Home»Fórmula 1»HAMILTON É TRICAMPEÃO COM VITÓRIA IMPREVISÍVEL NO GP DOS EUA

HAMILTON É TRICAMPEÃO COM VITÓRIA IMPREVISÍVEL NO GP DOS EUA

0
Shares
Pinterest WhatsApp

f1
O que todos esperavam a algumas corridas finalmente virou realidade. Em uma corrida que teve de tudo um pouco Lewis Hamilton venceu o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 em 2015. E com os resultados de Nico Rosberg, e Sebastian Vettel (segundo e terceiro colocados respectivamente ao final da corrida), o piloto inglês se juntou a uma galeria restrita de pilotos na história da Fórmula 1: ele se torna o 10º piloto na história a ter 3 ou mais títulos em 65 anos de história da Fórmula 1.

Lewis Hamilton vence o GP dos Estados Unidos, com Nico Rosberg em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. FOTO: AP
Lewis Hamilton vence o GP dos Estados Unidos, com Nico Rosberg em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. FOTO: AP

Os pilotos brasileiros tiveram um final de semana bem distinto. Enquanto Felipe Massa abandou a corrida em função de problemas na sua Williams, Felipe Nasr, mais uma vez pontuou, com um nono lugar ao final da prova americana.

A próxima etapa da temporada será o GP do México, que retorna a Fórmula 1 após 23 anos de ausência, no reformulado Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, no dia 1º de novembro, às quatro horas da tarde, horário de Brasília.

A corrida

Largada do GP dos EUA de Fórmula 1 FOTO: Getty Images
Largada do GP dos EUA de Fórmula 1 FOTO: Getty Images

A corrida não poderia ter começado melhor para Hamilton. Largando por dentro, o britânico tracionou bem, colocou do lado e espalhou o pole Rosberg na curva 1, para assumir a primeira posição. Os dois chegaram a tocar roda. O alemão fez de tudo para segurar a ponta, mas acabou saindo da pista. Com isso, perdeu posições para Kvyat e Ricciardo e caiu para quarto. Apesar de não chover, por causa da pista ainda molhada, todos os pilotos começaram com pneus intermediários.

Lewis Hamilton espalha Nico Rosberg na largada do GP dos EUA. FOTO: Getty Images
Lewis Hamilton espalha Nico Rosberg na largada do GP dos EUA. FOTO: Getty Images

Do meio para trás, muita confusão. Massa rodou, bateu em Alonso e furou pneu do espanhol. Grosjean foi outro que teve um furo de pneu. Bottas, por sua vez, quebrou o bico da Williams. Quem aproveitou a confusão foi Vettel, que ganhou seis posições e subiu de 13º para 7º. Na abertura da segunda volta, Nasr tentou passar o companheiro Ericsson, mas acabou sendo tocado e quebrou o bico de sua Sauber, precisando ir para os boxes.

O brasileiro da Sauber e o finlandês da Williams aproveitaram o pit stop por causa dos bicos quebrados para colocar pneus de pista macia. Mas a aposta se mostrou precipitada e ambos tiveram que voltar aos boxes para colocar novamente os intermediários. Voltas depois, o finlandês da Williams recolheu para a garagem. Nesse momento, Massa era o 13º e Nasr, o último dos que seguiam na pista.

Felipe Nasr caiu para último, mas se recuperou e cruzou em nono no GP dos EUA. FOTO: AP
Felipe Nasr caiu para último, mas se recuperou e cruzou em nono no GP dos EUA. FOTO: AP

Lá na frente, Hamilton chegou a abrir pouco mais de 1s, mas nas voltas seguintes começou a ver a aproximação de Kvyat. O russo chegou a passar o britânico na quinta volta, mas levou o “X” e voltou para segundo. Mais atrás, Nasr se aproveitou da série de abandonos e problemas dos rivais para entrar na zona de pontuação.

Na quinta volta, a direção de prova decidiu então acionar o safety car virtual (todos os pilotos tiveram a velocidade limitada), para que fossem retirados os detritos da pista ocasionados pelas batidas na largada. A relargada aconteceu três voltas depois. Hamilton manteve a ponta com Kvyat em segundo, enquanto Rosberg tomou a terceira posição de Ricciardo. Com a faca nos dentes o alemão da Mercedes deu o bote no russo curvas depois e assumiu o segundo lugar.

