Home»Futebol Internacional»Champions League»ZEBRAS E RECORDES FECHAM A FASE DE GRUPOS DA CHAMPIONS

ZEBRAS E RECORDES FECHAM A FASE DE GRUPOS DA CHAMPIONS

0
Shares
Pinterest WhatsApp

champions3

Na última quarta-feira, 09/12, chegou ao fim a fase de grupos da Champions League e com isso é chegada a hora da análise do blog sobre o que se passou na fase de grupos. As zebras, os favoritos e o que esperar dos times classificados daqui em diante. Comecemos então analisando os resultados de cada grupo.

No grupo A, nada de surpresas, passaram os grandes favoritos, Real Madrid (em primeiro) e PSG (em segundo). Tirando os confrontos diretos entre os dois, ambos venceram seus jogos com relativa facilidade. O Real venceu o PSG por 1×0 tendo empatado o outro jogo. Nos demais goleou o Shaktar por 4×0 e depois passou sufoco mas venceu novamente os ucranianos por 4×3. Contra o saco de pancadas do grupo, o Malmö, uma vitória mais modesta e preguiçosa por 2×0 e uma goleada por fantásticos 8×0. Neste jogo, destaque para a atuação de Benzema com três gols e, principalmente, de Cristiano Ronaldo com quatro gols. O português disparou como o maior artilheiro desta edição da Champions com 11 gols e ainda na artilharia histórica da Champions com 88 gols. Se tornou também o primeiro a fazer 11 gols na fase de grupos da competição. O PSG não ficou para trás e venceu o Malmö por 2×0 depois por 5×0 e o Shaktar por 3×0 e 2×0.

Onze gols na primeira fase colocam CR7 como maior goleador da história da Champions. FOTO: UEFA
Onze gols na primeira fase colocam CR7 como maior goleador da história da Champions. FOTO: UEFA

No grupo B se deu a maior zebra do certame. O todo poderoso Manchester United fica de fora das oitavas. O outrora grande favorito decepcionou com uma derrota e um empate contra o PSV um empate contra o CSKA e uma derrota de virada na derradeira rodada contra o Wolfsburg, sem contar o futebol bem aquém do esperado. Passam os alemães em primeiro e o PSV em segundo.

Em sua volta a Champions, Manchester fracassa na fase de grupos. FOTO: Reuters
Em sua volta a Champions, Manchester fracassa na fase de grupos. FOTO: Reuters

Passando pelos grupos C e D, nada de surpresas. No C, como esperado nos prognósticos, o Atletico de Madrid e o Benfica passaram com facilidade. Surpreendente, só os quatro pontos do estreante Astana. No grupo D, um pouco mais forte, o Manchester City finalmente fez valer seu favoritismo e passou em primeiro, embora só um ponto acima da Juventus. Algumas vitorias consistentes para os ingleses, como os 4×2 contra o Mönchengladbach, outras nem tanto. Já a Juve segue vencendo aos trancos e barrancos mas mostrando força nos grandes jogos, como nas duas vitorias em cima do City.

Nos grupos E e F tivemos os super favoritos Barcelona e Bayern passeando. No grupo E o Barça fechou com várias goleadas e jogos espetaculares e o trio MSN voando, embora o principal membro, Messi, tenha perdido boa parte da festa por lesão. A surpresa foi a classificação da Roma ao invés do Leverkusen. Com apenas seis pontos (pior pontuação de um classifico na história), os italianos, embora não percam a mania de serem goleados em todas as vezes que participam da Champions, se classificaram por terem segurado um empate contra o Barça no primeiro jogo e terem empatado e depois vencido o Leverkusen. Já para a eliminação dos alemães pesou o empate contra o BATE Borisov na penúltima rodada. No grupo F o Bayern também sobrou no grupo e goleou em quase todos os jogos. A vitória mais modesta foi um 2×0 na ultima rodada. O Arsenal suou para desbancar o Olympiacos terminando com os mesmos 9 pontos dos gregos. O hat trick de Giroud, na confronto decisivo salvou os ingleses. Fez diferença para os Gunners as vitória em cima do Bayern na primeira rodada e contra os gregos na ultima.

Mesmo devendo cinco gols e levando de 6 do Barça, Roma avança com apenas seis pontos. FOTO: Max Rossi/Reuters
Mesmo devendo cinco gols e levando de 6 do Barça, Roma avança com apenas seis pontos. FOTO: Max Rossi/Reuters

Nos grupos G e H outras duas surpresas. No primeiro, não seria surpresa o Chelsea passando em primeiro, não fosse a péssima temporada do time de Mourinho. Os Blues fazem uma péssima Premier League, longe de disputar título mas acabaram correspondendo na Champions. Surpreende também, o Dynamo Kiev em segundo, superando o tradicional Porto. O empate e vitória dos ucranianos no confronto direto fizeram a diferença na classificação. Já no grupo G o que chama atenção é a classificação do Gent que, esperava-se, seria o saco de pancadas do grupo. As vitórias em casa, onde fez 7 pontos fizeram a diferença para os belgas. Já o Valencia foi bem decepcionante com apenas 6 pontos.

O pequeno Gent da Bélgica garante classificação improvável. FOTO: Getty Images
O pequeno Gent da Bélgica garante classificação improvável. FOTO: Getty Images

Os prognósticos para as oitavas dependem muito do sorteio mas já pode se destacar que é bem difícil que o favoritismo escape dos três mais poderosos clubes da atualidade. Real Barcelona e Bayern largam na frente e são fortes candidatos a estarem nas fases mais agudas a não ser que se enfrentem antes.

Nas oitavas já se sabe que os times primeiros colocados não se enfrentam e ainda estão proibidos os confrontos entre times do mesmo país ou que estavam no mesmo grupo. Dos primeiros colocados os adversários prediletos são Wolfsurg e Zenit, o que não quer dizer que jogar contra eles será fácil. Atlético e City são outros que podem avançar mais na competição.

Dentre os segundos, os que todos querem evitar são PSG Juventus e Arsenal. O primeiro por ser um forte candidato a disputar o título com Barça Real e Bayern. O segundo por ser tradicional e ter espírito copeiro. O ultimo porque tem um bom time apesar de sempre dar azar no sorteio e sair antes da hora.

Dito tudo isto e analisados os times classificados, resta esperar o que o sorteio vai ditar e como os times chegaram para os jogos em fevereiro. O mercado de inverno e o desenrolar da temporada dos times podem mudar muita coisa até lá. Vejamos…

11225437_1127114694001658_8350450434964503765_n

Previous post

BRASILEIRÃO 2015 – START SPORTS AWARDS

Next post

DEZ MOMENTOS EM QUE ROGÉRIO CENI FOI MESMO MITO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *