Home»Fórmula 1»ROSBERG VENCE O GP DO BRASIL E GARANTE O VICE-CAMPEONATO MUNDIAL

ROSBERG VENCE O GP DO BRASIL E GARANTE O VICE-CAMPEONATO MUNDIAL

0
Shares
Pinterest WhatsApp

f1Nico Rosberg fez novamente uma corrida quase perfeita e venceu pelo segundo ano seguido o GP do Brasil. O já campeão Lewis Hamilton mais uma vez não conseguiu vencer na terra de seu ídolo Ayrton Senna e terminou a corrida em segundo lugar, em mais uma dobradinha da Mercedes em 2015. Sebastian Vettel, da Ferrari, completou o pódio em terceiro lugar.

Os pilotos brasileiros não tiveram um bom final de semana novamente. Felipe Massa terminou em um discreto oitavo lugar, mas por causa de uma irregularidade nos pneus de seu carro acabou desclassificado após o final da corrida. A Williams promete recorrer desta decisão. Já Felipe Nasr protagonizou bons momentos, mas por causa da estratégia de fazer somente duas paradas nos boxes durante a corrida, ficou com os pneus desgastados, perdeu rendimento e terminou somente em 13º lugar.

A última etapa da temporada será o GP de Abu Dhabi no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, no dia 29 de novembro, às onze horas da manhã, horário de Brasília.

Nico Rosberg vence o GP do Brasil, com Lewis Hamilton em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. FOTO: formula1.com
Nico Rosberg vence o GP do Brasil, com Lewis Hamilton em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. FOTO: formula1.com

A corrida

A largada do GP do Brasil transcorreu de forma limpa, sem incidentes. A maioria dos pilotos optou por largar de macios, e o destaque ficou por conta de Valtteri Bottas, que colou no muro para ultrapassar a Force India de Nico Hulkenberg. O finlandês da Williams também passou o russo Daniil Kvyat e pulou de sétimo para quinto, enquanto os outros competidores da dianteira mantiveram suas posições, com Lewis Hamilton sem chances para atacar o pole Nico Rosberg.

Nico Rosberg mantém a ponta depois da largada. FOTO: Getty Images
Nico Rosberg mantém a ponta depois da largada. FOTO: Getty Images

O brasileiro Felipe Massa se manteve em oitavo, enquanto o xará Felipe Nasr ganhou uma posição e ainda ultrapassou Romain Grosjean no S do Senna, para delírio do público em Interlagos. No entanto, o francês da Lotus conseguiu retomar sua posição logo depois. O espanhol Carlos Sainz, que largou dos boxes após apresentar problemas mecânicos na STR, não conseguiu completar a primeira volta e abandonou, provocando uma bandeira amarela no setor.

Contrariando todas as previsões, Fernando Alonso conseguiu se manter na pista, apesar do festival de problemas apresentado por sua McLaren-Honda durante os treinos. Neste início de corrida, as Mercedes eram cerca de meio segundo mais rápidas que a dupla da Ferrari, enquanto a vantagem de Rosberg sobre o companheiro Hamilton atingia a casa de 1s2. Vettel até tentou apertar o ritmo para andar na mesma passada das Flechas de Prata, mas a briga pela ponta estava mesmo restrita aos dois pilotos da escuderia alemã.

Massa foi para os boxes na volta 10, colocou pneus médios e voltou em 14º, enquanto o companheiro Bottas retornou de sua parada em oitavo. Rosberg e Vettel foram para os boxes na 13ª volta e voltaram em segundo e terceiro, respectivamente, com Hamilton assumindo provisoriamente a dianteira. O inglês fez seu pit stop na volta seguinte e voltou atrás do companheiro alemão. Nasr estava em quinto quando foi para os boxes, na volta 14, e retornou à pista em 15º. Na sequência, o brasileiro ultrapassou Jenson Button para ganhar uma posição.

Com a primeira janela de pit stops completada, Massa havia caído para a nona posição, atrás de Daniil Kvyat. O brasileiro subiu uma posição após ultrapassar a Lotus de Pastor Maldonado, enquanto a disputa na dianteira começava a ficar mais acirrada. A diferença de Hamilton para Rosberg caiu para apenas 0s5, e o inglês ensaiava um ataque ao companheiro alemão a qualquer momento. No entanto, Rosberg tratou de apertar o ritmo e, algumas voltas depois, já estava com 2 segundos de vantagem, “passeando” no traçado paulista.

Após retornar à sua posição de fato, Nasr era o 12º, à frente de Button e atrás de Grosjean. O xará Massa se manteve em oitavo, atrás de Kvyat e à frente da Force India de Sergio Pérez. Na volta 30, Hamilton começou a se mostrar preocupado com o ritmo tão superior do companheiro Rosberg. O inglês chegou a sugerir para seu engenheiro, pelo rádio, que mudassem a estratégia de pneus, afirmando que seria impossível ultrapassar o alemão nas condições da corrida.

Na volta 33, o sempre ousado Max Verstappen propiciou um espetáculo arrojado ao público de Interlagos com uma ultrapassagem por fora no S do Senna sobre Pérez, para assumir a nona posição. Grosjean aproveitou o vacilo do mexicano e também ganhou a posição do piloto da Force India, que caiu para 11º, logo à frente de Nasr. Na volta seguinte, Rosberg fez sua segunda parada e retornou à pista em terceiro, à frente de Vettel. Hamilton foi para os boxes logo depois, voltando em segundo. Raikkonen era o líder virtual, ainda com apenas um pit stop.

