HAMILTON É TRICAMPEÃO COM VITÓRIA IMPREVISÍVEL NO GP DOS EUA
![](https://blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2015/10/063_494238430_1.jpg)
O que todos esperavam a algumas corridas finalmente virou realidade. Em uma corrida que teve de tudo um pouco Lewis Hamilton venceu o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 em 2015. E com os resultados de Nico Rosberg, e Sebastian Vettel (segundo e terceiro colocados respectivamente ao final da corrida), o piloto inglês se juntou a uma galeria restrita de pilotos na história da Fórmula 1: ele se torna o 10º piloto na história a ter 3 ou mais títulos em 65 anos de história da Fórmula 1.
![Lewis Hamilton vence o GP dos Estados Unidos, com Nico Rosberg em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. FOTO: AP](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2015/10/festahamilton.png)
Os pilotos brasileiros tiveram um final de semana bem distinto. Enquanto Felipe Massa abandou a corrida em função de problemas na sua Williams, Felipe Nasr, mais uma vez pontuou, com um nono lugar ao final da prova americana.
A próxima etapa da temporada será o GP do México, que retorna a Fórmula 1 após 23 anos de ausência, no reformulado Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, no dia 1º de novembro, às quatro horas da tarde, horário de Brasília.
A corrida
![Largada do GP dos EUA de Fórmula 1 FOTO: Getty Images](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2015/10/largada.png)
A corrida não poderia ter começado melhor para Hamilton. Largando por dentro, o britânico tracionou bem, colocou do lado e espalhou o pole Rosberg na curva 1, para assumir a primeira posição. Os dois chegaram a tocar roda. O alemão fez de tudo para segurar a ponta, mas acabou saindo da pista. Com isso, perdeu posições para Kvyat e Ricciardo e caiu para quarto. Apesar de não chover, por causa da pista ainda molhada, todos os pilotos começaram com pneus intermediários.
![Lewis Hamilton espalha Nico Rosberg na largada do GP dos EUA. FOTO: Getty Images](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2015/10/duelo-de-mercedes.png)
Do meio para trás, muita confusão. Massa rodou, bateu em Alonso e furou pneu do espanhol. Grosjean foi outro que teve um furo de pneu. Bottas, por sua vez, quebrou o bico da Williams. Quem aproveitou a confusão foi Vettel, que ganhou seis posições e subiu de 13º para 7º. Na abertura da segunda volta, Nasr tentou passar o companheiro Ericsson, mas acabou sendo tocado e quebrou o bico de sua Sauber, precisando ir para os boxes.
O brasileiro da Sauber e o finlandês da Williams aproveitaram o pit stop por causa dos bicos quebrados para colocar pneus de pista macia. Mas a aposta se mostrou precipitada e ambos tiveram que voltar aos boxes para colocar novamente os intermediários. Voltas depois, o finlandês da Williams recolheu para a garagem. Nesse momento, Massa era o 13º e Nasr, o último dos que seguiam na pista.
![Felipe Nasr caiu para último, mas se recuperou e cruzou em nono no GP dos EUA. FOTO: AP](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2015/10/nasr.png)
Lá na frente, Hamilton chegou a abrir pouco mais de 1s, mas nas voltas seguintes começou a ver a aproximação de Kvyat. O russo chegou a passar o britânico na quinta volta, mas levou o “X” e voltou para segundo. Mais atrás, Nasr se aproveitou da série de abandonos e problemas dos rivais para entrar na zona de pontuação.
Na quinta volta, a direção de prova decidiu então acionar o safety car virtual (todos os pilotos tiveram a velocidade limitada), para que fossem retirados os detritos da pista ocasionados pelas batidas na largada. A relargada aconteceu três voltas depois. Hamilton manteve a ponta com Kvyat em segundo, enquanto Rosberg tomou a terceira posição de Ricciardo. Com a faca nos dentes o alemão da Mercedes deu o bote no russo curvas depois e assumiu o segundo lugar.
Foi então que a previsão meteorológica avisou que não havia mais expectativa de chuva para o restante da corrida. O trilho no traçado começava a se formar, e quem acertasse a hora de trocar os pneus para a pista seca poderia dar o pulo do gato. Uma dica poderia ser Grosjean, que decidiu experimentar os pneus para a pista seca. Mas não foi possível ter nenhuma pista, o franco-suíço logo precisou voltar para os boxes com superaquecimento dos freios e abandonou.
