Rússia começa com tudo e goleia Rep. Tcheca
A Rússia estreou muito bem na Euro, goleando a Rep. Tcheca por 4×1, no Estádio Municipal de Breslávia. O time que há muitos anos não faz frente aos grandes do continente – como na época da União Soviética – jogou um futebol envolvente, com um ataque que girava a bola rápido e confundia a defesa adversária.
Os russos, que não perdiam a 14 jogos, começaram sonolentos e foram pressionados pelos tchecos, mas em seu primeiro ataque efetivo, aos 14 minutos, Dzagoev, aproveitando rebote da cabeçada de Kerzhakov na trave, chutou forte e sem chances para Peter Cech. Com o gol e a necessidade de atacar, os tchecos ficaram vulneráveis e logo levaram o segundo. Arshavin recebeu livre pela esquerda e lançou em diagonal, para Shirokov que finalizou com perfeição. Em 23 minutos de jogo a Rússia já vencia por 2×0. Os tchecos se limitaram a segurar o ataque russo até o fim da primeira etapa.
Quando menos se esperava, a República Tcheca deu nova vida a partida, se aproveitando de um novo início sonolento da Rússia e, logo aos seis minutos, Pilar, aproveitando passe certeiro de Plasil, driblou o goleiro Malafeev e descontou. O gol tcheco deixou o jogo lá e cá, mas mesmo assim a Rússia era mais perigosa, principalmente com Kerzhakov, que perdia muitas chances. Tais erros levaram Dick Advocaat a substituir Kerzhakov por Pavlyuchenk, que, em um de seus primeiros lances, deu um passe preciso para Dzagoev chutar forte e cruzado e marcar o terceiro. Aproveitando o time tcheco atordoado, Pavlyuchenko avançou da entrada da área e mandou uma bomba para fechar a goleada.
Ficou claro que o bom time russo, mesmo com momentos de sonolência e falhas na defesa, é favorito do grupo A. Com um meio de campo de muita movimentação e a articulação de Arshavin a Rússia prontifica-se a fazer boa campanha na competição. Já a República Tcheca precisará de bem mais do que seu limitado arsenal de jogadas de bola parada para seguir em frente na Euro.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=sj6o9S_nai8&w=560&h=315]
RÚSSIA 4 X 1 REPÚBLICA TCHECA
RÚSSIA – Malafeev, Anyukov, Berezutski, Ignashevich e Zhirkov; Shirokov, Denisov, Zyryanov, Dzagoev (Kokorin) e Arshavin; Kerzhakov (Pavlyuchenko). Téc: Dick Advocaat
REP. TCHECA – Cech, Selassie, Hubník, Sivok e Kadlec; Plasil, Jirácek (Petržela), Pilar, Rosicky e Rezek (Hübschman); Milan Baros (Lafata). Téc: Michal Bilek
Gols: Dzagoev, aos 14 e Shirokov, aos 23 min do 1º tempo; Pilar, aos 6, Dzagoev, aos 33, e Pavlyuchenko, aos 36 min do 2º tempo.
Estádio: Estádio Municipal de Breslávia (Polônia). Árbitro: Howard Webb (Inglaterra).
No Comment