Foi então que a previsão meteorológica avisou que não havia mais expectativa de chuva para o restante da corrida. O trilho no traçado começava a se formar, e quem acertasse a hora de trocar os pneus para a pista seca poderia dar o pulo do gato. Uma dica poderia ser Grosjean, que decidiu experimentar os pneus para a pista seca. Mas não foi possível ter nenhuma pista, o franco-suíço logo precisou voltar para os boxes com superaquecimento dos freios e abandonou.

Enquanto Hamilton liderava, a disputa pelo segundo lugar pegava fogo. Kvyat tentou passar Rosberg, mas escapou e ainda perdeu a posição para Ricciardo. O australiano se aproveitou, partiu para cima do alemão e assumiu o segundo lugar.

Com o bom chassi da RBR, Ricciardo se aproximou rapidamente e começou a pressionar o líder Hamilton. Na 15ª volta, o australiano pôs o carro de lado e assumiu a ponta. Com o 2º lugar ainda lhe dando o título, o britânico preferiu não fazer resistência. Só que o bicampeão perdeu rendimento e começou a ver Rosberg em seu retrovisor. E aí o inglês precisava jogar duro se quisesse sair de Austin como campeão. O alemão tentou passar o companheiro de equipe e ambos quase se tocaram. Enquanto isso, Vettel, que também tinha chances de título, era o sexto.

Daniel Ricciardo chegou a liderar o GP dos EUA FOTO: Getty Images
Daniel Ricciardo chegou a liderar o GP dos EUA FOTO: Getty Images

Na 18ª volta, Rosberg deu o bote em Hamilton, levou o “X” na primeira tentativa, mas ganhou o segundo lugar na curva seguinte. O britânico começou a levar pressão de Kvyat, e a Mercedes decidiu chamá-lo para os boxes. O time alemão trabalhou e devolveu o bicampeão para a pista em oitavo, agora com pneus macios.

Na volta seguinte, Rosberg, Kvyat e Ricciardo também fizeram suas paradas. Após a primeira rodada de pit stops, o australiano manteve a ponta, seguido do alemão da Mercedes. Já Hamilton teve uma volta um pouco mais lenta e acabou voltando em quarto, atrás de Kvyat. O britânico ainda errou na curva 1 e espalhou. Para piorar, Vettel já era o quinto. Cenário que impossibilitava o título em Austin. Mais atrás, Raikkonen saiu da pista e chegou a tocar no muro, mas conseguiu voltar, evitando a entrada do safety car.

Com a pista começando a secar, os motores Mercedes começaram a falar mais alto que os Renault da RBR. Com isso, Rosberg, que voava baixo, passou Ricciardo e assumiu a liderança. Já Hamilton, depois de errar três vezes seguidas a curva 1, conseguiu se livrar de Kvyat e subiu para terceiro. Voltas depois foi a vez de Vettel passar o russo e assumir o quarto lugar.

Enquanto isso, Massa, que acabara de entrar no top 10, começou a perder rendimento e ser ultrapassado. Com problemas na Williams, o brasileiro abandonou na 24ª volta. Já Nasr era o 16º, com uma volta de desvantagem em razão das duas paradas nos boxes a mais.

Na 26ª volta, Hamilton, enfim, alcançou Ricciardo e não teve dificuldades para fazer a ultrapassagem e conquistar a segunda posição.

E para o azar de Rosberg, na 27ª volta, quando já tinha uma vantagem de 13s para o britânico, o Safety Car precisou ser acionado em razão da Sauber de Marcus Ericsson, que teve uma pane e ficou parada no meio da pista. Enquanto os líderes seguiram na pista, Vettel, Hulk, Pérez, Sainz, Button e Alonso aproveitaram o período de paralisação para fazer mais uma parada nos boxes. Todos, exceto o inglês da McLaren, arriscaram colocar os pneus médios.

Na relargada, Rosberg arrancou bem e não foi ameaçado por Hamilton. Ricciardo seguiu em terceiro, enquanto Kvyat espalhou e perdeu o quarto lugar para Vettel. O alemão estava atacado. Passou o ex-companheiro de RBR, levou o troco na sequência, mas pouco depois conseguiu tomar o terceiro lugar em definitivo.

Com problemas, Kvyat ia ficando para trás, sendo superado por Hulkenberg e Verstappen. O jovem da STR, aliás, era um dos destaques da prova. Passou Ricciardo na sequência e subiu para quarto. E o australiano acabou se envolvendo em um incidente com Hulk quando tentava defender o quinto lugar.