Enquanto Hamilton liderava, a disputa pelo segundo lugar pegava fogo. Kvyat tentou passar Rosberg, mas escapou e ainda perdeu a posição para Ricciardo. O australiano se aproveitou, partiu para cima do alemão e assumiu o segundo lugar.
Com o bom chassi da RBR, Ricciardo se aproximou rapidamente e começou a pressionar o líder Hamilton. Na 15ª volta, o australiano pôs o carro de lado e assumiu a ponta. Com o 2º lugar ainda lhe dando o título, o britânico preferiu não fazer resistência. Só que o bicampeão perdeu rendimento e começou a ver Rosberg em seu retrovisor. E aí o inglês precisava jogar duro se quisesse sair de Austin como campeão. O alemão tentou passar o companheiro de equipe e ambos quase se tocaram. Enquanto isso, Vettel, que também tinha chances de título, era o sexto.
![Daniel Ricciardo chegou a liderar o GP dos EUA FOTO: Getty Images](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Ricciardo.png)
Na 18ª volta, Rosberg deu o bote em Hamilton, levou o “X” na primeira tentativa, mas ganhou o segundo lugar na curva seguinte. O britânico começou a levar pressão de Kvyat, e a Mercedes decidiu chamá-lo para os boxes. O time alemão trabalhou e devolveu o bicampeão para a pista em oitavo, agora com pneus macios.
Na volta seguinte, Rosberg, Kvyat e Ricciardo também fizeram suas paradas. Após a primeira rodada de pit stops, o australiano manteve a ponta, seguido do alemão da Mercedes. Já Hamilton teve uma volta um pouco mais lenta e acabou voltando em quarto, atrás de Kvyat. O britânico ainda errou na curva 1 e espalhou. Para piorar, Vettel já era o quinto. Cenário que impossibilitava o título em Austin. Mais atrás, Raikkonen saiu da pista e chegou a tocar no muro, mas conseguiu voltar, evitando a entrada do safety car.
Com a pista começando a secar, os motores Mercedes começaram a falar mais alto que os Renault da RBR. Com isso, Rosberg, que voava baixo, passou Ricciardo e assumiu a liderança. Já Hamilton, depois de errar três vezes seguidas a curva 1, conseguiu se livrar de Kvyat e subiu para terceiro. Voltas depois foi a vez de Vettel passar o russo e assumir o quarto lugar.
Enquanto isso, Massa, que acabara de entrar no top 10, começou a perder rendimento e ser ultrapassado. Com problemas na Williams, o brasileiro abandonou na 24ª volta. Já Nasr era o 16º, com uma volta de desvantagem em razão das duas paradas nos boxes a mais.
Na 26ª volta, Hamilton, enfim, alcançou Ricciardo e não teve dificuldades para fazer a ultrapassagem e conquistar a segunda posição.
E para o azar de Rosberg, na 27ª volta, quando já tinha uma vantagem de 13s para o britânico, o Safety Car precisou ser acionado em razão da Sauber de Marcus Ericsson, que teve uma pane e ficou parada no meio da pista. Enquanto os líderes seguiram na pista, Vettel, Hulk, Pérez, Sainz, Button e Alonso aproveitaram o período de paralisação para fazer mais uma parada nos boxes. Todos, exceto o inglês da McLaren, arriscaram colocar os pneus médios.
Na relargada, Rosberg arrancou bem e não foi ameaçado por Hamilton. Ricciardo seguiu em terceiro, enquanto Kvyat espalhou e perdeu o quarto lugar para Vettel. O alemão estava atacado. Passou o ex-companheiro de RBR, levou o troco na sequência, mas pouco depois conseguiu tomar o terceiro lugar em definitivo.
Com problemas, Kvyat ia ficando para trás, sendo superado por Hulkenberg e Verstappen. O jovem da STR, aliás, era um dos destaques da prova. Passou Ricciardo na sequência e subiu para quarto. E o australiano acabou se envolvendo em um incidente com Hulk quando tentava defender o quinto lugar.
