Home»Fórmula 1»RICCIARDO VENCE NA MALÁSIA, MAS QUEM SAI NO LUCRO É ROSBERG

RICCIARDO VENCE NA MALÁSIA, MAS QUEM SAI NO LUCRO É ROSBERG

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Em uma corrida movimentada, com direito a mais uma acidente logo na largada, belas ultrapassagens e o motor de Lewis Hamilton (Mercedes) ter estourado no meio da corrida, Daniel Ricciardo (Red Bull), voltou a vencer após dois anos uma corrida de Fórmula 1. Pela primeira vez o australiano venceu o GP da Malásia e, além disso, trinfou no duelo particular com seu companheiro de equipe Max Verstappen (Red Bull) que chegou em segundo, configurando a primeira dobradinha do time austríaco em 2016.

O líder do Mundial de Construtores, Nico Rosberg (Mercedes), que viu durante a maior parte da corrida Hamilton reassumindo a liderança do Mundial de Pilotos, saiu com um lucro alto da Malásia. Com o terceiro lugar obtido por ele e o abandono de Hamilton, Rosberg abriu 23 pontos na liderança do campeonato, restando 5 corridas para terminar a temporada. E frustração parcial da Mercedes, que não pôde comemorar na Malásia o tricampeonato no Mundial de Construtores. Mas é questão de pouco tempo que o fato se consuma.

Os pilotos brasileiros tiveram mais um final de semana ruim. Felipe Massa (Williams), com problemas durante toda a corrida, só terminou a mesma em 13º. Já Felipe Nasr, com problemas nos freios de sua Sauber, abandonou a prova.

A próxima etapa da temporada será o GP do Japão no Circuito de Suzuka, em Suzuka, no dia 9 de outubro às 2 horas da manhã, horário de Brasília.

A corrida

LARGADA: Pole position, Lewis Hamilton manteve a ponta. Sebastian Vettel, que partia da 5ª posição, tentou um inusitado mergulho por dentro de Verstappen na primeira curva, freou tarde demais e acabou batendo em Nico Rosberg. O alemão da Mercedes rodou, ficou na contramão e caiu para as últimas posições. Já Vettel quebrou a suspensão dianteira e abandonou. Daniel Ricciardo assumiu o segundo lugar, seguido por Sergio Pérez, Kimi Raikkonen e Max Verstappen.

Largada do GP da Malásia. FOTO: formula1.com
Largada do GP da Malásia. FOTO: formula1.com

1/56 – O safety car foi acionado. Felipe Massa, que teve problemas na largada, aproveitou para visitar os boxes. Kvyat, Gutiérrez e Magnussen também. O brasileiro retornou em 18º, atrás de Nasr.

3/56 – O carro de segurança deixou a pista e a relargada foi dada. Hamilton manteve a ponta.

7/56 – Precisando fazer corrida de recuperação, Rosberg ganhou as posições dos quatro pilotos que foram aos boxes, passou mais cinco na pista e em poucas voltas já aparecia em 12º.

7/56 – Com um furo no pneu, Felipe Massa precisou voltar aos boxes para mais um pit stop.

9/56 – Que susto! Romain Grosjean teve problemas no freio no fim da reta oposta e acabou na brita. O franco-suíço da Haas estava na 10ª colocação. O safety car virtual foi acionado e todos os pilotos precisaram manter um limite de velocidade.

10/56 – Rosberg, Verstappen, Pérez, Button, Hulk e Alonso foram alguns dos pilotos que aproveitaram o safety car virtual para fazerem seus primeiros pit stops. O alemão da Mercedes colocou pneus duros, enquanto holandês da RBR preferiu outro jogo de macios.

12/56 – Hamilton liderava a prova, seguido por Ricciardo e Raikkonen. Dos oito primeiros colocados, apenas Verstappen, em quarto, já havia parado nos boxes. O holandês estava a 17s do britânico da Mercedes. Nasr aparecia em 12º, e Massa em 19º.

14/56 – Fazendo ótima corrida de recuperação, Rosberg entrou na zona de pontuação rapidamente, aparecendo em nono já na 14ª volta.

16 a 20/56 – Disposto a recuperar o terreno perdido, Rosberg não perdeu tempo para ultrapassar Pérez e assumiu a oitava posição. Voando baixo, rapidamente chegou em Ericsson duas voltas depois, passou o piloto da Sauber e subiu para sétimo. No giro seguinte, foi a vez do alemão engolir Sainz e alcançar o sexto posto. Logo depois, a vítima foi Bottas. Com a impressionante escalada, Rosberg chegara no top 5 em 20 voltas.

Nico Rosberg fez uma bela corrida de recuperação após os problemas na largada. FOTO: formula1.com
Nico Rosberg fez uma bela corrida de recuperação após os problemas na largada. FOTO: formula1.com

21/56 – Hamilton e Raikkonen, enfim foram para os boxes, colocaram pneus duros, e retornaram em terceiro e quarto, respectivamente, logo à frente de Rosberg. Ricciardo assumiu a liderança provisória, seguido de Verstappen, que já tinha um pit stop.

