ARRIBA, ARRIBA, ARRIBA! APÓS 23 ANOS A FÓRMULA 1 VOLTOU AO MÉXICO
Se nos últimos anos assistimos a entrada de muitos novos GP’s na Fórmula 1, desta vez temos o retorno de uma etapa que não ocorria há 23 anos. A Fórmula 1 volta ao México após mais de duas décadas de ausência. Vamos então relembrar como foi a última corrida realizada por lá em 1992.
“De volta na Cidade do México para a prova de 22 de março, a Williams foi dona completa da corrida. Não foi exatamente uma prova para se guardar na memória. Sem pit-stops necessários para os dez primeiros colocados, já que a Goodyear entregou pneus que duravam todas as 69 voltas, Mansell escapou e abriu.
No fim, sem muitos esforços, venceu com mais de 12s de vantagem para o companheiro de equipe. Patrese, numa fácil dobradinha, veio na sequência.
Depois de uma boa largada, Senna rapidamente pulou para o terceiro lugar. Caso alcançasse as Williams, seria um cartão de visita de que estaria à espreita para ao menos sonhar com o tetracampeonato. Mas após 12 voltas, Ayrton teve de abandonar. Culpa da transmissão, que parou de funcionar.
Embora a McLaren tivesse um ritmo até forte, Berger se viu numa longa briga com Brundle pelo quarto lugar que permitiu ao jovem Schumacher a se destacar como melhor do resto. Brundle também abandonou, assim como as duas Ferrari. Ivan Capelli nem passou perto, mas Alesi chegou a ser sexto colocado antes de de um vazamento de óleo forçar a saída do #27.
O final foi exatamente esse. Mansell, Patrese e Schumacher, no que foi seu primeiro pódio de 155 na F1 – mais do que qualquer outro piloto na história. E tudo começou naquele dia 22 de março no Hermanos Rodríguez. Berger, Andrea de Cesaris (Tyrrell) e Mika Häkkinen (Lotus) – indo aos pontos pela segunda vez na carreira – formaram o grupo dos seis pilotos que saíram de lá com mais tentos”.
texto retirado do site: http://grandepremio.uol.com.br
De fato o fato mais marcante daquela corrida foi o primeiro dos 155 pódios da carreira do, na época, ainda promissor piloto Michael Schumacher, que mais tarde, viraria o Schumacher que conhecemos atualmente.
O vídeo a seguir (em inglês) mostra um resumo do que ocorreu naquele final de semana de Fórmula 1.
A Fórmula 1 volta ao México após 23 anos e, por muito pouco, os mexicanos não tiveram o privilégio de assistirem a decisão do título do Mundial de Pilotos em 2015. Mas Rosberg “entregou a rapadura” de novo e aí… Hamilton conquistou o título na etapa anterior nos Estados Unidos, com 3 corridas de antecipação.
O circuito da corrida
O Grande Prêmio do México de Fórmula 1 foi realizado pela primeira vez em 1962, mas só no ano seguinte é que passou a valer de maneira oficial para uma temporada da F1.
De lá pra cá a história do México com a Fórmula 1 divide-se em três períodos: um de 1963 a 1970, outro de 1986 a 1992, e o terceiro começa agora em 2015. Em todos os períodos descritos o GP do México sempre foi realizado em um mesmo lugar: o Autódromo Hermanos Rodríguez.
O Autódromo Hermanos Rodríguez é um circuito antigo que possui este nome em homenagem aos irmãos Ricardo Rodríguez e Pedro Rodríguez que foram pilotos da Fórmula 1 entre os anos 60 e 70. O circuito em questão passou por várias modificações em seu traçado ao longo da sua existência.
Para os mais saudosistas uma nova característica do traçado pode não agradar: a famosa curva denominada Peraltada, que é uma curva típica de circuito oval realizada antes da entrada da reta dos boxes, só será utilizada pela metade, visando (ou não) uma maior segurança para os pilotos.
O novo traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez, desenhado por Hermann Tilke é composto por uma longa reta dos boxes, retas menores e 17 curvas num total de 4304 metros de extensão. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 71 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa mexicana da Fórmula 1.O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.
Dados históricos
Nas 15 edições realizadas do GP do México desde 1963, ano em que passou a valer oficialmente para a temporada de Fórmula 1, 12 pilotos diferentes venceram lá. O escocês Jim Clark foi o primeiro vencedor, pilotando uma Lotus.
Os maiores vencedores do GP do México são os pilotos Jim Clark, Alain Prost e Nigel Mansell com 2 vitórias cada. Por equipes Lotus, McLaren e Wliiams são as que mais venceram até agora com 3 vitórias cada.
A pole mais rápida no antigo traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez foi feita por Nigel Mansell pela Williams em 1992 com o tempo de 1min 16s 346 e a volta mais rápida também foi feita por Mansell, em 1991, com o tempo de 1min 16s 788.
Expectativa para a corrida
Hamilton alcançou o que já se esperava a algumas corridas, conquistou o título do Mundial de Pilotos em 2015, o terceiro na carreira. Em 66 temporadas da Fórmula 1, o inglês se torna somente o 10º piloto na história a realizar tal feito.
Mas não foi nada fácil vencer a última corrida. Em uma legítima “corrida maluca” marcada por vários acidentes tudo fazia crer que a decisão iria para o México, pois Rosberg liderava a corrida com dos Estados Unidos com tranquilidade. Até que o alemão passou reto numa curva e Hamilton o ultrapassou. Com a vitória de Hamilton e o terceiro lugar de Vettel o inglês pode fazer a festa ainda em solo americano.
Com os Mundiais de Pilotos e de Equipes definidos resta ainda algumas disputas interessantes para as três últimas etapas da temporada, duas delas envolvendo pilotos brasileiros:
• A disputa pelo vice-campeonato do Mundial de Pilotos entre Vettel e Rosberg;
• A disputa do quarto lugar desta mesma disputa entre Raikkonen, Bottas e Felipe Massa;
• A disputa entre Verstappen, Felipe Nasr e Sainz Jr. pelo simbólico título de melhor estreante na temporada de 2015;
• E a disputa entre as outras posições no Mundial de Construtores, aonde quanto mais a frente terminar uma equipe na classificação final, maior é a verba que ela recebe para manter suas atividades para a temporada seguinte.
Não desamine leitores, ainda há muita emoção reservada para o final da temporada da Fórmula 1 de 2015.
Horários:
Classificação – 31/10/2015 (sábado), 17:00h (17:45 começa a transmissão na TV aberta) (horário de Brasília),
Corrida – 01/11/2015 (domingo), 17:00h (horário de Brasília)
O treino e a corrida serão transmitidos pela Rede Globo. Porém a corrida só será transmitida ao vivo pelo Sportv (canal pago). Pela Globo será transmitido o VT do evento a partir das 23:55. Boa corrida para todos.
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