Lá na frente, a 20 voltas do fim, Hamilton buscava se manter próximo de Rosberg. Uma ultrapassagem a essa altura colocaria o britânico em uma combinação que voltava a lhe dar o título. Foi quando outro safety car virtual foi acionado, para a retirada da Force India de Hulkenberg da pista. Só que a dupla da Mercedes ainda precisaria fazer uma parada a mais nos boxes ou levar os carros até o fim com pneus desgastados.
![Sebastian Vettel saiu do meio do pelotão e chegou a ameaçar vitória das Mercedes. FOTO: AP](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Vettel.png)
O alemão da Mercedes decidiu fazer seu pit stop e retornou em quarto, com um novo jogo de pneus macios. Já o inglês preferiu seguir na pista com o jogo de compostos desgastados. Após o fim do safety car virtual, a situação era a seguinte: Hamilton liderava, seguido de Vettel. Rosberg aparecia em quarto, mas rapidamente passou Verstappen e subiu para terceiro.
Com pneus macios contra médios de Vettel, Rosberg rapidamente colou no compatriota e fez a ultrapassagem para assumir o segundo lugar. Tal combinação voltava a dar o título para Hamilton. A grande dúvida da corrida seria se Rosberg conseguiria alcançar Hamilton e tomar a vitória. Foi então que Kvyat “resolveu” bater e provocar a entrada de mais um Safety Car.
Ciente de que não teria condições de vencer com pneus desgastados, Hamilton foi para os boxes fazer seu segundo pit stop. Vettel foi outro a aproveitar o período para parar nos boxes novamente. O alemão da Ferrari retornou em quarto, novamente atrás de Verstappen.
A relargada ocorreu a dez voltas do fim. Hamilton precisava passar Rosberg para vencer a corrida e conseguir o título antecipado. Mas o alemão manteve a ponta com segurança mais uma vez. Mais atrás, Vettel passava Verstappen e subia para terceiro.
Foi então que Rosberg vacilou. A oito voltas do fim, escapou sozinho quando liderava com folga e entregou a liderança de bandeja para Hamilton, que passava a ser campeão com a combinação de resultados.
Mas para comemorar o tri, o britânico ainda precisava que seu companheiro segurasse a segunda colocação de Vettel. E o alemão da Ferrari se aproximava perigosamente do compatriota da Mercedes.
Lá na frente, Hamilton recebia a bandeirada para a vitória. Mais atrás, Nico cruzava à frente de Vettel. O britânico entrava assim no seleto grupo dos tricampeões mundiais.
![Lewis Hamilton vence o GP dos Estados Unidos e se torna tricampeão mundial na Fórmula 1. FOTO: formula1.com.](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2015/10/chegada-GP-dis-EUA.png)
Veja a seguir algumas imagens da festa de Hamilton pelo título conquistado pela terceira vez em sua carreira na Fórmula 1.
Resultado final do GP dos Estados Unidos:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h50m52s703
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +2s850
3) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +3s381
4) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) +22s359
5) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +24s413
6) Jenson Button (ING/McLaren-Honda) +28s058
7) Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) +30s619
8) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) +32s273
9) Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) +40s257
10) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) +53s371
11) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) +54s816
12) Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) +1m15s277
Abandonaram:
Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes)
Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)
Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari)
Volta mais rápida: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) com 1m40s666, na 49ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação | Pontos |
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) (Campeão) | 327 |
2 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) | 251 |
3 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 247 |
4 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) | 123 |
5 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) | 111 |
6 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) | 109 |
7 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) | 76 |
8 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) | 74 |
9 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) | 64 |
10 Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) | 45 |
11 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes) | 44 |
12 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) | 38 |
13 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) | 27 |
14 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) | 26 |
15 Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) | 18 |
16 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) | 16 |
17 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) | 11 |
18 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) | 9 |
19 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
20 Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
21 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
22 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) | 0 |
Mundial de Construtores:
Classificação | Pontos |
1 Mercedes (Campeã) | 574 |
2 Ferrari | 374 |
3 Williams-Mercedes | 220 |
4 Red Bull Racing-Renault | 150 |
5 Force India-Mercedes | 102 |
6 Lotus-Mercedes | 70 |
7 Toro Rosso-Renault | 63 |
8 Sauber-Ferrari | 36 |
9 McLaren-Honda | 27 |
10 Manor Marussia-Ferrari | 0 |
No Comment