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HAMILTON VENCE A QUINTA NA HUNGRIA E VIRA LÍDER NA F1

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Em uma corrida marcada por poucas ultrapassagens, mas muitas disputas por posição, Lewis Hamilton (Mercedes) conseguiu dois feitos: se tornar de forma isolada o maior vencedor de GP’s da Hungria com 5 vitórias e assumir a liderança no Mundial de Pilotos de 2016 com o triunfo obtido em Hungaroring. O agora vice líder Nico Rosberg (Mercedes) ficou em segundo e Daniel Ricciardo (Red Bull) completou o pódio em terceiro.

Os pilotos brasileiros tiveram mais um final de semana sem brilho. Felipe Massa terminou a corrida em 18º e Felipe Nasr em 17º.

Lewis Hamilton vence do GP da Hungria, com Nico Rosberg em segundo e Daniel Ricciardo em terceiro. FOTO: formula1.com
Lewis Hamilton vence do GP da Hungria, com Nico Rosberg em segundo e Daniel Ricciardo em terceiro. FOTO: formula1.com

A próxima etapa da temporada será o GP da Alemanha no Circuito de Hockenheimring, em Hockenheim no dia 31 de julho às 9 horas da manhã, horário de Brasília.

A corrida

Largada: Em segundo no grid, Hamilton tracionou melhor e tomou a ponta do pole Rosberg. A dupla da Mercedes, no entanto, quase foi surpreendida por Ricciardo. Por fora, o australiano da RBR chegou a tomar a posição de Nico na curva 1, mas levou o troco na seguinte. Largando em 16º, Nasr ganhou duas posições, enquanto Massa, que partiu em 18º, caiu duas colocações.

Largada do GP da Hungria. FOTO: formula1.com
Largada do GP da Hungria. FOTO: formula1.com

4/70 – Imprimindo um bom ritmo, Hamilton abriu quase 1s5 de Rosberg nas primeiras voltas. Enquanto isso, Ricciardo, Verstappen e Vettel buscavam não perder contato com as Mercedes.

5/70 – Com problemas de pressão hidráulica, Jenson Button ficou lento. A McLaren pediu para o piloto não passar marchas e depois falou para ele não abandonar. Por causa das regras que limitam a comunicação pelo rádio, a conversa foi investigada pela direção de prova, que aplicou um drive-through (passagem direta pelos boxes) por causa disso.

10/70 – Após dez voltas, Hamilton seguia na ponta, com 2s5 de vantagem para Rosberg, que mantinha distância parecida para Ricciardo. Verstappen, Vettel e Alonso apareciam a seguir. Nasr era o 14º, e Massa, o 17º.

15/70 – Dos ponteiros, Vettel, o quinto colocado, foi o primeiro a parar nos boxes. O alemão trocou os supermacios pelos macios e retornou em oitavo, logo à frente do parceiro Raikkonen.

16/70 – Terceiro colocado, Ricciardo fez sua primeira parada na volta seguinte. O australiano também colocou os compostos macios e retornou em sexto, atrás de Bottas e à frente de Vettel.

17/70 – A volta 17 marcou as paradas de Hamilton, Verstappen e Bottas. O britânico da Mercedes retornou em segundo, e o holandês da RBR voltou em sexto, atrás de Raikkonen, com quem protagonizou bela briga. Bottas caiu para 13º. Todos colocaram pneus macios. Rosberg assumiu a liderança provisoriamente.

18/70 – Rosberg fez seu pit stop na volta seguinte e não conseguiu ganhar a posição de Hamilton, que reassumiu a liderança. O alemão, ao menos, reduziu a desvantagem para o companheiro de Mercedes de 2s5 para 1s8.

19/70 – Após a primeira rodada de pit stops, a única mudança entre os líderes ficou por conta de Verstappen, que perdeu posições para Vettel e Raikkonen. O finlandês largara com pneus macios, ainda não havia ido aos boxes e tentava rumar para uma estratégia de uma parada apenas.

20/70 – Já tendo feito uma parada, Nasr aparecia em 19º. Massa, que buscava uma tática de um pit stop somente, não havia parado ainda e se encontrava em 13º.

21/70 – Rosberg voltou dos boxes mais veloz que Hamilton. Em poucas voltas, o alemão reduziu a diferença para menos de 1s, o que passou a lhe dar direito de usar a asa móvel na reta.

26/70 – Em 13º, Felipe Massa fez sua primeira parada, trocou os pneus macios pelos médios e retornou em 20º.

Felipe Massa fez mais um péssimo final de semana na temporada. FOTO: formula1.com
Felipe Massa fez mais um péssimo final de semana na temporada. FOTO: formula1.com

28/70 – Daniil Kvyat, 18º, foi pego por excesso de velocidade nos boxes. O russo da STR foi punido com 5s, que poderiam ser acrescidos no próximo pit stop.

30/70 – Raikkonen, enfim, fez sua parada, trocando os compostos supermacios pelos macios. O finlandês retornou em sétimo, mas logo ultrapassou Fernando Alonso e assumiu a sexta colocação.

34/70 – Hamilton se livrou mais rapidamente dos retardatários que Rosberg e aumentou sua vantagem para 2s5. Pelo rádio, porém, o britânico foi informado pela equipe que Ricciardo vinha se aproximando de seu companheiro e que, caso isso continuasse, eles chamariam primeiro o alemão para o segundo pit stop, para não correr risco dele perder a posição para o australiano. O inglês questionou a ordem.

35/70 – A RBR decidiu antecipar a segunda parada de Ricciardo, terceiro colocado, para que o australiano não pegasse o mesmo tráfego que Hamilton e Rosberg. A intenção era tentar ganhar a posição do alemão da Mercedes quando este fizesse seu pit stop. Ricciardo retornou em quarto, atrás de Vettel.

39/70 – Foi a vez de Verstappen fazer seu segundo pit stop. O holandês voltou em sexto, distante do quinto colocado Raikkonen.

41/70 – A Mercedes desistiu de chamar Rosberg antes de Hamilton para os boxes. O britânico colocou outro jogo de compostos macios e retornou em segundo. Nico assumiu a liderança provisória. Vettel também fez seu pit stop nesta volta e caiu para quinto.

42/70 – Rosberg fez sua segunda parada na volta seguinte e conseguiu retornar à frente de Ricciardo, frustrando os planos da RBR. Hamilton reassumiu a liderança, agora com 4s de vantagem para o companheiro.

48/70 – Depois de ver a desvantagem para Hamilton crescer para quase 5s, Rosberg passou a imprimir um ritmo forte e reduziu a diferença para 2s em poucas voltas.

52/70 – Foi então que Hamilton perdeu muito tempo atrás do retardatário Gutiérrez e viu Rosberg crescer em seus retrovisores. O alemão aproveitou para colar de vez no inglês. O mexicano da Haas foi penalizado pela direção de prova por ignorar bandeiras azuis.

54/70 – Ciente da aproximação de Rosberg, Hamilton ligou o sinal de alerta, pisou fundo e aumentou sua vantagem na ponta para 2s5.

57/70 – A grande disputa da prova passou a ser então pelo quinto lugar entre Verstappen e Raikkonen. O finlandês tentou dar o bote, mas levou uma fechada de porta e acabou tocando levemente com a asa dianteira no carro da RBR, quebrando um pedaço da peça. “Ele foi para a esquerda e depois voltou para a direita quando eu já tinha colocado o carro”, reclamou.

Max Verstappen e Kimi Raikkonen protagonizaram a principal disputa do GP da Hungria. FOTO: formula1.com
Max Verstappen e Kimi Raikkonen protagonizaram a principal disputa do GP da Hungria. FOTO: formula1.com

63/70 – A sete voltas do fim, Hamilton errou, deu uma escapa de pista e viu Rosberg voltar a colar. A diferença entre os dois caiu novamente para menos de um segundo. O inglês precisou apertar o ritmo de novo para aumentar a vantagem para acima da casa de 1s.

65/70 – Em 18º, Felipe Massa não conseguiu administrar o desgaste dos pneus até o fim e precisou fazer mais uma parada nos boxes. Ele trocou os pneus médios pelos supermacios e caiu para 20º.

68/70 – Raikkonen tentou dar um novo bote em Verstappen, mas o holandês deixou apenas o lado de fora para o finlandês, que freou tarde e quase saiu da pista.

69/70 – Outra disputa surgiu nas voltas finais. Quarto colocado, Vettel se aproximou de vez de Ricciardo e passou a concorrer por um lugar no pódio. Button recolheu na volta final e abandonou.

Última volta – Hamilton administrou a vantagem para Rosberg e recebeu a bandeira quadriculada em primeiro. Ricciardo não deixou Vettel tentar o bote e garantiu um lugar no pódio. Verstappen conteve a pressão de Kimi e assegurou o 5º lugar. Nasr cruzou em 17º, à frente de Massa, o 18º.

Lewis Hamilton vence o GP da Hungria de 2016. FOTO: formula1.com
Lewis Hamilton vence o GP da Hungria de 2016. FOTO: formula1.com 

Resultado final do GP da Hungria:

resultadohungria16

Volta mais rápida: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) com 1m23s086, na 52ª volta.

Classificação

tabela-campeonto-hungria

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