Home»Fórmula 1»ROSBERG VENCE NO JAPÃO E SE APROXIMA DO TÍTULO DA TEMPORADA

ROSBERG VENCE NO JAPÃO E SE APROXIMA DO TÍTULO DA TEMPORADA

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Em uma corrida movimentada, marcada por não ter tido abandono de nenhum dos carros que largaram e por mais uma largada ruim na temporada de Lewis Hamilton (Mercedes), Nico Rosberg (Mercedes) venceu o GP do Japão e ampliou a diferença na liderança do Mundial de Pilotos em relação ao inglês (3º colocado na corrida) para 33 pontos. Max Verstappen da Red Bull, em segundo, completou o pódio. Com o resultado obtido pelos seus pilotos no Japão, a Mercedes confirmou o tricampeonato antecipado do título do Mundial de Construtores em 2016

Os pilotos brasileiros tiveram mais um final de semana ruim. Felipe Massa (Williams), pelo menos terminou a corrida em 9º lugar e com estes dois pontos voltou para o 10º lugar no Mundial de Pilotos. Já Felipe Nasr, sofreu mais uma vez com o seu péssimo carro da Sauber e terminou somente em 19º lugar.

A próxima etapa da temporada será o GP dos Estados Unidos no Circuito das Américas, em Austin, no dia 23 de outubro às 5 horas da tarde, horário de Brasília.

A corrida

LARGADA: Rosberg largou bem e manteve a ponta, mas Hamilton partiu muito mal, perdeu seis colocações e caiu para a oitavo. Verstappen, que havia saído do terceiro lugar, pulou para segundo, enquanto Pérez assumiu a terceira colocação. Punido e largando em sexto, Vettel também largou bem para assumir a quarta colocação. Massa perdeu duas posições na largada e caiu de 12º para 14º. Nasr perdeu uma posição e caiu para 20º.

Largada do GP do Japão. FOTO: Reuters
Largada do GP do Japão. FOTO: Reuters

1/53 – Rosberg completou a primeira volta na ponta, seguido de Verstappen. Pérez seguia em terceiro, com Vettel no encalço, trazendo consigo Daniel Ricciardo em quinto.

3/53 – Vettel superou Pérez para assumir a terceira posição e foi atrás de Max Verstappen. Enquanto isso, Ricciardo se aproximava do mexicano da Force India.

6/53 – Depois de ter largado em 12º, Massa cruzou a sexta volta em 14º. Felipe Nasr, no entanto, manteve a  posição de largada, em 19º.

7/53 – Lewis Hamilton abriu a asa na reta principal para ultrapassar Nico Hulkenberg, conquistando a sétima colocação.

8/53 – A essa altura da prova, Rosberg já havia aberto 5s para o segundo colocado, Max Verstappen. A diferença para Hamilton era de 16s e crescia a cada volta.

10/53 – Pérez, em quarto, começou a segurar o pelotão intermediário, formado por Ricciardo, Raikkonen e Hamilton pressionando para ultrapassar

11/53 – Verstappen, o segundo, e Ricciardo, o quarto, entraram nos boxes. A dupla da RBR foi a primeira a realizar a troca de pneus, e ambos saíram com os compostos duros (laranja). Verstappen retornou em sétimo, mas Ricciardo voltou na 13ª colocação. Com as paradas, Pérez passou a ser terceiro, com Kimi em quarto e Hamilton em quinto.

13/53 – Rosberg parou, colocou os pneus duros e retornou na segunda colocação, atrás de Hamilton. Pérez e Kimi também pararam, e voltaram em 10º e 11º, respectivamente. Ricciardo ultrapassou Pérez e pulou para oitava colocação.

14/53 – Hamilton alongou o primeiro stint e a tática deu certo. Após sua primeira parada, ele conseguiu ganhar as posições de Kimi e Pérez. Enquanto isso, o finlandês abriu a asa móvel para superar o mexicano da Force India.

15 a 17/53 – Hamilton deu início ao “Hammertime”. Primeiro, colocou de lado antes da 130R, a curva mais rápida da temporada, e passou Ricciardo para assumir a 6ª colocação. Sem perder tempo, aproveitou para ultrapassar Felipe Massa e assumir a quinta colocação. Ricciardo aproveitou o embalo e superou Massa também. No giro seguinte, o inglês superou a segunda Williams, de Valtteri Bottas, e pulou para quarto.

17/53 – Em uma tática de apenas uma parada, os pilotos da Williams seguiram na pista com pneus desgastados e viravam presas fáceis para os rivais. Raikkonen e Pérez superaram Massa e assumiram a sétima e oitava colocações.

18/53 – Raikkonen botou de lado a 341km/h para ultrapassar o compatriota Valtteri Bottas e assumir a 6ª colocação. Enquanto isso, a Force India de Hulkenberg superou Massa pelo 9º lugar.

