Home»Fórmula 1»GP DE MÔNACO

GP DE MÔNACO

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Vai lá, não é nem de longe a corrida mais emocionante da temporada, mas o Grande Prêmio de Mônaco é sem dúvida o mais curioso da categoria. Dificilmente uma corrida será tão atrativa visualmente como é o caso dessa, disputada pelas ruas do principado.  Está no calendário da Fórmula 1 desde 1951, transitando por cinco sedes diferentes, mas se consolidando como uma das provas mais tradicionais da categoria.

O principado de Mônaco transpira história quando o assunto é automobilismo, sua primeira corrida ocorreu em 1929, 21 anos antes da existência da Fórmula 1. De 1950 pra cá, somente não ocorreu um GP de Fórmula 1 entre 1951 e 1954.

CURIOSIDADES

Além de passar do lado de cassinos, iates e afins, a prova disputada em Monte Carlo talvez seja a corrida mais repleta de curiosidades da Fórmula 1:

  • o pódio e a entrega da premiação são feitos numa escadaria, tradicionalmente com um banquete sendo realizado após a corrida, oferecido pelo príncipe;
  • É a única corrida onde não é percorrida a distância mínima de 305 km durante uma corrida. São somente 260 km, por que se fosse aplicada a regra, a corrida ultrapassaria o limite de 2 horas de duração;
  • É a única corrida da categoria que terminou com apenas 3 pilotos cruzando a linha de chegada, numa história única, que você pode ler aqui.

O CIRCUITO DA CORRIDA

3340 metros. 19 curvas, sendo que a Grand Hotel Hairpin é a curva mais lenta de todos os circuitos da Fórmula 1. Uma reta dos boxes “encurvada” em um circuito de rua à beira mar extremamente travado onde uma ultrapassagem “limpa” é quase impossível por causa da pista estreita onde um erro do piloto pode levá-lo a sair da corrida em função de uma colisão com as proteções que delimitam o desenho do circuito. Isto é Mônaco meus amigos.

Vista aérea do de parte do Principado de Mônaco. Em destaque o traçado do circuito de rua onde se realiza desde 1950 o GP de Mônaco. FOTO: www.quiencorrehoy.com

Nada é mais exótico e difícil de pilotar que este circuito localizado no bairro de Monte Carlo aonde os treinos livres ocorrem na quinta-feira, enquanto nas demais corridas eles ocorrem na sexta-feira. De 1929 pra cá, não se mudou muita coisa neste circuito da Fórmula 1. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 78 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa monegasca da Fórmula 1.O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.

Circuito de Monte Carlo onde se realiza o GP de Mônaco desde 1950. Fonte: ra-gmr.blogspot.com.br.

Pilotos e equipes sempre devem ficar atentos, pois a chuva pode aparecer durante os treinos e a corrida o que pode gerar grandes espetáculos, mas também vários acidentes e situações inusitadas.

DADOS HISTÓRICOS

Nas 63 edições realizadas até agora do GP de Mônaco, foram 33 vencedores, sendo que o primeiro a conquistar o topo do pódio em Monte Carlo, foi o argentino Juan Manuel Fangio.

O maior vencedor do GP é o brasileiro Ayrton Senna, o “Rei” de Mônaco, com 6 vitórias, seguido pelo alemão Michael Schumacher e pelo inglês Graham Hill, com 5 vitórias cada. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a McLaren com 15 vitórias, seguida pela Ferrari, com 8 vitórias .

A pole mais rápida foi feita por Sebastian Vettel pela Red Bull em 2011 com o tempo de 1min 13s 556 (com os carros com motores V8) e a volta mais rápida foi feita por Lewis Hamilton em 2016, pela Mercedes com o tempo de 1min 17s 939 (com os carros com motores V6 turbo).

Previous post

VIRADA DE LÍDER NO SUL E PRIMEIRA VITÓRIA DA CHAPECOENSE

Next post

JOGADAS DA SEMANA | JOGADA MÁGICA NO FUTEBOL DE AREIA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *