OS DESTAQUES PRÉ-CERIMÔNIA DE ABERTURA DO RIO 2016
Tradicionalmente o marco da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos é o que dá o tom do início das competições, mas sempre temos algumas modalidades que começam antes, por algumas peculiaridades. O futebol, por exemplo, sempre começa primeiro e, no Rio, teve a companhia do tiro com arco. E olha que teve coisa importante rolando.
Deixando de lado a estreia pífia do time masculino do Brasil, vamos destacar o feminino. Marta esteve apagada, mas o Brasil não teve muitos problemas para bater por 3×0 a China. Talvez o ponto alto do jogo tenha sido a marca histórica de Formiga: seis edições de Jogos Olímpicos disputadas. Esse monumento do esporte feminino e olímpico do Brasil, aos 38 anos, ainda é destacadamente uma das melhores peças da seleção.
Teve a boa e velha zoeira dos brasileiros, claro! No Mineirão, ao invés de vaias, a goleira americana Hope Solo, teve que ouvir o “ooooooo, zika!” toda a vez que pegava na bola. Medalha de ouro da zoação vai ficando com a torcida de BH.
O Canadá bateu dois recordes. Além de vencer a Austrália jogando bem, as canadenses anotaram o gol mais rápido da história do futebol olímpico, entre homens e mulheres. Beckie empurrou a bola para as redes aos 16 segundos de partida. Querendo entrar para a história também, Shelina matou um contra ataque da “Matildas” e foi expulsa aos 18 minutos de jogo. É a atleta que foi para o chuveiro mais precocemente na história.
Teve também bons jogos no masculino, como a vitória de Portugal – com um time todo remendado – sobre a Argentina, o empate entre México e Alemanha e a vitória da Nigéria sobre o Japão, num jogo de NOVE gols! Confira os resultados:
MASCULINO
Grupo A | Iraque 0x0 Dinamarca – Brasil 0x0 África do Sul
Grupo B | Suécia 2×2 Colômbia – Nigéria 5×4 Japão
Grupo C | México 2×2 Alemanha – Coréia do Sul 8×0 Fiji
Grupo D | Portugal 2×0 Argentina – Argélia 2×3 Honduras
FEMININO
GRUPO E | Suécia 1xo África do Sul – Brasil 3×0 China
GRUPO F | Canadá 2×0 Austrália – Alemanha 6×1 Zimbabue
GRUPO G | EUA 2×0 Nova Zelândia – França 4×0 Colômbia
O destaque do tiro, que teve suas seletivas antes da abertura, ficou com o sul-coreano Kim Woojin, que bateu o recorde mundial da prova de 70m do tiro com arco. No Sambódromo do Rio, ele anotou 700 pontos em 72 flechas, uma a mais do que o ex-recordista, seu compatriota IM Dong-Hyun. Agora, Kim espera ter melhor sorte que IM, pois em Londres, quando bateu o recorde, o ex-recordista não passou das oitavas de final.
Para encerrar as especulações sobre quem irá acender a pira olímpica ficaram mais acirradas depois que Pelé confirmou que não participará da cerimônia, por problemas de saúde. De certa forma, garantiu-se assim um pouco de expectativa para a tão aguardada festa de abertura do Rio 2016.
No Comment