Home»Esportes Americanos»EM JOGO HISTÓRICO, PATRIOTS VENCEM O SUPER BOWL PELA QUARTA VEZ

EM JOGO HISTÓRICO, PATRIOTS VENCEM O SUPER BOWL PELA QUARTA VEZ

0
Shares
Pinterest WhatsApp

nfl

Que jogo, amigos! Que jogo!

Na noite de ontem, o New England Patriots conquistou o título do Super Bowl pela quarta vez em sua história, ao vencer o Seattle Seahawks por 28 x 24, igualando a maior virada da história do Super Bowl, após entrar no quarto período perdendo por 10 pontos. Pela sua grande atuação, o quarterback dos Patriots, Tom Brady, foi eleito o MVP da partida, mas a jogada crucial da partida não veio pelas mãos do camisa 12 dos Patriots.

Lane intercepta Brady na end zone
Lane intercepta Brady na end zone

A partida começou como todos imaginavam, a defesas fortes e ataques mais conservadores. Após os Patriots terem o primeiro ataque, a bola foi para os Seahawks, que não conseguiram avançar pelo campo. Com a bola de volta em sua posse, Tom Brady utilizou-se de passes curtos e algumas corridas para controlar o relógio e mover o ataque dos Patriots até a red zone ainda no final do primeiro quarto. Quando a transmissão oficial já trazia a informação de que os Patriots, sob o comando da dupla Brady/Belichick, nunca havia anotado pontos no primeiro quarto, a defesa dos Seahawks, em formação de blitz, deixa Tom Brady acossado. O QB faz um passe ruim no meio da end zone que é interceptado pelo cornerback Jeremy Lane, que fez a primeira INT da sua carreira. Na sequência da jogada o cornerback dos Seahawks acabou se contundindo e deixou a partida.

Brandon LaFell anota o primeiro TD do jogo
Brandon LaFell anota o primeiro TD do jogo

O segundo quarto começou na mesma toada do primeiro, a defesa dos Patriots conseguiu manter a pressão sobre o ataque dos Seahawks, parando as corridas de Russel Wilson e Marshawn Lynch e mantendo ótima marcação na secundária, além de que o ataque continuava avançando e gastando tempo no relógio do jogo. Com passes curtos e boas corridas, os Patriots conseguiram abrir o placar após um passe de 11 jardas de Brady para Brandon LaFell.

Lynch entra na end zone para empatar o jogo
Lynch entra na end zone para empatar o jogo

Após duas trocas de posse, os Seahawks começaram o ataque na linha de 30 jardas do seu campo. Pela primeira vez na partida, as corridas de Lynch começaram a ter efeito. Russel Wilson alternava alguns passes curtos com as boas corridas, até que em uma segunda descida para 5 jardas, na linha de 45 do seu próprio campo, Wilson conseguiu conectar um passe de 44 jardas para o até então desconhecido Chris Matthews, que fez a sua primeira recepção na temporada no primeiro passe lançado em sua direção em todo o ano! Já dentro da red zone dos Patriots, Marshwn Lynch conseguiu entrar na end zone para empatar a partida em uma corrida de 3 jardas, faltando apenas 2:22 minutos para o fim do primeiro tempo.

Gronk recebe pelo passe de Brady
Gronk recebe pelo passe de Brady

Na posse de bola seguinte, os Patriots começaram o ataque na linha de 20 jardas do seu próprio campo. Mais uma vez, Brady alternou passes curtos com algumas corridas de LeGarrette Blount e avançou o ataque até a linha de 22 jardas do campo de ataque. Em uma segunda para 5 jardas, em formação Shotgun, Tom Brady viu o tight end Rob Gronkowski em marcação individual no canto direito da end zone e sem pensar duas vezes fez o lançamento em que Gronk anota o touchdown para colocar os Patriots à frente por 14 x 7 faltando 36 segundos para o intervalo.

Chris Matthews empata o jogo
Chris Matthews empata o jogo

Restando 32 segundos para o fim, os Seahawks começaram o ataque na linha de 20 jardas do seu próprio campo. Sem ter tempo a perder, Wilson conectou um passe de 19 jardas para o running back Robert Turbin e pediu um tempo. Na jogada seguinte, o próprio Wilson correu para 17 jardas. Após um passe incompleto, Wilson conectou um passe de 23 jardas para Ricardo Lockette. Como houve falta pessoal da defesa na jogada, os Seahawks ganharam mais 15 jardas, o que deixou o ataque na linha de 11 jardas faltando 6 segundos para o fim. Quando muitos chutariam um field goal, o head coach Pete Carroll deixou o ataque em campo e Wilson conseguiu conectar um passe para Chris Matthews na end zone e o jogo estava empatado novamente. O placar final do primeiro tempo foi 14 x 14.