19/53 – Pérez também superou Bottas, assumindo o sétimo lugar. Enquanto isso, Rosberg anotou a volta mais rápida, com 1m36s753, aumentando a vantagem para 4s2 sobre Verstappen.

20/53 – Hulkenberg fez ultrapassagem linda sobre Bottas na chicane. No mesmo lugar, Gutiérrez rodou sozinho ao tentar passar Sainz, mas por sorte não bateu em ninguém.

24/53 – Nasr, que largou em 19º a essa altura ocupava a 15ª posição. O brasileiro também apostava em uma estratégia de um pit stop.

25/53 – Hamilton começou a virar tempos na casa de 1m36s, mas a diferença para Vettel nesse momento era de 7s. Enquanto isso, Felipe Massa finalmente entrou nos boxes após 25 voltas. O brasileiro retornou em 18º, calçado com pneus duros. Com isso, Nasr passou para a 14ª colocação.

26/53 – Alonso superou Nasr, que caiu para 15º. Contudo, o brasileiro parou nos boxes e retornou na última colocação. Kimi Raikkonen fez sua segunda parada e voltou em oitavo.

Felipe Nasr voltou a sofrer com o desempenho ridículo da sua Sauber e terminou a corrida somente em 19º. FOTO: formula1.com
Felipe Nasr voltou a sofrer com o desempenho ridículo da sua Sauber e terminou a corrida somente em 19º. FOTO: formula1.com

29/53 – Massa colocou de lado para passar Carlos Sainz, mas o espanhol não deixou barato e fechou a porta para o brasileiro. Felipe tentou de novo no final da volta e dessa vez conseguiu a ultrapassagem, assumindo o 10º lugar. Verstappen fez seu segundo pitstop e retornou em quarto.

30/53 – Rosberg também fez sua segunda parada. O alemão calçou os compostos duros e voltou em terceiro, atrás de Vettel, o líder, e Hamilton, o segundo.

33/53 – Ricciardo fez sua segunda parada e retornou em sexto, com pneus duros. O australiano perdeu tempo com uma roda presa, totalizando 5s1 de pitstop.

34/53 – Depois de 20 voltas com o mesmo jogo de pneus, Hamilton fez seu segundo pitstop, retornando também com pneus duros. O britânico voltou à frente de Raikkonen, na quarta colocação.

35/53 – Depois de 22 voltas com pneus duros, Vettel parou, trocou pelos macios e retornou logo atrás de Hamilton, na quarta colocação.

38/53 – Mesmo de pneus macios, contra os duros de Hamilton, Vettel conseguiu se aproximar, mas não passou. Ele tinha dificuldade principalmente nas retas, quando o piloto da Mercedes abria ainda mais. Pelo rádio, reclamou com a equipe que não tinha o que fazer.

41/53 – A 12 voltas do fim, tanto Vettel quanto Verstappen reclamaram muito dos retardatários que não abriam, mesmo diante das bandeiras azuis.

44/53 – Por ter ficado atrás dos retardatários, Verstappen viu seu pneu perder temperatura e aderência. Como consequência, a diferença de Hamilton para ele diminuiu consideravelmente, ficando em 1s.

Max Verstappen segurou Lewis Hamilton e garantiu o segundo lugar ao final da corrida. FOTO: formula1.com
Max Verstappen segurou Lewis Hamilton e garantiu o segundo lugar ao final da corrida. FOTO: formula1.com

48/53 – Apesar da diferença de 0s5, Hamilton não conseguiu ultrapassar Verstappen. Ele chegou, mas o holandês conseguiu escapar na reta principal. Na segunda tentativa, o britânico foi atrapalhado por Palmer e viu Max fugir novamente.

52/53 – Hamilton colou mais uma vez no menino Verstappen e tentou ultrapassar na chicane, mas o holandês fechou a porta e o inglês passou direto da curva, precisando usar a área de escape.

53/53 – Rosberg manteve a distância sempre em torno de 5s para Verstappen para vencer o GP do Japão. O holandês segurou Hamilton e conquistou o segundo lugar. O britânico da Mercedes, apesar de largar em oitavo, conseguiu ótima prova de recuperação e completou o pódio.

Nico Rosberg vence o GP do Japão de 2016. FOTO: Getty Images
Nico Rosberg vence o GP do Japão de 2016. FOTO: Getty Images

Resultado final do GP do Japão:

f1japao

Volta mais rápida: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) com 1m35s118, na 36ª volta.

Classificação

Previous post

JAPÃO 90 - BI DE SENNA COM DOBRADINHA BRASILEIRA E JAPONÊS NO PÓDIO

Next post

LEBRON, OS CAVS E A REDENÇÃO DE CLEVELAND

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *