A PRIMEIRA VEZ FOI NO GP DO CANADÁ
O que parecia impossível aconteceu. Pela primeira vez no ano, um carro que não era da Mercedes venceu uma corrida de Fórmula 1. E a proeza coube ao australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, que de quebra, venceu sua primeira prova na Fórmula 1. Rosberg, mesmo com problemas de potência no carro, conseguiu sustentar a segunda posição e ampliar a vantagem na liderança sobre Lewis Hamilton que, também com problemas, abandonou a corrida. Sebastian Vettel completou o pódio.
Felipe Massa estava em 5º e em uma boa disputa com os carros logo à sua frente. Porém no início da última volta bateu (um acidente bem feio, diga-se de passagem) em Sergio Pérez da Force India e terminou só em 12º lugar.
A próxima corrida será disputada na Áustria no dia 22 de junho às nove horas da manhã, horário de Brasília.
A corrida
A largada iniciou-se sem muitos problemas na frente. O destaque foi a ultrapassagem de Vettel sobre Hamilton após a disputa deste com Rosberg que defendeu a liderança na corrida. Massa desta vez fez uma largada mais conservadora e manteve o 5º lugar. Lá atrás, porém, Max Chilton da Marussia escorregou em uma curva e acertou seu companheiro de equipe Jules Bianchi (“fogo amigo”) e ambos saíram da prova. Por causa do acidente, Safety Car na pista. Os dez primeiros neste momento eram: Rosberg, Vettel, Hamilton, Bottas, Massa, Ricciardo, Vergne, Alonso, Raikkonen e Button.
A relargada só ocorreu na volta oito, sem problemas. Na volta nove, Pérez ultrapassou Button e assumiu a décima posição. Na volta dez, Hamilton ultrapassou Vettel e reassumiu o 2º lugar, enquanto Ericsson, da Caterham, parou nos boxes e saiu da prova.
Riccardo foi o primeiro a fazer o pit stop na volta 13. Bottas e Button pararam na volta 14. Massa, Vettel e Vergne e pararam na volta 15, porém o pit stop do brasileiro foi mais demorado e ele perdeu a posição para Ricciardo e Vergne. Alonso parou na volta 16 e também ganhou a posição de Massa. Raikkonen parou na volta 17. O líder Nico Rosberg parou na volta 18 e Hamilton na volta 19. Assim as posições entre eles foram mantidas. Após várias paradas a novidade foram os carros da Force India que passaram a assumir o 3º e 4º lugares (Pérez e Hulkenberg). Massa caiu para 10º.
Na volta 23, Vettel tentou passar Hulkenberg, mas tomou o “X” e perdeu novamente a posição. Na volta 24, Hamilton colou em Rosberg e o pega ficou mais intenso. Na mesma volta Kobayashi quebrou a suspensão da roda traseira direita e saiu da prova. Enquanto isso Massa, que já tinha superado Vergne, superou Alonso na volta 26, assumindo o oitavo lugar. Na mesma volta Rosberg deu uma travada e passou reto na chicane antes da reta dos boxes, foi investigado, mas não recebeu punição. Na volta 33, os 10 primeiros eram: Rosberg, Hamilton, Pérez, Hulkenberg, Vettel, Bottas, Ricciardo, Massa, Alonso e Vergne.
Somente na volta 34, Pérez fez seu único pit stop. Bottas parou pela segunda vez na volta 35. Vettel parou pela segunda vez na volta 36 e Ricciardo na volta 37 e Vergne e Raikkonen na volta 38. O finlandês “rodou bonito” na volta 40, ao passar pelo “grampo”, mas conseguiu voltar para a corrida.
De repente os dois carros da Mercedes começaram a ficarem mais lentos que os outros. Rosberg mais que Hamilton, pois o mesmo voltou a colar no companheiro de equipe. Enquanto isso, somente na volta 41 é que Hulkenberg fez a sua única parada nos boxes, numa estratégia ousada da Force India.
Os carros da Mercedes continuaram lentos e os adversários começaram a diminuir a diferença para eles. Rosberg parou na volta 44 e Hamilton na volta 45. Com isso Massa assumiu a liderança e Hamilton ultrapassou Rosberg. Mas pouco tempo depois Hamilton errou e Rosberg recuperou a segunda posição. O inglês porém, teve problemas com o carro e foi perdendo várias posições até abandonar a corrida nos boxes. Massa fez a segunda parada na volta 48 e caiu para sétimo. Kvyat abandou a corrida na volta 49.
O que parecia perdido para a Mercedes foi melhorando nas voltas seguintes. Rosberg conseguiu melhorar o rendimento do seu carro e manteve uma boa distância para Pérez e os carros da Red Bull. Na volta 58, Massa, contando com um erro de Bottas, ultrapassou o finlandês e Hulkenberg, assumindo o 5º lugar. Na volta 59, Alonso ultrapassou Bottas e assumiu o 7º lugar. Grosjean e Gutiérrez abandonaram na volta 64.
Massa iniciou a “caçada” em relação aos quatro primeiros. Chegou junto, porém a única ultrapassagem foi de Ricciardo sobre Pérez. Foi ai que, mais uma vez, o que parecia impossível aconteceu. Faltando duas voltas para o final da corrida Ricciardo ultrapassou Rosberg e assumiu a primeira posição. E ainda, na última volta, Massa e Pérez se acidentaram feio e saíram da corrida. A mesma terminou em bandeira amarela com a primeira vitória do australiano Daniel Ricciardo da Red Bull. Finalmente a hegemonia da Mercedes caiu.
Resultado final do GP do Canadá:
1) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 1h39m12s830
2) Nico Rosberg (ING/Mercedes) +4s2
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +5s2
4) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +11s7
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +12s8
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +14s8
7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +23s5
8) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +28s0
9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +29s2
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +53s6
11) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta
12) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1 volta
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) +1 volta
Abandonaram:
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 64 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 59 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 57 voltas
Lewis Hamilton (ALE/Mercedes) 56 voltas
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 23 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 21 voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 7 voltas
Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 0 voltas
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 0 voltas
Volta mais rápida: Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) com 1m18s504, na 58ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação | Pontos |
1 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 140 |
2 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) | 118 |
3 Daniel Ricciardo (ALE/RBR-Renault) | 79 |
4 Fernando Alonso (ESP/Ferrari) | 69 |
5 Sebastian Vettel (AUS/RBR-Renault) | 60 |
6 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) | 57 |
7 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) | 43 |
8 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) | 40 |
9 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) | 23 |
10 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) | 20 |
11 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) | 18 |
12 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) | 18 |
13 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) | 8 |
14 Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) | 8 |
15 Daniil Kyvat (RUS/STR-Renault) | 4 |
16 Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) | 2 |
17 Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) | 0 |
18 Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) | 0 |
19 Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) | 0 |
20 Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) | 0 |
21 Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) | 0 |
22 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) | 0 |
Mundial de Construtores:
Classificação | Pontos |
1 Mercedes | 258 |
2 RBR-Renault | 139 |
3 Ferrari | 87 |
4 Force India-Mercedes | 77 |
5 McLaren-Mercedes | 66 |
6 Williams-Mercedes | 58 |
7 STR-Renault | 12 |
8 Lotus-Renault | 8 |
9 Marussia-Ferrari | 2 |
10 Sauber-Ferrari | 0 |
11 Caterham-Renault | 0 |
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