ROSBERG VENCE SEM SUSTOS PRIMEIRO GP DA EUROPA NO AZERBAIJÃO
Após duas corridas ruins, Nico Rosberg, da Mercedes, voltou a mostrar que está em um grande momento e fez novamente “barba cabelo e bigode”, ou seja, fez a pole, a volta mais rápida, liderou de ponta a ponta e venceu sem sobressaltos o GP da Europa de 2016, a primeira corrida da categoria realizada no Azerbaijão. Sebastian Vettel, da Ferrari, ficou em segundo. E Sergio Pérez, da Force India, conquistou o seu segundo pódio em três corridas, completando a mesma em terceiro lugar.
Os pilotos brasileiros tiveram resultados distintos. Se o 10º lugar, por fazer um pit stop a mais que outros pilotos, não foi bom para Felipe Massa, o 12º lugar de Felipe Nasr é o melhor resultado obtido pelo piloto da Sauber até agora em 2016.
A próxima etapa da temporada será o GP da Áustria no circuito Red Bull Ring, em Spielberg no dia 2 de julho às 9 horas da manhã, horário de Brasília.
A corrida
LARGADA – Apesar da freada forte e da curva estreita a esquerda com o muro colado, tivemos a largada sem grandes incidentes, apenas alguns toques de leve no pelotão de trás. O pole Nico Rosberg começou bem e manteve a ponta, seguido por Ricciardo, Vettel e Raikkonen. Partindo do 5º lugar, Massa, por sua vez, fritou pneu, teve dificuldades para contornar a curva e acabou perdendo a posição para Pérez. Hamilton se manteve em 10º. Lá atrás, Nasr, que começara em 15º, ganhou duas posições e subiu para 13º.
3/51 – Hamilton deixou Kvyat para trás e passa para 9º lugar
5/51 – Vettel deu o bote em Ricciardo no fim da reta e assumiu a 2ª colocação. Imprimindo um ritmo forte e se beneficiando pela batalha pelo 2º lugar, Rosberg abriu 8s de vantagem na liderança em poucas voltas.
6/51 – Após escapar da pista e perder o 7º lugar para Bottas, Verstappen decidiu antecipar a parada nos boxes.
7/51 – Ricciardo, 3º colocado, também fez seu pit stop, e retornou em 11º. Com dificuldades desde o início da corrida, Kvyat recolheu a STR para a garagem e abandonou. A equipe detectou um problema de suspensão no carro do russo.
8/51 – Sexto colocado, Felipe Massa fez sua primeira parada e retornou em 10º.
9/51 – Por causa da parada precoce das RBR, a Ferrari decidiu antecipar os pit stops de Raikkonen e Vettel. O alemão contestou a orientação ressaltando que ainda mantinha um bom ritmo. A equipe explicou que era para evitar o chamado “undercut”, quando um rival ganha a posição nos boxes por parar mais cedo. O finlandês foi para os boxes, enquanto Vettel decidiu se manter na pista.
10/51 – Ainda sem ter parado nos boxes, Hamilton já aparecia em quinto. O britânico deu o bote em Bottas e assumiu o quarto lugar. Lá na frente, também sem ter feito pit stop ainda, Rosberg já havia aberto 15s de vantagem para Vettel, quase 30s sobre Hamilton.
14/51 – Raikkonen foi punido com o acréscimo de 5s por ter passado com as quatro rodas pela linha de entrada do pitlane. O finlandês poderia cumprir a punição no próximo pit stop ou ter o tempo acrescido após o fim da corrida. Durante a semana, a direção de prova havia determinado que, por questões de segurança em razão da perigosa entrada de boxes no meio da reta, o piloto que passasse com as quatro rodas por dentro da linha de entrada do pitlane, deveria obrigatoriamente entrar nos boxes. O replay mostra que o Homem de Gelo se distraiu ao acompanhar o vácuo de Ricciardo, que entrou nos boxes.
18/51 – Hamilton faz seu primeiro pit stop e retorna em 9º.
19/51 – Raikkonen passa Ricciardo no fim da reta e toma 4º lugar. À frente deles, apenas Rosberg, Vettel e Bottas, que ainda não haviam parado nos boxes.
20/51 – Bottas para nos boxes e volta em 8º, atrás de Massa.
21/51 – Na volta seguinte é a vez de Vettel fazer seu pit stop. Alemão retornou em terceiro, bem à frente de Ricciardo, mas atrás de Raikkonen. Paralelamente, Verstappen partiu para sua segunda parada e colocou pneus médios, que nenhum piloto havia usado na corrida até então.
22/51 – Líder, Rosberg fez seu primeiro pit stop na 22ª volta e, com folga, retornou na ponta.
23/51 – Com a RBR claramente sofrendo com o desgaste de pneus, Ricciardo perdeu, em sequência, posições para Pérez e Hamilton. O australiano, então, seguiu o companheiro e também partiu para mais uma parada e colocou pneus médios.
24/51 – Com mais da metade da prova completada, a classificação era a seguinte: 1º Rosberg, 2º Raikkonen, 3º Vettel, 4º Pérez, 5º Hamilton, 6º Massa, 7º Bottas, 8º Hulkenberg, 9º Ricciardo e 10º Verstappen. Nasr aparecia em 17º.
28/51 – Tendo uma punição de 5s a cumprir, Raikkonen deixa o caminho livre para Vettel assumir a segunda colocação. Mas sem muita boa vontade. “Agora peçam para ele acelerar, porque não quero ficar preso com ele à frente de mim”, reclamou pelo rádio.
29/51 – Massa fez seu segundo pit stop, colocou um novo jogo de pneus macios, e retornou em 9º, atrás de Ricciardo.
31/51 – Reclamando de potência no motor, o quinto colocado Hamilton foi avisado pela equipe de um problema, aparentemente, na configuração que ele estava usando. “Posso resetar?”, perguntou o britânico.
32/51 – Suspeitando de problemas em suspensão, Sainz parou carro na área de escape e abandona.
33/51 – Por causa das limitações de comunicação entre engenheiro e piloto a partir deste ano, Hamilton sofria para descobrir seu problema de configuração. “Eu vou mudar tudo no carro”, disse. “Errr… Não podemos lhe dar orientações, Lewis”, respondeu a equipe. “Isso é ridículo, caras. Não quero ficar olhando para o volante a cada 5s tentando descobrir qual botão está na posição errada. Posso dar sugestões e vocês responderem OK ou não?”, pergunta o piloto. “Não é possível”, responde o engenheiro. Sem conseguir imprimir um ritmo forte, o inglês perdeu contato com o quarto colocado Pérez.
39/51 – Felipe Nasr coloca ao lado de Fernando Alonso na reta principal, ultrapassa o bicampeão mundial e assume a 13ª colocação.
41/51 – O terceiro abandono do dia veio com Pascal Wehrlein. “Estou sem freios”, disse o alemão da Manor, que teve dificuldades para parar o carro na área de escape. Um perigo em um circuito em que os pilotos podem ultrapassar as marcas de 360km/h.
43/51 – Parecendo ter se acertado com os botões do volante, Hamilton voltou a conseguir andar forte e anotou a melhor volta da corrida.
44/51 – Com problemas de perda de potência no motor Honda da McLaren, Alonso recolheu para os boxes e foi o quarto a deixar a prova.
45/51 – Verstappen passou Massa e empurrou o brasileiro para a 10ª posição. Enquanto isso, Nasr passou Magnussen e subiu para 12º.
48/51 – Ricciardo ultrapassou Hulkenberg e subiu para sétimo. Lá na frente, Pérez se aproximava do terceiro colocado Raikkonen. Lá na ponta, Rosberg, mesmo com folga, anotou a melhor volta, 1m46s485.
50/51 – Na penúltima volta, Verstappen conseguiu mais uma posição, ao passar Hulkenberg e subir para oitavo.
51/51 – Mesmo sem precisar passar Raikkonen para chegar em 3º em razão dos 5s de punição do finlandês, Pérez preferiu garantir o pódio na pista, ultrapassando o Homem de Gelo na abertura da volta final.
FIM DE PROVA – Com tranquilidade, Nico Rosberg cruza linha de chegada 16s à frente de Vettel. Pérez completa pódio. Raikkonen chega em 4º, seguido por Hamilton, Bottas, Ricciardo, Verstappen e Hulkenberg. Massa fecha zona de pontuação, em 10º. Nasr termina em 12º.
Resultado final do GP da Europa:
Volta mais rápida: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) com 1m46s485, na 48ª volta.
Classificação
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