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GP DO BRASIL DE FÓRMULA 1

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O Grande Prêmio do Brasil faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 1972, mas somente passou a ser oficialmente aceito como etapa oficial da categoria no ano seguinte.

O CIRCUITO DA CORRIDA

Nos mais de 40 anos ininterruptos de GP do Brasil somente dois autódromos foram utilizados para a prova: o extinto Autódromo Internacional Nelson Piquet (Autódromo de Jacarepaguá) e o atual o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos.

Vista aérea do Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Circuito de Interlagos, bairro de São Paulo em que está situado. FOTO: rafaelschelb.wordpress.com

O Autódromo de Interlagos era um pouco diferente do que é hoje quando foi inaugurado. O circuito era bem maior, possuía 7960 metros.

Com a reforma iniciada em 1989 o autódromo “encolheu”  e surgiu o famoso “S do Senna”. A montagem a seguir sobrepõem o circuito antigo e a versão atual para uma melhor diferenciação entre os dois.

Sobreposição mostrando as diferenças entre o circuito de Interlagos de hoje e de 1973. FOTO: pt.wikipedia.org

Apesar de “encolhido” o Autódromo de Interlagos é ainda muito desafiador para os pilotos da categoria. Composto por duas longas retas e 15 curvas num total de 4309 metros de extensão. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 71 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa brasileira da Fórmula 1. O traçado do circuito pode ser visto na figura a seguir.

Atual traçado do Circuito de Interlagos onde se realiza o GP do Brasil. FOTO: pt.wikipedia.org

As condições climáticas do GP do Brasil são uma loteria. Treinos ocorreram em com pista seca e corridas com chuva e o contrário também é válido. Treinos e corrida começam com uma condição climática e mudam durante a realização dos mesmos. Uma loucura total.

DADOS HISTÓRICOS

Foram realizadas até agora, 45 edições do GP do Brasil desde 1973, ano em que passou a valer como etapa oficial no calendário da Fórmula 1. De lá para cá 24 pilotos diferentes já venceram a nossa etapa da Fórmula 1. O brasileiro Emerson Fittipaldi foi o primeiro vencedor naquele ano no antigo Interlagos. Em Jacarepaguá o argentino Carlos Reutemann foi o primeiro vencedor em 1978. No novo traçado de Interlagos, o primeiro vencedor foi o francês Alain Prost em 1990.

Falando no francês ele é o maior vencedor de GPs do Brasil com 6 vitórias (5 em Jacarepaguá). Já em Interlagos o maior vencedor (e segundo em GPs do Brasil) é o alemão Michael Schumacher com 4 vitórias.  Por equipes, quem mais venceu até agora foi a McLaren com 12 vitórias (8 em Interlagos), seguida pela Ferrari com 11 vitórias (também 9 em Interlagos).

O alemão é o maior vencedor em Interlagos, com 4 vitórias. FOTO: entrelinhasf1.blogspot.com

A pole mais rápida do atual Interlagos foi feita por Lewis Hamilton com uma Mercedes em 2018 com o tempo de 1min 07s 281 e a volta mais rápida foi feita por Max Verstappen, com a Red Bull, em 2017, com o tempo de 1min 11s 044.

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