Goleiro polonês sai do banco e se torna herói do jogo
A Euro 2012 começou em grande estilo. É difícil imaginar uma grande partida envolvendo Polônia e Grécia, se levarmos em conta apenas a pouca tradição das seleções, mas essa partida em especial foi diferente. O caldeirão de Varsóvia ferveu no empate entre as duas equipes, que teve muita emoção e um herói inesperado.
Os donos da casa partiram pra cima impulsionados pelo coro da sua torcida e criaram boas chances no início do jogo. Os dezoito minutos iniciais foram de pressão polonesa, culminando em gol quando a dupla do Borussia Dortmund entrou em ação, com cruzamento Kuba para Lewandowski cabecear para o gol, aproveitando saída errada de Chalkias.
Grécia mantinha mais posse de bola, mas não levava perigo, ao contrário da Polônia que continuou criando boas chances. Não bastasse a superiodade, aos 44, o juiz espanhol Carlos Velasco Carballo expulsou o zagueiro grego Papastathopoulos depois que Murawski escorregou e se jogou na frente defensor. O segundo amarelo e a expulsão somaram-se a uma reclamação de pênalti, inexistente, a favor da Grécia, aos 46, levando ao fim de primeiro tempo tenso.
Na segunda etapa, a Polônia tirou o pé e, mesmo com um a mais, logo aos seis minutos, sofreu o empate. Após cruzamento do lateral-direito Torossidis, o goleiro Szczesny, do Arsenal, se atrapalhou com o zagueiro Wasilewski e a bola sobrou para Salpingids, que acabara de entrar, finalizar para o gol vazio e silenciar o Estádio Nacional de Varsóvia.
O choque foi sentido e, mesmo ainda dominando o jogo, os poloneses começaram a sofrer com os ataques gregos. Num deles, aos 24, Salpingidis entrou livre, tirou de Szczesny e foi derrubado pelo goleiro, que nem discutiu a penalidade ou sua expulsão. Ninguém imaginava que surgiria do banco o herói polonês. O goleiro reserva Tyton entrou e defendeu o pênalti cobrado por Karagounis, para festa da torcida.
Não houve mais gol, apesar das tentativas de ambas as equipes. Mas nem precisava. O jogo de abertura da Euro já teve emoção de sobra, foi um ótimo aperitivo para a competição equilibrada que se esperava e, de quebra, já coroou seu primeiro herói.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=P8WtMy3OO8k&w=420&h=315]
Polônia 1×1 Grécia
Polônia: Szczęsny, Piszczek, Wasilewski, Perquis e Boenisch; Polanski, Murawski, Rybus (Tytoń), Obraniak e Kuba; Lewandowski. Técnico: Franciszek Smuda
Grécia: Chalkias, Torossidis, Papastathopoulos, A. Papadopoulos (K. Papadopoulos) e Holebas; Maniatis, Karagounis e Katsouranis; Ninis (Salpingidis), Samaras e Gekas (Fortounis). Técnico: Fernando Santos
Gols: Lewandowski, aos 17 min do 1ª tempo e Salpingidis, aos 6 min do 2º tempo.
Cartões amarelos: Papastathopoulos, Holebas, Karagounis (Grécia).
Cartões vermelho: Papastathopoulos (Grécia); Szczęsny (Polônia).
Estádio: Nacional de Varsóvia (Polônia). Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha). Público: 56.070.
No Comment