Lá na frente, a 20 voltas do fim, Hamilton buscava se manter próximo de Rosberg. Uma ultrapassagem a essa altura colocaria o britânico em uma combinação que voltava a lhe dar o título. Foi quando outro safety car virtual foi acionado, para a retirada da Force India de Hulkenberg da pista. Só que a dupla da Mercedes ainda precisaria fazer uma parada a mais nos boxes ou levar os carros até o fim com pneus desgastados.

Sebastian Vettel saiu do meio do pelotão e chegou a ameaçar vitória das Mercedes. FOTO: AP
Sebastian Vettel saiu do meio do pelotão e chegou a ameaçar vitória das Mercedes. FOTO: AP

O alemão da Mercedes decidiu fazer seu pit stop e retornou em quarto, com um novo jogo de pneus macios. Já o inglês preferiu seguir na pista com o jogo de compostos desgastados. Após o fim do safety car virtual, a situação era a seguinte: Hamilton liderava, seguido de Vettel. Rosberg aparecia em quarto, mas rapidamente passou Verstappen e subiu para terceiro.

Com pneus macios contra médios de Vettel, Rosberg rapidamente colou no compatriota e fez a ultrapassagem para assumir o segundo lugar. Tal combinação voltava a dar o título para Hamilton. A grande dúvida da corrida seria se Rosberg conseguiria alcançar Hamilton e tomar a vitória. Foi então que Kvyat “resolveu” bater e provocar a entrada de mais um Safety Car.

Ciente de que não teria condições de vencer com pneus desgastados, Hamilton foi para os boxes fazer seu segundo pit stop. Vettel foi outro a aproveitar o período para parar nos boxes novamente. O alemão da Ferrari retornou em quarto, novamente atrás de Verstappen.

A relargada ocorreu a dez voltas do fim. Hamilton precisava passar Rosberg para vencer a corrida e conseguir o título antecipado. Mas o alemão manteve a ponta com segurança mais uma vez. Mais atrás, Vettel passava Verstappen e subia para terceiro.

Foi então que Rosberg vacilou. A oito voltas do fim, escapou sozinho quando liderava com folga e entregou a liderança de bandeja para Hamilton, que passava a ser campeão com a combinação de resultados.

Mas para comemorar o tri, o britânico ainda precisava que seu companheiro segurasse a segunda colocação de Vettel. E o alemão da Ferrari se aproximava perigosamente do compatriota da Mercedes.

Lá na frente, Hamilton recebia a bandeirada para a vitória. Mais atrás, Nico cruzava à frente de Vettel. O britânico entrava assim no seleto grupo dos tricampeões mundiais.

Lewis Hamilton vence o GP dos Estados Unidos e se torna tricampeão mundial na Fórmula 1. FOTO: formula1.com.
Lewis Hamilton vence o GP dos Estados Unidos e se torna tricampeão mundial na Fórmula 1. FOTO: formula1.com.

Veja a seguir algumas imagens da festa de Hamilton pelo título conquistado pela terceira vez em sua carreira na Fórmula 1.

Previous Image
Next Image

info heading

info content

Resultado final do GP dos Estados Unidos:

1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h50m52s703
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +2s850
3) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +3s381
4) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) +22s359
5) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +24s413
6) Jenson Button (ING/McLaren-Honda) +28s058
7) Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) +30s619
8) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) +32s273
9) Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) +40s257
10) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) +53s371
11) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) +54s816
12) Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) +1m15s277

Abandonaram:

Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes)
Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)
Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari)

Volta mais rápida: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) com 1m40s666, na 49ª volta.

Mundial de Pilotos:

Classificação Pontos
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) (Campeão) 327
2 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) 251
3 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 247
4 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 123
5 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 111
6 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 109
7 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) 76
8 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 74
9 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 64
10 Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) 45
11 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes) 44
12 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 38
13 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) 27
14 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) 26
15 Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) 18
16 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) 16
17 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) 11
18 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) 9
19 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) 0
20 Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) 0
21 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) 0
22 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) 0

Mundial de Construtores:

Classificação Pontos
1 Mercedes (Campeã) 574
2 Ferrari 374
3 Williams-Mercedes 220
4 Red Bull Racing-Renault 150
5 Force India-Mercedes 102
6 Lotus-Mercedes 70
7 Toro Rosso-Renault 63
8 Sauber-Ferrari 36
9 McLaren-Honda 27
10 Manor Marussia-Ferrari 0

 

Previous post

GP DOS EUA 2005: UM DOS CAPÍTULOS MAIS VERGONHOSOS DA F1

Next post

MELO É O NOVO NÚMERO UM DO MUNDO DO TÊNIS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *