Botafogo despenca, São Paulo joga Vasco no Z4 e líder vence de novo
Jogando sem o peso de ter uma adversário na sua cola (o Grêmio está 11 pontos atrás), o Cruzeiro joga solto e, com seriedade, vai cumprindo seu papel e vencendo os adversários mais fracos. O aguerrido Náutico deu muito trabalho ao goleiro Fábio no primeiro tempo, mas o Timbú não foi capaz de evitar a goleada por 4×1 do time mineiro, que garantiu a manutenção da grande vantagem sobre o rival gaúcho.
O Grêmio parece ser o único a vislumbrar um tênue chance de título, após a heroica vitória por 1×0 sobre o Botafogo, no Maracanã. Numa retranca exemplar e com um golaço de Alex Telles, o grêmio superou a expulsão de Kléber e se aproveitou da decadência botafoguense. O time da estrela solitária, que chegou a sonhar com o título, começada ver sua vaga na Libertadores ameaçada, depois de uma sequência de quatro jogos no Rio com apenas um ponto conquistado.
Quem não tem nada a ver com isso é o Furacão que venceu de virada o Atletiba e ultrapassou o Botafogo. Num jogo disputado o Coritiba, caminhando a passos largos para o Z4, foi mais uma vítima do interminável Paulo Baier, autor de dois gols, que deixam o meia a um de completar 100 gols na era de pontos corridos.
O Coxa pode fazer companhia a Criciúma e Ponte Preta. O Tigre jogou com determinação mas faltou futebol, o que lhe rendeu apenas um empate com o Goiás, no Serra Dourada, por 1×1. Já a Ponte foi a Salvador e também não passou de um empate em 1×1 com o Bahia.
Mais dois empates aconteceram na rodada. No Independência, no duelo entre o atual campeão da Libertadores e o atual campeão mundial, Cássio evitou a vitória do Atlético-MG, garantindo mais um 0x0 para a conta do Corinthians. O outro empate foi num jogo que valia bem mais. Num clássico Flamengo x Vasco que passou bem longe de valer título ou classificação, o empate em 1×1 foi bom para o Flamengo e péssimo para o Vasco, que retornou a zona de rebaixamento.
A situação do Vasco se deu graças ao São Paulo, que no fim da partida, venceu o Vitória por 3×2, numa partida com tons dramáticos no Morumbi. O tricolor saiu da zona de rebaixamento e passou a frente do Vasco no inglório duelo contra a queda. Quem também se recuperou foi o Inter, que depois da queda de Dunga, venceu a primeira. Não se sabe se pela volta de Damião ao time titular, ou se pela ida do time para Caxias do Sul, mas o fato é que o time do Inter foi mais determinado e voltou a tempo para a briga pela vaga na Libertadores.
Encerrando o post, uma menção honrosa a Portuguesa. A Lusa, mesmo passando despercebida a maior parte do campeonato e sendo cotada sempre para a queda, consolida sua campanha de recuperação. Depois de várias rodadas jogando bem e perdendo, a Lusa venceu mais uma no Canindé, contra o Santos, por incontestáveis 3×0, que deixaram a equipe em 10º. Nada garantido, mas já é muito para quem tinha tão pouco a vista.
No Comment