REMO, BOTAFOGO, YPIRANGA E RIVER SAEM DA SÉRIE D
A série D, que para muitos é o maior calvário do Brasileirão definiu os quatro felizardos que conquistaram o acesso. Um deles é um gigante do futebol brasileiro, outro um tradicional clube do interior paulista. Temos também o maior clube do Piauí e um dos grandes do interior gaúcho. Remo, Botafogo de Ribeirão Preto, River e Ypiranga de Erechim subiram para a série C.
O Nordeste terá um novo nome na terceira divisão em 2016. O River-PI brigou muito e superou o Lajeadense-RS, com um 3×0 em casa e um empate em 1×1 fora de casa, e avançou para a semifinal da Série D.
Mesmo com a eliminação do time Lajeado, o Rio Grande do Sul não ficou sem representante entre os quatro primeiros da quarta divisão. O Ypiranga surpreendeu a favorita Caldense e subiu de divisão. Após dois empates, o Ypiranga conseguiu derrotar a Caldense por 4 a 3 nos pênaltis e retornar a série C, que não disputava desde 95. Essa foi sua única participação, caindo na primeira fase. O clube chegou a fechar as portas em 2003 com problemas financeiros, mas foi refundado com o mesmo nome em 2005.
Com mais de 35 mil torcedores no estádio do Mangueirão, o Remo venceu pela segunda vez o Operário-PR e garantiu a volta à Terceira Divisão do futebol nacional após ficar longe dela desde 2008, quando a fórmula de disputa incluiu 63 clubes.
O grande duelo do interior paulista foi entre o Botafogo de Ribeirão Preto e o São Caetano. Com um jogador a menos por quase todo o segundo tempo e aguentando uma pressão incrível no final do jogo, o Botafogo segurou o 0x0 e conseguiu o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2016. O time que chegou a disputar a Série A3 do Campeonato Paulista conseguiu resultados expressivos nos últimos anos, como os vice-campeonatos do Paulista Sub-20, da Copa Paulista de 2014 e da Copa São Paulo de Futebol Junior de 2015. Além disso, neste ano, fez boa campanha no Paulista, chegando até a fase de quartas de final, o que deu a vaga na quarta divisão nacional.
Já o São Caetano não terá nenhuma divisão nacional para disputar no ano que vem, pois como está na Série A2 do Paulista não tem como brigar por uma das duas vagas vindas do estadual. É o fundo do poço para o time que, até 2006 estavam na elite do futebol nacional.
Prova de que a torcida não abandonou as equipes mesmo estando na última divisão do futebol nacional, em relação a sócios-torcedores, os Remo, Botafogo e Ypiranga estão na mesma situação das equipes que conseguiram o acesso à Série B, sendo que os paraenses são o nono clube do país que mais ganhou sócios em 2015, com 9.863. Mais do que o Grêmio que joga a série A. Prova de que paixão não tem divisão.
No Comment