cego, Im Dong Hyun, ficou apenas com o bronze.

O remo teve seu dia de eliminatórias em várias categorias, sem a participação de brasileiros. Já o hipismo iniciou as provas de adestramento e o badminton começou sua fase de grupos.

A prova de levantamento de peso feminino, categoria até 48kg, foi vencida pela chinesa Mingjuan Wan, seguida da japonesa Hirome Miyaki, e da norte-coreana Hua Chun Ryang. Na competição de esgrima, no florete feminino, pódio italiano. Elisa di Francesca, ouro; Arianna Errigo. prata; e Valentina Vezzali, bronze.

Na primeira rodada do boxe, categoria até 56kg, vitória do brasileiro Robenílson Vieira de Jesus por 13×7, sobre Orzubek Shayimov, do Uzbequistão.

No ciclismo, prova de estrada masculina, ouro para o Alexander Vinokourov, do Cazaquistão, que aos 38 anos, superou Rigoberto Uran Uran, da Colômbia (prata) e Alexander Kistoff, da Noruega (bronze). As decepções foram os ídolos britânicos Mark Cavendish e Bradley Wiggins, que não corresponderam ao favoritismo. Entre os brasileiros, Murilo Fischer terminou em 31º, enquanto Magno Prado e Gregolry Panizo não completaram a corrida.

Vinokourov surpreende favoritos e se torna campeão olímpico aos 38 anos. FOTO: Reuters

Nos esportes coletivos foi o dia das mulheres. No basquete, as sempre favoritas Austrália e EUA estrearam com vitórias tranquilas, sobre Croácia e Grã-Bretanha. Já o Brasil teve um apagão, se perdeu em quadra e foi derrotado pela França, se complicando bastante no difícil grupo B. Confira os resultados:

O futebol feminino teve sua segunda rodada, com destaque para o empate em 0x0 entre Japão e Suécia e as vitórias dos EUA, da musa Hope Solo, e da França. O Brasil sofreu mais venceu no finalzinho a retrancada seleção da Nova Zelândia, por 1×0, gol de Cristiane. Veja os outros resultados:

No inicio do handebol feminino, o Brasil venceu de forma suada a Croácia e começou com o pé direito os jogos. Confira as outras partidas:

A primeira rodada de vôlei feminino não deu moleza aos favoritos. Os EUA tiveram dificuldade para fazer 3×1 na Coréia do Sul e o Brasil venceu um jogo duríssimo contra a Turquia, por 3×2. Confira como foi a rodada:

No vôlei de praia começaram as preliminares masculinas e femininas. As duplas brasileiras começaram bem. Juliana e Larissa fizeram 2×0 na dupla das Ilhas Maurício, Rigobert e Li Yuk Lo. Já Pedro e Ricardo venceram Skarlund e Spinnangr, da Noruega, pelo mesmo placar.

A ginástica artística teve sua eliminatória masculina, que definiram quais ginastas passaram para as finais. Pelo Brasil, Sérgio Sasaki se classificou para a final do individual geral e Arthur Zanetti para a final nas argolas. A grande decepção ficou com Diego Hypólito, que caiu na prova de solo, ficando fora da final, repetindo o fracasso de Pequim.

O Tênis de mesa começou sua eliminatórias no individual masculino e femino. As brasileiras Ligia Silva e Caroline Kumahara venceram seus primeiros jogos com facilidade contra adversárias de Vanuatu e Djibuti. Entretanto caíram na segunda rodada. Ligia perdeu de 4×1 para JIan Canino Lay, da Austrália, e Caroline, de 4×0 para a britânica Joana Parker. No masculino, Gustavo Tsuboi foi eliminado por Soumyajit Ghosh, da ìndia, por 4×2. Já Hugo Hoyama, na sua 6ª Olimpíada, foi eliminado pelo polonês Zengyi Wang, por 4×3.

Na primeira rodada do tênis, os brasileiros só jogaram a competição de duplas masculinas. André Sá e Tomás Belucci perderam de 2 sets a 1 para os favoritos irmãos Mike e Bob Bryan, dos EUA. Sorte melhor teve a outra dupla, Marcelo Melo e Bruno Soares, que fez 2×0 nos também americanos John Isner e Andy Roddick.

No judô, o dia foi brasileiro. Na categoria até 60kg, Felipe Kitadai levou o bronze ao derrotar o italiano Elio Verde. A medalha foi um presente ao atleta que completou 23 anos. O ouro foi para Arsen Galstyan (RUS), a prata para Hiroaki Hiraoka (JAP) e o outro bronze para Rishod Sobirov (UZB). No feminino a piauiense Sarah Menezes venceu a atual campeã olímpia Alina Dumitru, da Romênia, e levou o primeiro ouro da história do judô feminino brasileiro. Os bronzes ficaram com Charline Van Snick (BEL) e Eva Csernoviczki (HUN).

Judocas brasileiros comemoram suas medalhas. FOTO: Cahê Souza (globoesporte.com)

Das piscinas saíram o maior número de medalhas e grande surpresa. Michael Phelps fez sua pior prova em Olimpíadas, chegando apenas em quarto na final do 400m medley. A prova foi vencida pelo seu rival Ryan Lochte (EUA). Outra surpresa foi o ótimo desempenho do brasileiro Thiago Pereira, que levou a prata, seguido de Kosuke Hagino, com o bronze. Nos 400m medley feminino, a chinesa Shiwen Ye  levou o ouro e o recorde mundial. Elizabeth Basel (EUA) foi prata e a também chinesa Xuanxu LI, o bronze. No revezamento 4x100m nado livre, ouro para a Austrália, prata para a Holanda e bronze para os EUA. Nos 400m nado livre masculino, ouro para o chinês Yang Su, prata para o sul-coreano, Taehwan Park e bronze para o americano Peter Vandekaay.

Thiago Pereira leva a prata na natação. FOTO: Reuters
Previous post

Confrontos diretos pela ponta da tabela serão a marca da rodada #12 do Brasileirão

Next post

Londres tem dia de zebras e o Brasil não conquista medalha

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *