O BRASIL SE DESPEDE DA VOZ DO ESPORTE
O homem que trabalhou pelo esporte olímpico do nacional e já foi chamado de “o maior gol do Brasil”, deixou-nos. Luciano do Valle uma das vozes mais marcantes da história do jornalismo esportivo brasileiro, faleceu neste sábado, em Uberlândia, para onde estava indo transmitir a partida entre Corinthians e Atlético Mineiro. O narrador da TV Band morreu, aos 66 anos, depois de passar mal durante um voo que saiu de São Paulo.
Luciano do Valle foi o maior narrador do Brasil na era que antecedeu Galvão Bueno. Ele foi responsável por grandes narrações, como a Copa do Mundo de 1982, os títulos de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, as 500 Milhas de Indianápolis de 1989 e o Mundial de Clubes de 2000. Era o narrador principal da Rede Globo até o começo da década de 1980, quando saiu para transformar a Bandeirantes no Canal do Esporte. Lá incentivou o esporte olímpico e modalidades pouco difundidas no país.
Também atuou como promotor de eventos na área esportiva, realizando o jogo de vôlei entre Brasil x URSS, no Maracanã lotado. Trouxe para o Brasil as transmissões da NBA e da NFL e ajudou a popularizar o futebol feminino, numa época em que não havia nenhuma divulgação da modalidade. Foi um dos que lutou para as primeiras transmissões de campeonatos europeus ocorressem na televisão brasileira.
Foi uma grande perda e um enorme desfalque para a Copa do Mundo.
No Comment