Home»Fórmula 1»GP DE CINGAPURA DE FÓRMULA 1

GP DE CINGAPURA DE FÓRMULA 1

0
Shares
Pinterest WhatsApp

O GP de Cingapura não é nem de longe um dos mais queridos da Fórmula 1, mas temos que dar o braço a torcer: é um dos circuitos mais bonitos da categoria. Desde 2008 ele está no calendário e, se dentro da pista não chama muita atenção, não há o que discutir da beleza da primeira prova noturna da Fórmula 1.

Cabe ressaltar que a prova teve um história pré-F1. Realizado inicialmente em 1961, conhecido então como GP do Oriente. No ano seguinte mudou seu nome para GP da Malásia, porém sem participar oficialmente do Campeonato de Fórmula 1. A partir de 1965, passou a representar a recém-independente Cingapura. No início dos anos 1970, a prova foi realizada esporadicamente até 1974, quando foi extinta por completo.

O CIRCUITO DA CORRIDA

Desde 1999, o então chefão da F1, Bernie Ecclestone, decidiu levar a categoria para novos países, principalmente na Ásia. Neste contexto, o Grande Prêmio de Cingapura veio pós anos 2000, integrando a nova leva de países que passaram a receber as provas do calendário do mundial da Fórmula 1.

Circuito de rua localizado na Marina Bay com a iluminação colocada e em funcionamento para a corrida de Cingapura, realizada por lá desde 2008. Note a diferença do grau de iluminação da área do circuito em relação ao seu entorno. FOTO: f1madness.co.za.

Realizado nas ruas do pequeno país asiático cujo porto é o mais movimentado do mundo, a corrida apresenta justamente o diferencial de ser realizada à noite. Foi a primeira prova noturna da categoria, fato que já não é  sua exclusividade, pois a corrida de Dubai começa de dia e acaba de noite e no Barein, desde 2014, a corrida também passou a ser noturna.

Uma das atrações da corrida de Cingapura é esta roda gigante que se encontra no interior do circuito. FOTO: www.f1fanatic.co.uk

Composto por retas curtas e médias e incríveis 23 curvas o traçado possui 5065 metros. Mesmo sendo um circuito de rua, existem alguns bons pontos de ultrapassagem em seu traçado. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 61 vezes para que se conheça o vencedor. O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.

Circuito de Rua da Marina Bay onde se realiza o GP da Cingapura. FOTO: pt.wikipedia.org

Apesar de ter condições climáticas semelhantes à da Malásia, a chuva não é presença muito vista nas corridas realizadas por lá até hoje.

DADOS HISTÓRICOS

Nas 9 edições realizadas até agora do GP de Cingapura desde 2008, 4 pilotos diferentes venceram lá. O espanhol Fernando Alonso foi o primeiro vencedor pilotando uma Renault no ano em questão.

O maior vencedor do GP de Cingapura é o alemão Sebastian Vettel com 4 vitórias alcançadas, seguido pelo espanhol Fernando Alonso e pelo inglês Lewis Hamilton com 2 vitórias cada um. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a Red Bull com 3 vitórias, seguida pela Ferrari com 2 vitórias.

A pole mais rápida foi feita por Sebastian Vettel pela Red Bull em 2013 com o tempo de 1min 42s 841 (com os carros com motores V8) e a volta mais rápida também foi feita por Kimi Raikkonen pela Ferrari, em 2008, com o tempo de 1min 45s 599 (também os carros com motores V8).

Previous post

SEGUNDO TURNO COMEÇA COM EXPECTATIVA PARA CRUZEIRO E SÃO PAULO

Next post

TRICOLOR BATE RAPOSA E ENTRA NA BRIGA PELO TÍTULO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *