Home»Futebol Nacional»Brasileirão»BRASILEIRÃO 2015 – START SPORTS AWARDS

BRASILEIRÃO 2015 – START SPORTS AWARDS

0
Shares
Pinterest WhatsApp

STARTSPORTSAWARDS

Terminado o Campeonato Brasileiro, campeão já definido tem tempo, classificados para a Libertadores se planejam, outros ficam aliviados com a permanência na Série A em 16, outros estão de mudança para a Sibéria…. No meio destes sentimentos, todo ano acontecem premiações diversas para os atletas que desenvolveram grande futebol durante o torneio.

Claro que o Start Sports não poderia ficar fora dessa, e depois de divulgadas as seleções de premiações menos expressivas que a deste blog (tipo a Bola de Prata ou o Troféu Armando Nogueira), exaltaremos os nossos premiados!

Antes de mais nada, é bom explicar como funcionará: faremos duas seleções, sendo uma pelo número de aparições nas seleções da rodada durante o campeonato (semelhante a que fizemos para o primeiro turno, que revelou resultados interessantes), e outra seleção com os escolhidos pelos integrantes da equipe do blog, avaliando o merecimento de cada um dos jogadores (esta será apresentada em outra oportunidade, em breve).

Vamos aos premiados que mais apareceram nas seleções rodada a rodada:

goleiro

Renan (Goiás) – 4 Aparições nas rodadas: 03, 07, 22 e 24.

Renan

Apesar do destaque nestas rodadas, Renan não foi suficiente para livrar seu time do rebaixamento.

Empatados em segundo lugar, com 3 aparições cada, ficaram: Agenor (Joinville), Alex Muralha (Figueirense), Danilo (Chapecoense), Danilo Fernandes (Sport), Marcelo Lomba (Ponte Preta) e Martin Silva (Vasco).

lateral-direito

Patric (Atlético-MG) – 6 Aparições nas rodadas: 01, 02, 04, 05, 10 e 38

Patric

Ninguém apareceu na seleção da rodada mais que ele nos dez primeiros jogos…. Mesmo que a torcida atleticana não entenda muito bem como isso aconteceu, o Patricão só precisou administrar a vantagem até o fim do campeonato.

Em segundo lugar, ficou Lucas (Palmeiras) com 5 aparições. O que diz muito sobre a posição de lateral no Brasil, hoje em dia…

zagueiros

Jemerson (Atlético-MG) – 5 Aparições nas rodadas: 02, 10, 13, 16 e 27

jemerson-atletico-mineiro-libertadores-25022015_rudhn70ia5ka1mv2nxrj7rhgw

Gil (Corinthians) – 5 Aparições nas rodadas: 14, 16, 28, 33 e 35

gil

Os dois zagueiros que mais apareceram, formaram a dupla de zaga da seleção de apenas uma rodada (16), penúltima aparição de Jemerson, segunda de Gil.

Fred (Goiás) e Leonardo Silva (Atlético-MG) quase conseguiram uma vaguinha nesta seleção do campeonato, com 4 aparições cada.

lateral-esquerdo

Douglas Santos (Atlético-MG) – 6 Aparições nas rodadas: 11, 12, 13, 20, 27, e 36

image

Douglas Santos, completa o domínio atleticano na defesa. Foi o único jogador que emendou aparições nas seleções de 3 rodadas seguidas.

Em segundo lugar ficou Renê (Sport), com quatro aparições.

volantes

Rafael Carioca (Atlético-MG) – 6 Aparições nas rodadas: 04, 05, 08, 13, 15 e 29

20150309194826777355o

Elias (Corinthians) – 4 Aparições nas rodadas: 16, 18, 21 e 28

elias-ex-corinthians-flamengo

Assim como na dupla de zaga, um do campeão, Elias, e outro do vice, Rafael Carioca. Desta vez com maioria de aparições para o atleticano. Não apareceram juntos em nenhuma rodada, atrapalhando o pouco o entrosamento deste meio de campo.

Uma turma grande apareceu 3 vezes e ficou na bica para entrar na seleção do campeonato: Ariel Cabral (Cruzeiro), Fernando Bob (Ponte Preta), Rithelly (Sport), Thiago Mendes (São Paulo) e Willians (Cruzeiro).

meias

Jadson (Corinthians) – 9 Aparições nas rodadas: 07, 10, 13, 18, 20, 27, 30, 31 e 33

CRAQUE2015

Renato Augusto (Corinthians) – 7 Aparições nas rodadas: 07, 10, 23, 24, 28, 31 e 33

o_20150529093132_flamengo_e_corinthians_cogitam_troca_de_samir_por_renato_augusto

A dupla sensação do campeonato, Jadson e Renato Augusto, que desequilibrou a parada para o Corinthians. Não apenas formam a dupla de meias como são os jogadores que mais apareceram rodada a rodada ao longo do certame. Jadson é o nosso craque do campeonato com soberbas 9 (nove!) aparições.