Maldonado forçou um toque em Ericsson, que rodou. Investigado pela direção e prova, o venezuelano da Lotus acabou punido com o acréscimo de 5 segundos em seu tempo total. Depois da segunda parada, a diferença de Rosberg já era de 3s5, deixando Hamilton sem chances de atacar. Massa estava em sétimo, sem conseguir ultrapassar a RBR de Kvyat, quando fez seu segundo pit stop. O brasileiro voltou em nono, mas permaneceu atrás do jovem russo.

Maldonado mais uma vez sendo Maldonado. A “vítima” da vez foi o sueco da Sauber, Marcus Ericsson . FOTO: formula1.com
Maldonado mais uma vez sendo Maldonado. A “vítima” da vez foi o sueco da Sauber, Marcus Ericsson . FOTO: formula1.com

Enquanto isso, Hamilton tratou de diminuir a distância em relação ao líder Rosberg. O inglês passou a virar na casa de 1m15s, fazendo com que a vantagem do alemão caísse para cerca de 2s5. Mesmo assim, Rosberg continuava liderando de forma tranquila na volta 43, com Vettel, Raikkonen e Bottas completando o top 5. Massa estava preso no nono lugar e ganhou uma posição ao ultrapassar Maldonado na reta oposta. Sofrendo com perda de potência, Nasr caiu para 16º, atrás da McLaren de Fernando Alonso.

Apostando em uma estratégia de apenas três paradas, Kimi foi o último a fazer o segundo pit stop, já na volta 47. O finlandês voltou em quarto, à frente de Bottas, e o companheiro Vettel resolveu adiantar a terceira parada na volta seguinte, conseguindo manter a terceira colocação. Rosberg e Hamilton também fizeram o terceiro pit na sequência, e a configuração da corrida se manteve inalterada, com o inglês em segundo, cerca de 1s5 atrás do líder.

Nico Rosberg controla a vantagem em relação ao campeão da temporada. Foto: Getty Images
Nico Rosberg controla a vantagem em relação ao campeão da temporada. Foto: Getty Images

Com 15 voltas para o fim da prova, Hamilton decidiu arriscar e chego a reduzir a diferença para apenas 0s8. Rosberg respondeu à ameaça e elevou a vantagem para o patamar de 1s6, se mantendo tranquilo na ponta. Enquanto isso, Nasr conseguiu se recuperar após a terceira janela dos pits e era o 11º na volta 58, tentando uma chance de ultrapassar algum dos pilotos da Lotus, Grosjean ou Maldonado, para beliscar a zona de pontuação. No entanto, o brasileiro foi atacado por Verstappen e Pérez, caindo para 13º.

A ameaça de chuva ficou mais forte a menos de 10 voltas para o fim da corrida, mas não chegou a se concretizar. Nasr voltou a sofrer com a Sauber e caiu para 14º após ser ultrapassado pela RBR de Daniel Ricciardo. Enquanto isso, Rosberg já ampliava sua vantagem sobre Hamilton para mais de 4 segundos, apenas administrando a diferença para confirmar a vitória, e Massa se mantinha inalterável em oitavo, sem condições de atacar Kvyat. Verstappen mais uma vez protagonizou momentos de emoção na pista, ao ultrapassar Maldonado para chegar à 10ª posição e marcar um pontinho em Interlagos. Ao final da corrida, com a desclassificação de Felipe Massa, todos os pilotos a partir do nono lugar, ganharam mais uma posição após o final da corrida.

Nico Rosberg vence o GP do Brasil de Fórmula 1 de 2015. FOTO: formula1.com
Nico Rosberg vence o GP do Brasil de Fórmula 1 de 2015. FOTO: formula1.com

Resultado final do GP do Brasil:

1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1h31m09s090
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +7s756
3) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +14s244
4) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +47s543
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +1 volta
6) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1 volta
7) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault) +1 volta
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes) +1 volta
9) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) +1 volta
10) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes)+1 volta
11) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) +1 volta
12) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta
13) Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) +1 volta
14) Jenson Button (ING/McLaren-Honda) +1 volta
15) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) +1 volta
16) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) +2 voltas
17) Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) +4 voltas
18) Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) +4 voltas

Desclassificado:

Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)

Abandonou:

Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault)

Volta mais rápida: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) com 1m14s832, na 46ª volta.

Mundial de Pilotos:

Classificação Pontos
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) (Campeão) 363
2 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 297
3 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) 266
4 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 136
5 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 135
6 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 117
7 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) 94
8 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 84
9 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 68
10 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 52
11 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes) 49
12 Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) 49
13 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) 27
14 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) 27
15 Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) 18
16 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) 16
17 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) 11
18 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) 9
19 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) 0
20 Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) 0
21 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) 0
22 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) 0

Mundial de Construtores:

Classificação Pontos
1 Mercedes (Campeã) 660
2 Ferrari 401
3 Williams-Mercedes 257
4 Red Bull Racing-Renault 178
5 Force India-Mercedes 120
6 Lotus-Mercedes 73
7 Toro Rosso-Renault 66
8 Sauber-Ferrari 36
9 McLaren-Honda 27
10 Manor Marussia-Ferrari 0

 

Previous post

GP DO BRASIL DE 1991 E A DRAMÁTICA PRIMEIRA VITÓRIA DO SENNA NO BRASIL

Next post

OS ESPORTES DO JAMES BOND

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *