ROSBERG VENCE NA BÉLGICA MAS HAMILTON SEGUE LÍDER
Em uma corrida movimentada, que chegou a ser interrompida por causa do forte acidente sofrido por Kevin Magnussen (Renault) na famosa Eau Rouge, Nico Rosberg (Mercedes) “cumpriu a obrigação” e venceu o GP da Bélgica e diminuiu para nove pontos a distância em relação ao líder Lewis Hamilton (Mercedes) que, mesmo largando em penúltimo (21º), em função das punições recebidas por causa das várias trocas de peças e componentes feitas no seu carro, terminou a prova em terceiro lugar. Daniel Ricciardo (Red Bull) terminou sua terceira corrida seguida no pódio, assim como na Alemanha, em segundo lugar.
Os pilotos brasileiros tiveram um final de semana parecido com os anteriores. Felipe Massa, que chegou a estar em quinto após a largada, terminou somente em 10º. Já Felipe Nasr, que chegou a estar em 11º, foi o 17º e último colocado dos carros que terminaram a corrida.
A próxima etapa da temporada será o GP da Itália no Autódromo de Monza, em Monza, no dia 4 de setembro às 9 horas da manhã, horário de Brasília.
A corrida
Largada: A apertada curva La Source é sempre um convite a uma largada tumultuada. O pole Rosberg conseguiu escapar na ponta, enquanto Verstappen, que partia em segundo, acabou engolido pela dupla da Ferrari. No entanto, Vettel foi otimista ao contornar a fechada curva, tocou em Raikkonen e acabou rodando. Sem espaço, o finlandês reduziu e acabou sendo tocado também pelo holandês da RBR, que retomou a segunda posição. Quem se aproveitou da confusão foi Massa, que pulou de 10º para 5º, e Grosjean, 11º para 6º. Outro que largou bem foi Nasr, partindo de 16º para 11º. Começando em 21º, Hamilton foi cauteloso e ganhou apenas duas posições. Último no grid, Alonso foi mais ousado e subiu de 22º para 17º.
1/44 – Com o bico danificado pelo toque em Raikkonen, Verstappen ficou sem rendimento e começou a perder posições. O holandês precisou trocar a peça e voltou no fim do grid. Com um pneu furado pelo toque de Verstappen, Raikkonen também foi para os boxes. Seu carro teve um princípio de incêndio no assoalho e, além disso, os mecânicos tiveram dificuldades para retirar o bico. O finlandês perdeu uma volta e retornou à pista em último. Outro que precisou ir para os boxes por causa de um pneu furado foi Felipe Nasr.
1/44 – Por falar em pneu furado, o composto traseiro esquerdo de Carlos Sainz estourou. O espanhol saiu da pista e rodou ao retornar, por pouco não atingindo Hamilton. Na sequência, a bandagem do pneu começou a destruir a asa traseira, que ficou na perpendicular. Com o carro muito danificado, ele precisou abandonar.
1/44 – Ainda na primeira volta, Pascal Wehrlein (Manor) acertou a traseira de Jenson Button (McLaren) e os dois deixaram a prova.
3/44 – Companheiro de Nasr na Sauber, Marcus Ericsson, que já havia largado dos boxes, recolheu para a garagem com problemas no carro e foi outro a abandonar.
3/44 – A série de incidentes nas primeiras voltas fez a direção de prova acionar o safety car virtual, onde todos os pilotos precisam respeitar um limite de velocidade. Em 4º, Felipe Massa aproveitou para fazer o primeiro pit stop e se livrar dos pneus supermacios.
6/44 – Foi quando Kevin Magnussen perdeu o controle da Renault na desafiadora subida da Eau Rouge e bateu violentamente de traseira na barreira de proteção. O safety car foi acionado e Hulkenberg, Pérez, Vettel, Bottas, Verstappen e Nasr foram alguns que aproveitaram a entrada do carro de segurança para trocar os pneus.
7/44 – Após as confusões das primeiras voltas e com os diversos pit stops, a classificação era a seguinte: 1º Rosberg, 2º Ricciardo, 3º Hulkenberg, 4º Alonso, 5º Hamilton, 6º Massa, 7º Pérez, 8º Kvyat, 9º Palmer, 10º Grosjean. Dos dez primeiros, Rosberg, Ricciardo, Alonso, Hamilton e Kvyat não haviam feito parada nos boxes.
9/44 – A prova foi paralisada na 9ª volta, em razão da dificuldade dos comissários em reconstruir a barreira de proteção da Eau Rouge, danificada com a forte batida de Kevin Magnussen.
10/44 – Os pilotos puderam aproveitar para trocar os pneus durante a paralisação. Melhor para Rosberg, Ricciardo, Alonso, Hamilton e Kvyat, que não tinham parado nos boxes ainda. Principalmente para Hamilton e Alonso, que largaram da última fila e haviam ganhado muitas colocações justamente por não terem feito pit stops.
11/44 – A corrida foi retomada quase 20 minutos depois. Contrastando com as primeiras voltas, a relargada, sob safety car, não teve incidentes.
12/44 – Mas a prova logo esquentou novamente. Com o potente carro da Mercedes, Hamilton não teve dificuldades para passar Alonso e subiu para o quarto lugar.
12/44 – Fazendo corridas de recuperação, Raikkonen (15º) e Verstappen (14º) voltaram a se encontrar na pista após o toque na largada. O finlandês tentou passar o holandês por fora na Les Combes, mas foi espalhado e saiu da pista. O Homem de Gelo reclamou pelo rádio.
13/44 – Uma volta depois, Kimi partiu para cima de Verstappen de novo na Les Combes e recebeu uma fechada de porta questionável do jovem da RBR. “Isso é ridículo!”, bradou.
15/44 – Após 15 voltas, a classificação era: 1º Rosberg, 2º Ricciardo, 3º Hulk, 4º Hamilton, 5º Alonso, 6º Massa, 7º Pérez, 8º, Kvyat, 9º Vettel e 10º Grosjean. Nasr aparecia em 16º.
18/44 – Com a faca nos dentes, Hamilton partiu para cima de Hulkenberg. E também não perdeu tempo. Colocou de lado na reta oposta e engoliu o alemão da Force India para subir para terceiro.
19/44 – A corrida de Raikkonen seguiu tumultuada. Ao passar Grosjean para assumir o 12º lugar, o finlandês tocou roda a roda com o franco-suíço da Haas.
22/44 – Hamilton foi para os boxes trocar pneus e colocou um novo jogo de compostos macios. Mas o pit stop acabou sendo mais lento que o normal. Ele retornou à pista em oitavo.
24/44 – Alonso também trocou pneus e saiu no pitlane lado a lado com Hulkenberg. Os dois disputaram posição dentro dos boxes e chegaram a se tocar na saída.
26/44 – Vettel deu um belo drible em Verstappen para passar o rival na saída do hairpin. Mas o encardido holandês deu o troco após a Eau Rouge e recuperou a 8ª posição. Duas voltas depois, o alemão deu novo bote e, enfim, conseguiu ganhar a colocação.
27/44 – Líder com imensa margem sobre Ricciardo, Rosberg fez seu pit stop com tranquilidade e retornou com 10s de vantagem para o australiano da RBR.
29/44 – Em nova disputa encarniçada, Pérez e Massa chegam a se tocar e o mexicano leva a melhor, ganhando o 6º lugar.
32/44 – Hamilton fez mais um pit stop e trocou os pneus macios pelos médios e caiu para a quarta colocação, logo atrás de Hulkenberg.
33/44 – Em mais um bom duelo, valendo a 7º lugar, Vettel tentou passar Massa, mas acabou perdendo o ponto de freada da curva. O brasileiro colocou de lado e recuperou a posição. Na volta seguinte, o alemão acertou a manobra e conseguiu a ultrapassagem.
34/44 – Hamilton rapidamente deixou Hulkenberg para trás e reassumiu o 3º lugar. A missão de alcançar o segundo colocado Ricciardo, porém, era muito difícil. O australiano da RBR estava mais de 15s à frente.
41/44 – Valtteri Bottas ultrapassou Felipe Massa e assumiu a 8ª colocação.
42/44 – Com dificuldades para controlar o carro nas voltas finais, Massa também foi superado por Raikkonen e caiu para décimo.
44/44 – Sem se incomodar com o caos que acontecia na prova, Rosberg cruzou a linha de chegada com 14s de vantagem sobre Ricciardo. Hamilton fechou o pódio, a 13s do australiano da RBR.
Resultado final do GP da Bélgica:
Volta mais rápida: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) com 1m51s583, na 40ª volta.
Classificação
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