22/56 – Ricciardo fez sua primeira parada, optou por pneus duros e retornou em terceiro, entre Hamilton e Raikkonen. Verstappen assumiu a liderança da corrida, com 7s de vantagem sobre o inglês da Mercedes.

27/56 – Em segundo, Hamilton decidiu forçar o ritmo. Ele passou a ser o mais rápido da pista e começou a tirar a diferença para o líder Verstappen.

28/56 – Verstappen fez seu segundo pit stop, colocou pneus duros e retornou em terceiro, a 16s de Hamilton, que reassumiu a liderança, e a 10s de Ricciardo, segundo colocado.

29/56 – Após metade da prova completada, os cinco primeiros colocados se estabilizaram. Hamilton liderava, seguido por Ricciardo (+13s), Verstappen (+17s), Raikkonen (+22s) e Rosberg (+25s). Sem ter parado nos boxes ainda, Nasr era 14º. Com dois pit stops, Massa era o 16º.

32/56 – Rosberg fez seu segundo pit stop e colocou novo jogo de pneus duros. O alemão demorou a ser liberado, mas mesmo assim manteve a quinta colocação.

33/56 – Massa parou nos boxes pela terceira vez na prova e caiu para 17º. Nasr, enfim, fez a primeira parada e seguiu em 14º.

38/56 – Rosberg chegou de vez em Raikkonen, mergulhou por dentro na curva 2, chegou a tocar na Ferrari do finlandês e assumiu a quarta colocação. A direção de prova abriu investigação sobre a manobra.

39/56 – Terceiro colocado, Verstappen colou em Ricciardo. Mas quem esperava que o australiano deixasse o caminho livre para o companheiro, que vinha em tática diferente, se enganou. O aussie fez jogo duro, e protagonizou com o companheiro um dos melhores momento da corrida para manter a segunda posição. A defesa de posição viria a ser crucial para Ricciardo.

Momento decisivo e mais emocionante na corrida foi à disputa entre os companheiros de Red Bull Ricciardo e Verstappen. FOTO: formula1.com
Momento decisivo e mais emocionante na corrida foi à disputa entre os companheiros de Red Bull Ricciardo e Verstappen. FOTO: formula1.com

41/56 – Líder da prova, Hamilton forçava o ritmo com objetivo de abrir vantagem suficiente para parar nos boxes e se manter em primeiro, à frente da dupla da RBR. Mas o inglês foi surpreendido quando seu motor “abriu o bico” e começou a pegar fogo. Era fim de prova para o piloto da Mercedes. “Oh, não!”, lamentou o britânico, que ficou desolado com a falta de sorte. Ricciardo assumiu a liderança, seguido por Verstappen e Rosberg.

Motor estourado poderá custar o título de Hamilton em 2016. FOTO: AP
Motor estourado poderá custar o título de Hamilton em 2016. FOTO: AP

42/56 – O safety car virtual foi acionado. A RBR aproveitou para chamar Ricciardo e Verstappen para os boxes. Em segundo, o holandês precisou esperar o australiano fazer a troca. Rosberg também aproveitou para fazer outro pit stop.

43/56 – Enquanto isso, Gutiérrez abandonou quando a roda dianteira direita de sua Haas saiu repentinamente.

44/56 – Rosberg foi punido com 10s pelo toque em Raikkonen durante a ultrapassagem. O tempo poderia ser cumprido em um eventual pit stop ou acrescido no tempo final de prova, caso não parasse mais nos boxes. Com 7s de vantagem para o finlandês, o alemão precisava abrir apenas mais um pouco para garantir o pódio.

46/56 – Por causa do pit stop na mesma volta, Ricciardo abriu uma vantagem de 2s sobre Verstappen. Com pneus tão novos quanto o do companheiro, o australiano passou a administrar a diferença com tranquilidade.

48/56 – Felipe Nasr teve problemas no freio, recolheu para os boxes e abandonou.

56/56 – Daniel Ricciardo controlou a vantagem para Max Verstappen até a bandeirada e garantiu a vitória. Nico Rosberg conseguiu abrir mais de 10s de diferença para Raikkonen e assegurou o terceiro lugar no pódio. Bottas, Pérez, Alonso, Hulk, Button e Palmer completaram a zona de pontuação. Massa terminou em 13º.

Daniel Ricciardo vence o GP da Malásia de 2016. FOTO: formula1.com
Daniel Ricciardo vence o GP da Malásia de 2016. FOTO: formula1.com

Resultado final do GP da Malásia:

resultadogpmalasia16

Volta mais rápida: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) com 1m36s424, na 44ª volta.

Classificação

tabela-campeonto-hungria

Previous post

ARGENTINA É CAMPEÃ MUNDIAL DE FUTSAL

Next post

JAPÃO 90 - BI DE SENNA COM DOBRADINHA BRASILEIRA E JAPONÊS NO PÓDIO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *