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ARRIBA, ARRIBA, ARRIBA! APÓS 23 ANOS A FÓRMULA 1 VOLTOU AO MÉXICO

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Se nos últimos anos assistimos a entrada de muitos novos GP’s na Fórmula 1, desta vez temos o retorno de uma etapa que não ocorria há 23 anos. A Fórmula 1 volta ao México após mais de duas décadas de ausência. Vamos então relembrar como foi a última corrida realizada por lá em 1992.

Início do GP do México de 1992. FOTO: continental-circus.blogspot.com
Início do GP do México de 1992. FOTO: continental-circus.blogspot.com

“De volta na Cidade do México para a prova de 22 de março, a Williams foi dona completa da corrida. Não foi exatamente uma prova para se guardar na memória. Sem pit-stops necessários para os dez primeiros colocados, já que a Goodyear entregou pneus que duravam todas as 69 voltas, Mansell escapou e abriu.

No fim, sem muitos esforços, venceu com mais de 12s de vantagem para o companheiro de equipe. Patrese, numa fácil dobradinha, veio na sequência.

Depois de uma boa largada, Senna rapidamente pulou para o terceiro lugar. Caso alcançasse as Williams, seria um cartão de visita de que estaria à espreita para ao menos sonhar com o tetracampeonato. Mas após 12 voltas, Ayrton teve de abandonar. Culpa da transmissão, que parou de funcionar.

Embora a McLaren tivesse um ritmo até forte, Berger se viu numa longa briga com Brundle pelo quarto lugar que permitiu ao jovem Schumacher a se destacar como melhor do resto. Brundle também abandonou, assim como as duas Ferrari. Ivan Capelli nem passou perto, mas Alesi chegou a ser sexto colocado antes de de um vazamento de óleo forçar a saída do #27.

O final foi exatamente esse. Mansell, Patrese e Schumacher, no que foi seu primeiro pódio de 155 na F1 – mais do que qualquer outro piloto na história. E tudo começou naquele dia 22 de março no Hermanos Rodríguez. Berger, Andrea de Cesaris (Tyrrell) e Mika Häkkinen (Lotus) – indo aos pontos pela segunda vez na carreira – formaram o grupo dos seis pilotos que saíram de lá com mais tentos”.

texto retirado do site: http://grandepremio.uol.com.br

Foto do pódio do GP do México de 1992. FOTO: www.gps.gpexpert.com.br
Foto do pódio do GP do México de 1992. FOTO: www.gps.gpexpert.com.br

De fato o fato mais marcante daquela corrida foi o primeiro dos 155 pódios da carreira do, na época, ainda promissor piloto Michael Schumacher, que mais tarde, viraria o Schumacher que conhecemos atualmente.
O vídeo a seguir (em inglês) mostra um resumo do que ocorreu naquele final de semana de Fórmula 1.

A Fórmula 1 volta ao México após 23 anos e, por muito pouco, os mexicanos não tiveram o privilégio de assistirem a decisão do título do Mundial de Pilotos em 2015. Mas Rosberg “entregou a rapadura” de novo e aí… Hamilton conquistou o título na etapa anterior nos Estados Unidos, com 3 corridas de antecipação.

O circuito da corrida

O Grande Prêmio do México de Fórmula 1 foi realizado pela primeira vez em 1962, mas só no ano seguinte é que passou a valer de maneira oficial para uma temporada da F1.

De lá pra cá a história do México com a Fórmula 1 divide-se em três períodos: um de 1963 a 1970, outro de 1986 a 1992, e o terceiro começa agora em 2015. Em todos os períodos descritos o GP do México sempre foi realizado em um mesmo lugar: o Autódromo Hermanos Rodríguez.

O Autódromo Hermanos Rodríguez é um circuito antigo que possui este nome em homenagem aos irmãos Ricardo Rodríguez e Pedro Rodríguez que foram pilotos da Fórmula 1 entre os anos 60 e 70. O circuito em questão passou por várias modificações em seu traçado ao longo da sua existência.

Vista aérea do atual traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez onde se realiza o GP do México desde 1963. FOTO: www.f1fanatic.co.uk.
Vista aérea do atual traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez onde se realiza o GP do México desde 1963. FOTO: www.f1fanatic.co.uk.

Para os mais saudosistas uma nova característica do traçado pode não agradar: a famosa curva denominada Peraltada, que é uma curva típica de circuito oval realizada antes da entrada da reta dos boxes, só será utilizada pela metade, visando (ou não) uma maior segurança para os pilotos.

Peraltada será utilizada pela metade este ano na Fórmula 1. FOTO: forums.autosport.com.
Peraltada será utilizada pela metade este ano na Fórmula 1. FOTO: forums.autosport.com.

O novo traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez, desenhado por Hermann Tilke é composto por uma longa reta dos boxes, retas menores e 17 curvas num total de 4304 metros de extensão. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 71 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa mexicana da Fórmula 1.O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.

Autódromo Hermanos Rodríguez onde se realiza o GP do México desde 1963. FOTO: pt.wikipedia.org
Autódromo Hermanos Rodríguez onde se realiza o GP do México desde 1963. FOTO: pt.wikipedia.org

Dados históricos

Nas 15 edições realizadas do GP do México desde 1963, ano em que passou a valer oficialmente para a temporada de Fórmula 1, 12 pilotos diferentes venceram lá. O escocês Jim Clark foi o primeiro vencedor, pilotando uma Lotus.

Os maiores vencedores do GP do México são os pilotos Jim Clark, Alain Prost e Nigel Mansell com 2 vitórias cada. Por equipes Lotus, McLaren e Wliiams são as que mais venceram até agora com 3 vitórias cada.

A pole mais rápida no antigo traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez foi feita por Nigel Mansell pela Williams em 1992 com o tempo de 1min 16s 346 e a volta mais rápida também foi feita por Mansell, em 1991, com o tempo de 1min 16s 788.

Expectativa para a corrida

Hamilton alcançou o que já se esperava a algumas corridas, conquistou o título do Mundial de Pilotos em 2015, o terceiro na carreira. Em 66 temporadas da Fórmula 1, o inglês se torna somente o 10º piloto na história a realizar tal feito.

Mas não foi nada fácil vencer a última corrida. Em uma legítima “corrida maluca” marcada por vários acidentes tudo fazia crer que a decisão iria para o México, pois Rosberg liderava a corrida com dos Estados Unidos com tranquilidade. Até que o alemão passou reto numa curva e Hamilton o ultrapassou. Com a vitória de Hamilton e o terceiro lugar de Vettel o inglês pode fazer a festa ainda em solo americano.

Com os Mundiais de Pilotos e de Equipes definidos resta ainda algumas disputas interessantes para as três últimas etapas da temporada, duas delas envolvendo pilotos brasileiros:

• A disputa pelo vice-campeonato do Mundial de Pilotos entre Vettel e Rosberg;
• A disputa do quarto lugar desta mesma disputa entre Raikkonen, Bottas e Felipe Massa;
• A disputa entre Verstappen, Felipe Nasr e Sainz Jr. pelo simbólico título de melhor estreante na temporada de 2015;
• E a disputa entre as outras posições no Mundial de Construtores, aonde quanto mais a frente terminar uma equipe na classificação final, maior é a verba que ela recebe para manter suas atividades para a temporada seguinte.

Não desamine leitores, ainda há muita emoção reservada para o final da temporada da Fórmula 1 de 2015.

Hamilton venceu e fez história nos Estados Unidos. Mas ainda há muitas disputas em aberto na temporada de 2015. FOTO: AP
Hamilton venceu e fez história nos Estados Unidos. Mas ainda há muitas disputas em aberto na temporada de 2015. FOTO: AP

Horários:

Classificação – 31/10/2015 (sábado), 17:00h (17:45 começa a transmissão na TV aberta) (horário de Brasília),
Corrida – 01/11/2015 (domingo), 17:00h (horário de Brasília)
O treino e a corrida serão transmitidos pela Rede Globo. Porém a corrida só será transmitida ao vivo pelo Sportv (canal pago). Pela Globo será transmitido o VT do evento a partir das 23:55. Boa corrida para todos.

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