GP DO BRASIL DE FÓRMULA 1
O Grande Prêmio do Brasil faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 1972, mas somente passou a ser oficialmente aceito como etapa oficial da categoria no ano seguinte.
O CIRCUITO DA CORRIDA
Nos mais de 40 anos ininterruptos de GP do Brasil somente dois autódromos foram utilizados para a prova: o extinto Autódromo Internacional Nelson Piquet (Autódromo de Jacarepaguá) e o atual o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos.
O Autódromo de Interlagos era um pouco diferente do que é hoje quando foi inaugurado. O circuito era bem maior, possuía 7960 metros.
Com a reforma iniciada em 1989 o autódromo “encolheu” e surgiu o famoso “S do Senna”. A montagem a seguir sobrepõem o circuito antigo e a versão atual para uma melhor diferenciação entre os dois.
Apesar de “encolhido” o Autódromo de Interlagos é ainda muito desafiador para os pilotos da categoria. Composto por duas longas retas e 15 curvas num total de 4309 metros de extensão. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 71 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa brasileira da Fórmula 1. O traçado do circuito pode ser visto na figura a seguir.
As condições climáticas do GP do Brasil são uma loteria. Treinos ocorreram em com pista seca e corridas com chuva e o contrário também é válido. Treinos e corrida começam com uma condição climática e mudam durante a realização dos mesmos. Uma loucura total.
DADOS HISTÓRICOS
Foram realizadas até agora, 45 edições do GP do Brasil desde 1973, ano em que passou a valer como etapa oficial no calendário da Fórmula 1. De lá para cá 24 pilotos diferentes já venceram a nossa etapa da Fórmula 1. O brasileiro Emerson Fittipaldi foi o primeiro vencedor naquele ano no antigo Interlagos. Em Jacarepaguá o argentino Carlos Reutemann foi o primeiro vencedor em 1978. No novo traçado de Interlagos, o primeiro vencedor foi o francês Alain Prost em 1990.
Falando no francês ele é o maior vencedor de GPs do Brasil com 6 vitórias (5 em Jacarepaguá). Já em Interlagos o maior vencedor (e segundo em GPs do Brasil) é o alemão Michael Schumacher com 4 vitórias. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a McLaren com 12 vitórias (8 em Interlagos), seguida pela Ferrari com 11 vitórias (também 9 em Interlagos).
A pole mais rápida do atual Interlagos foi feita por Lewis Hamilton com uma Mercedes em 2018 com o tempo de 1min 07s 281 e a volta mais rápida foi feita por Max Verstappen, com a Red Bull, em 2017, com o tempo de 1min 11s 044.
No Comment