GP DA ESPANHA DE FÓRMULA 1
O Grande Prêmio da Espanha está no calendário da Fórmula 1 desde 1951, transitando por cinco sedes diferentes, mas se consolidando como uma das provas mais tradicionais da categoria.
O circuito da corrida
O Grande Prêmio da Espanha já foi disputado em quatro circuitos diferentes antes de chegar à Montmeló: Pedralbes, Jarama, Montjuïc e Jerez. O circuito atualmente usado, está localizado na cidade de mesmo nome e deteve por muito tempo o recorde de maior reta dos circuitos utilizados Fórmula 1, até ser superado pela do Circuito de Xangai, na China.
Bem, apesar do “retão” existente, é um circuito onde se é difícil ultrapassar (melhorou esta característica após os carros passarem a utilizar as asas traseiras móveis). Essa característica acabou gerando um fato, no mínimo curioso: de 1991 até 2012, todos os vencedores tinham largado necessariamente em uma das três primeiras posições no grid. Fernando Alonso quebrou esta escrita em 2013, pois venceu a corrida, apesar de ter largado somente em quinto no grid.
Os 4.655 metros são compostos por algumas retas e 16 curvas. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 66 vezes, para que se conheça o vencedor da etapa espanhola da Fórmula 1.
O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.
Como o circuito da Catalunha costuma ser utilizado durante os testes de inverno, lá é provavelmente o lugar aonde pilotos e equipes tem menos dificuldade em configurar o acerto de seus respectivos carros.
Dados históricos
Desde 1951, foram realizadas 46 edições do GP da Espanha (ocorreram períodos neste espaço de tempo em que a corrida não foi realizada ou não valeu para o campeonato daquele ano) e 28 pilotos diferentes venceram lá. O argentino Juan Manuel Fangio foi o primeiro, em 51, correndo no circuito de Pedralbes. Em Montmeló (circuito atual) o primeiro vencedor foi o inglês Nigel Mansell em 1991.
O maior vencedor de GPs da Espanha (e também maior vencedor no circuito de Montmeló) é o alemão Michael Schumacher com 6 vitórias, seguido por Jackie Stewart, Nigel Mansell, Alain Prost e Mika Häkkinen, com 3 vitórias cada. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a Ferrari com 12 vitórias (8 em Montmeló), seguida pela McLaren, com 8 vitórias (4 em Montmeló).
A pole mais rápida foi feita por Lewis Hamilton, pela Mercedes em 2017, com o tempo de 1 min 19 seg 149 (com os carros com motores V6). A volta mais rápida foi feita por Kimi Raikkonen em 2008, pela Ferrari, com o tempo de 1 min 21 seg 670 (com os carros com motores V8).
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