Após um final de primeiro tempo tão excitante, as equipes foram para os vestiários e deixaram o campo para o show da cantora pop Katy Perry.

No início do terceiro quarto, os Seahawks receberam a bola. Mostrando que o intervalo havia feito bem para a equipe. Após uma corrida de 15 jardas de Lynch, Wilson conectou outro passe profundo para Chris Matthews, desta vez par 45 jardas. Após bons passes curtos, os Seahawks se viram em uma quarta descida  para 1 jarda na linha de 8 do campo de ataque. Desta vez Steven Hauschka entrou em campo para anotar um field goal e deixar o placar em 17 x 14, colocando os Seahawks à frente do placar pela primeira vez no jogo.

Bobby Wagner intercepta Brady
Bobby Wagner intercepta Brady

Brady começou o primeiro ataque dos Patriots na segunda etapa na linha de 20 jardas do seu campo, após um avanço de 12 jardas, Brady tentou um passe curto no meio campo para Rob Gronkowski, o linebacker Bobby Wagner se adiantou na jogada e conseguiu a interceptação e um retorno até a linha de 34 jardas do campo de ataque.

Baldwin aumenta vantagem dos Seahawks
Baldwin aumenta vantagem dos Seahawks

Em uma ótima posição de campo, Wilson conectou bom passes e contou com boas corridas de Lynch para levar o ataque até a linha de 3 jardas. Na segunda tentativa, Wilson achou Doug Baldwin à direita na end zone para anotar mais um touchdow e deixar os Seahawks à frente por 24 x 14 com 10 pontos de vantagem no placar.

Na continuação do terceiro quarto, as defesas apareceram muito bem e forçaram punts dos ataques.

Já no último quarto, os Patriots não conseguiram anotar pontos na primeira campanha, e segundo o departamento de estatísticas da ESPN, as chances de vitória dos Patriots nesse momento era de 7%. Como na posse de bola seguinte os Seahawks não anotaram pontos, a bola voltou para os Patriots.

Danny Amendola deixa os Patriots vivos no jogo
Danny Amendola deixa os Patriots vivos no jogo

Com 12:10 minutos no cronômetro, os Patriots iniciaram o ataque na linha de 32 jardas do seu próprio campo sob grande pressão. Logo na primeira jogada, Brady foi sacado e o ataque perdeu 8 jardas. Após um passe curto para Brandon LaFell, Brady conseguiu um passe de 21 jardas para Julian Edelman o que deu uma nova primeira descida para a equipe. Na jogada seguinte, Brady conseguiu um passe para Shane Vereen e na mesma jogada Earl Thomas, safety dos Seahawks, cometeu uma falta pessoal dando 15 jardas para os Patriots. Três jogadas depois, Brady conseguiu outra big play, passando a bola por 21 jardas para Julian Edelman, deixando o ataque na linha de 4 jardas. Na segunda descida, Brady conectou Danny Amendola no meio da end zone para anotar o touchdown e diminuir a desvantagem para 24 x 21.

Edelman anota o TD da vitória
Edelman anota o TD da vitória

A defesa dos Patriots apareceu na campanha seguinte dos Seahawks e forçou o punt após três jogadas e Tom Brady recebeu a bola novamente na linha de 36 jardas do campo de defesa faltando 6:52 para o fim do jogo. Os Patriots praticamente abandonaram as corridas, e confiaram integralmente nos passes de Brady. Com muitos passes curtos, o ataque ia avançando, até que em uma segunda para 11 jardas, Brady achou Gronkwoski no lado direito e conectou um passe para 20 jardas, o que deixou a equipe na linha de 32 jardas do campo de ataque. Mais passes curtos e uma corrida de Shane Vereen, os Patriots estavam na linha de 3 jardas faltando 2:52 para o fim. Depois de deixar o relógio correr, Tom Brady acertou um passe curto para Julian Edelman no canto esquerdo da end zone para virar o jogo e colocar os Patriots a um passo do título faltando 2:06 minutos para o fim. O placar estava em 28 x 24.

Jermaine Kearse completa a recepção caído.
Jermaine Kearse completa a recepção caído.

Russel Wilson começou o último drive do Super Bowl na linha de 20 jardas do seu próprio campo, precisando anotar um touchdown para vencer. Na primeira jogada, um passe longo à esquerda para Marshawn Lynch, que teve um ganho total de 31 jardas. Após dois passes incompletos, Wilson conectou um passe de 11 jardas para Ricardo Lockette à direita. Na jogada seguinte, Wilson lançou em profundidade para Jermaine Kearse, a defesa desviou a bola que quicou sobre a barriga e a perna do recebedor, que depois de evitar que a bola tocasse o solo, conseguiu a recepção milagrosa e quando ia avançar para a end zone, o safety Malcolm Butler (guardem esse nome) o parou na linha de 5 jardas. Os Seahawks ganharam 33 jardas e a jogada seguinte, Marshawn Lynch ganhou 4 jardas e deixou o ataque na linha de 1 jarda e a mão no título faltando 1:06 para o fim.

Butler faz a interceptação da sua vida
Butler faz a interceptação da sua vida

Agora vem o momento chave do jogo. Primeiramente, Bill Belichick, head coach dos Patriots poderia ter pedido um tempo e parado o relógio faltando 1:06. Belichick não o fez e confiou totalmente que sua defesa pararia o ataque adversário. Em jogadas de 1 jarda para o gol, o normal é correr com a bola. Para uma equipe que tem um dos melhores running backs da liga, o esperado é que Wilson daria a bola para Lynch correr. Mas não, Pete Carroll chamou uma jogada de passe e Russel Wilson tentou um passe curto no meio para o wide receiver Ricardo Lockete. O passe foi mal executado e a bola ficou dividida entre o recebedor e o desconhecido Malcolm Butler, Strog Safety dos Patriots, que fez a interceptação na linha de 1 jarda e decidiu a partida faltando 20 segundos para o fim.

Com a posse da bola, Brady precisava somente ajoelhar e deixar o tempo correr. Porém, a bola estava na linha de 1 jarda, e caso ele ajoelhasse dentro da end zone, seria um safety e dois pontos para os Seahawks e a posse de bola voltaria para o adversário com alguns segundos. Os Patriots aguardaram até o último segundo para o snap, apostando no ganho de uma falta pela ansiedade da defesa, o que deu certo. Michael Bennett se adiantou e cometeu uma falta, dando 5 jardas para o ataque, o que era a distância ideal para finalizar o jogo.

Os Patriots ajoelharam na bola, porém os jogadores do Seahawks começaram uma briga e o relógio parou em 18 segundos. Com os ânimos acalmados, e após a expulsão do defensor Bruce Irvin, Brady ajoelhou na bola novamente e fim de jogo. Patriots campeão pela quarta vez.

Tom Brady ergue o Lombardi Trophy pela quarta vez
Tom Brady ergue o Lombardi Trophy pela quarta vez

Tom Brady terminou a partida com incríveis 37/50 passes, 328 jardas, 4 TDs e 2 INTs. Agora, Brady é o quarterback com maior número de touchdowns lançados no Super Bowl, é o primeiro a vencer o Super Bowl com pelo menos 50 passes tentados e igualou o seu ídolo, Joe Montana, em número de títulos.

O corpo técnico dos Seahawks errou na escolha da jogada no momento crucial do jogo. Não existia outra opção válida que não uma corrida de Marshawn Lynch. Esse erro deverá assombrar os Seahawks por muito tempo.

Quanto a Malcolm Butler, herói do título, o calouro era um total desconhecido. Chegou á NFL sem muito alarde, tanto que o seu contrato tem os valores mínimos estipulados pela Liga (450 mil dólares por ano). Ele conseguiu uma boa maneira de pedir um aumento.

O que vimos ontem foi um Super Bowl que ficará no Top 5 de todos os tempos. Recordes quebrados, recepções milagrosas, touchdowns cruciais e o jogo decidido por 1 jarda faltando 20 segundos para o fim. Simplesmente sensacional.

Agora nos resta digerir esse grande jogo e aguardar ansiosamente pelo início da nova temporada em Agosto.

VEJA OS LANCES DESSA GRANDE PARTIDA: 

Previous post

PREVIEW DO SUPER BOWL XLIX - PATRIOTS E SEAHAWKS DUELAM PELO LOMBARDI TROPHY

Next post

AUSTRÁLIA CONQUISTA A ÁSIA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *