SOCHI ESTREIA SOB A SOMBRA DA PREOCUPAÇÃO
País de maior extensão territorial, a Rússia, após mais de 20 anos de tentativas frustadas, sediará pela primeira vez uma etapa do campeonato mundial de Fórmula 1.
Assim como o Brasil, ela está em maior evidência no cenário esportivo mundial. Se o Brasil já sediou a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e sediará em 2016 as Olimpíadas de Verão, os russos sediaram os jogos de inverno este ano (justamente em Sochi, onde será realizada a atual etapa da Fórmula 1) e sediará as duas copas anteriormente citadas em 2017 e 2018.
Para os mais curiosos, o vídeo a seguir mostra o tetracampeão Sebastian Vettel executando uma volta no circuito russo.
Porém, a etapa russa, que quase não aconteceu por causa das disputas envolvendo a vizinha Ucrânia, será a primeira após o grave acidente do Japão, sofrido pelo francês Jules Bianchi. O piloto perdeu o controle da sua Marussia e se chocou violentamente com um guindaste, que rebocava o carro do alemão Adrian Sutil, da Sauber, como mostra o vídeo a seguir:
Por causa do forte impacto recebido, Bianchi sofreu uma lesão axonal difusa, na qual 90% das pessoas que sobrevivem ficam em coma pelo resto da vida e os 10% restantes sofrem sequelas que variam de problemas leves a estado vegetativo. Força Bianchi.
Apesar de toda a preocupação, o campeonato segue para os demais pilotos. A vitória de Hamilton no Japão serviu para ampliar sua vantagem sobre Nico Rosberg na liderança do campeonato de pilotos. Mas 10 pontos de vantagem, com 125 ainda em disputa (lembrando que na última corrida a pontuação será dobrada) não representa muita coisa ainda.
Felipe Massa terminou a última corrida em sétimo, logo atrás de Valtteri Bottas, seu companheiro de Willians. O brasileiro vê cada vez mais longe a possibilidade de superar o finlandês na disputa particular dentro da Willians. O jeito é ir acumulando bons resultados até o final da temporada e ver o que acontece até lá.
O circuito da corrida
Será a primeira vez na história que ocorrerá o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1. O circuito de Sochi foi montado atravessando parte das estruturas utilizadas durante os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados na cidade em fevereiro deste ano. Desenhado, mais uma vez, pelo alemão Hermann Tilke o circuito é composto por 19 curvas, onde se espera uma velocidade final de até 320 km/h e média de 215 km/h. Seus 5853 metros e o desenho do seu traçado podem ser vistos na figura a seguir.
Como é a primeira vez que se corre lá não dá para falar sobre a possibilidade ou não de ocorrências de possíveis chuvas no local da corrida e nem teremos dados históricos disponíveis para discussão.
Expectativa para a corrida
Mesmo preocupados com o companheiro de profissão, os demais pilotos tem que seguir focados nestas 4 últimas corridas do calendário de 2014. Principalmente Hamilton e Rosberg, que travam uma disputa que, após as vitórias de Hamilton em Cingapura e no Japão, revela-se cada vez mais acirrada. Em pista nova, creio que o domínio deverá ser novamente dos carros da Mercedes. Alguém se candidata para se envolver nesta disputa entre os dois pilotos da equipe alemã?
Felipe Massa deve fazer um final de temporada para somar pontos e melhorar algumas posições na tábua de classificação, já que dificilmente conseguirá superar seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, em pontuação ao final desta temporada. Acelera Massa!
Horários
Classificação – 11/10/2014 (sábado), 08:40h (horário de Brasília). Corrida – 12/10/2014 (domingo), 07:35h (horário de Brasília). Boa corrida para todos.
No Comment