Giovanni Augusto (Atlético-MG) ficou com 6 aparições. Interessante é que, depois do atleticano, com 5 aparições temos empatados Giuliano (Grêmio) – até aí tudo bem – e Renato Cajá (Ponte Preta) que fez um início de campeonato avassalador e não esteve longe de entrar na seleção, mesmo jogando apenas metade de um turno.

atacantes

Lucas Pratto (Atlético-MG) – 6 Aparições nas rodadas: 05, 08, 15, 16, 20 e 29

image

Ricardo Oliveira (Santos) – 5 Aparições nas rodadas: 05, 08, 22, 24 e 31

pdt_ft1_120603

Lucas Pratto foi o melhor atacante do campeonato e foi lembrado mais que todos os outros. Para sua companhia, tivemos o único empate, e foi logo um tríplice empate: Ricardo Oliveira (Santos), Luan (Grêmio) e Alexandre Pato (São Paulo) com 5 aparições cada. Como critério de desempate, adotamos o número de gols marcados (afinal, diria o poeta que um atacante vive de gols), e neste quesito, ninguém se destacou mais que Ricardo Oliveira, artilheiro da competição com 20 gols (7 a mais que Pratto, por exemplo).

Nossa avaliação

Analisando a disposição das aparições de cada um dos selecionados, é possível verificar claramente o início avassalador do Atlético-MG, que emendou muitos de seus atletas nas seleções das primeiras rodadas, o que os garantiu na seleção final, mesmo não aparecendo tanto na parte derradeira da competição. Percebe-se também claramente que o Corinthians não engrenou de cara (as primeiras aparições foram apenas na sétima rodada, justamente com a dupla de meias), mas depois desse início vagaroso, sempre emendando aparições rodada após rodada, atropelou todo mundo abriu a larga vantagem sobre o time mineiro.

Mesmo que não tenha emplacado nenhum jogador na seleção, o Sport teve três jogadores na briga para entrar na escalação (Danilo Fernandes, Renê e Rithelly), coroando o grande ano do time pernambucano, único nordestino desta edição da Série A, igualando a melhor campanha de um time desta região junto com o Vitória no ano de 2013.

Por último, percebemos que se você é goleiro, e pretende aparecer, tenha uma defesa de qualidade duvidosa em sua frente! Dos goleiros titulares nos times rebaixados, três foram citados acima (Joinvile, Vasco e Goiás, deste saiu o selecionado, inclusive) e ainda citamos goleiro do Figueirense, que escapou do rebaixamento na última rodada. Cássio (Corinthians), goleiro menos vasado da competição, apareceu apenas e tão somente uma vez na seleção, na rodada 19. Walter, substituto de Cássio na meta corintiana, foi titular na rodada 14 e entrou na seleção desta rodada. O guarda-metas atleticano apareceu também em apenas duas rodadas: Victor se destacou nas rodadas 25 e 27; ressaltando que a defesa da seleção basicamente foi composta por atleticanos, e na rodada 25, apenas Victor entrou na seleção, o que indica que a defesa não foi bem e obrigou o ídolo atleticano a trabalhar… Vida de goleiro não é fácil!

SELEÇÃO DOS INTEGRANTES DO BLOG

Agora vamos falar das nossas escolhas. Deixando de lado os jogadores escolhidos a cada rodada, chegamos num consenso de qual seria nosso time ideal e, como vocês podem ver, mudou pouca coisa. Goleiro e lateral direito nem de longe são unanimidade e, por isso, Alex Muralha, herói do Figueirense, e Rafael Galhardo, destaque do Grêmio, entram no time. E, para não deixar de fora o Luan, que carregou o Grêmio nas costas, sacrificamos um volante e mandamos ver no trio de ataque. É que somos ofensivos mesmo!

seleção-do-campeonato

revelação

E ainda escolhemos a revelação do campeonato. Teve gente demais na disputa. Thiago Maia e Zeca, do Santos; Gabriel Jesus, do Palmeiras, foram lembrados, mas nenhum superou o goleiro do Inter, Alisson. Além de assumir de vez a meta colorada, Alisson Becker terminou o ano como dono da camisa 1 da seleção Brasileirão. Fez um campeonato bem regular e foi um dos destaques do Inter. Por isso a nossa escolha vai para o arqueiro do Inter.

afl20150923020

Previous post

BRASILEIRÃO TERMINA COM MAIS UM FRACASSO NA HISTÓRIA DO VASCO

Next post

ZEBRAS E RECORDES FECHAM A FASE DE GRUPOS DA CHAMPIONS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *