Home»Futebol Nacional»Brasileirão»QUEM LUTA PELO QUE NA RETA FINAL DO BRASILEIRÃO

QUEM LUTA PELO QUE NA RETA FINAL DO BRASILEIRÃO

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Brasileirão
E o Brasileirão chega a sua reta final. São apenas sete rodadas para o fim da competição e todo mundo já sabe o que dá para fazer. O último mês determinou muita coisa.

Renato Augusto, foi o grande nome da goleada do líder fora de casa. FOTO: Giuliano Gomes/Gazeta Press
Renato Augusto, foi o grande nome da goleada do líder fora de casa. FOTO: Giuliano Gomes/Gazeta Press

Não há dúvidas que o título vai ficar entre Corinthians e Galo. Com a goleada aplicada sobre o Atlético-PR em Curitiba e a sofrida pelo Galo para o Sport em Recife, ambas por 4×1, o Corinthians abriu uma vantagem de oito pontos. Nada garantido, mas é uma distância considerável. O meio de campo do alvinegro paulista, com Ralf, Elias, Jadson e Renato Augusto está voando e mantém uma regularidade impressionante. Já o Galo tem o ataque mais insinuante do torneio, mas tropeça muito e se complica com derrotas inesperadas, como as goleadas de 4×0 para o Santos e 4×1 Sport.

Sport bate vice-líder com facilidade em Recife. FOTO: Marlon Costa / Futura Press
Sport bate vice-líder com facilidade em Recife. FOTO: Marlon Costa / Futura Press

O Grêmio parecia que ia entrar na briga mas o máximo que vai conseguir e manter sua vaga no G4. E tem que abrir o olho, pois a derrota para a Chapecoense deixou claras as limitações gremistas. O tricolor gaúcho só sabe jogar no contra-ataque e não tem muita vocação para marcar gols.

A quarta vaga no G4 é que parece ser o grande ponto de disputa até o fim da competição. Santos, Palmeiras, São Paulo, Internacional, Sport, Flamengo, Ponte Preta e até o Cruzeiro sonham com a vaga.

O Santos e o Palmeiras são os favoritos. O time da Vila Belmiro engrenou no fim do primeiro turno e com um aproveitamento altíssimo em casa e os gols de Ricardo Oliveira, parece que não vai deixar escapar a vaga. A vitória sobre o Goiás na última rodada claro isso. Já o Palmeiras de Marcelo Oliveira segue muito irregular. Alternar partidas pífias como a derrota em casa para a Ponte Preta com vitórias empolgantes como o 3×1 fora de casas contra o Avaí.

Ricardo Oliveira amplia ainda mais sua liderança na artilharia. FOTO: Ricardo Saibun/Santos FC
Ricardo Oliveira amplia ainda mais sua liderança na artilharia. FOTO: Ricardo Saibun/Santos FC

Inter, Sport e Ponte vem subindo e mantem boa fase. O Colorado entrou em crise depois da eliminação da Libertadores e vem reagindo, mas ainda não apresenta a regularidade necessária para ter certeza de uma vaga. Já Sport e Ponte começaram o campeonato na ponta, desceram até a parte de baixo da tabela e agora estão voltando. O Sport era líder, chegou a dez jogos sem vitória e agora tentar salvar o campeonato com uma vaga na Libertadores. A Ponte ainda sonha com o mesmo.

O Flamengo deu uma arrancada aguda com a chegada da Guerrero e Sheik, mas o fôlego acabou e rubro-negro não consegue mais os bons resultados. Caiu para décimo e mesmo estando a cinco pontos do G4 parece que não vai conseguir se recuperar. O Cruzeiro, que passou boa parte do campeonato na luta contra o rebaixamento e ainda tem essa como sua principal meta, já pode pensar no G4, apesar de remotas chances. O time se recuperou da péssima fase com Luxemburgo e, sob o comando de Mano Menezes, com apenas uma derrota, o time voltou a apresentar um bom futebol.

O Fluminense que, apesar de ainda ter chances matemáticas de ir ao G4, parece ter desistido do Brasileirão para focar na Copa do Brasil, onde está nas semifinais. O Atlético-PR passou o primeiro turno inteiro pensando no G4, mas com a drástica queda de rendimento e a longa fase sem vitórias o time ainda tem que se preocupar em garantir mais sete ou oito pontos para não correr riscos de queda. O mesmo vale para a Chapecoense, que mesmo cheia de limitações, parece que vai conseguir se mantar na série A por mais um ano. De quebra, ainda vai jogar com o poderoso River Plate pela Copa Sul-Americana.

Do 15º lugar para baixo é desespero puro. Cinco pontos separam o Figueirense do lanterna Vasco. Figueirense e Avaí se mantêm fora da zona da degola, mas ainda estão perigosamente próximos. O Figueira apresenta um jogo melhor que o Avaí, que segue dependendo demais dos gols de André Lima. Não dá para garantir nenhum dos dois fora de risco.
O Goiás alternou bons e maus momentos, chegou a figurar no G4, golear alguns adversários, mas agora não consegue se manter regular e afundou no Z4. O Coritiba passou muito tempo na zona de rebaixamento, entrou numa boa fase que o tirou do grupo dos quatro últimos, mas parece que o fôlego acabou e a derrota para a Ponte Preta na última rodada deixou o Coxa dentro do Z4. Mesmo fragilizado, ótimo ainda parece o clube com mais chance de escapar, dentro os quatro últimos.

Joinville e Vasco disputam ferrenhamente para ver quem escapa da lanterna. Apesar de os dois acreditarem que dá para escapar, a matemática mostra que é difícil. O Joinville em momento nenhum mostrou força para tal, tenho vivido o campeonato praticamente inteiro no Z4, alternando grandes jogos com partidas fraquíssimas. Já o Vasco chegou a estar tão mal, que uma série de sete partidas invictas só lhe garantiu sair da lanterna. Mas o time tropeçou nos últimos jogos e voltou a lanterna. Não dá para reclamar, pois para um time que está a cinco pontos do 15º, nada se compara ao momento em que ficou a oito do vice lanterna. O milagre ainda é possível para o time de São Januário.

Vasco deixa escapar importante vitória contra o São Paulo. FOTO: Friedemann Vogel/Getty Images
Vasco deixa escapar importante vitória contra o São Paulo. FOTO: Friedemann Vogel/Getty Images

Bem amigos, acho que é isso. Cada um sabe bem o que lhe resta fazer no campeonato e deve fazê-lo logo, pois o tempo está acabando. Pelo menos parece que o torneio vai ser atrativo até o fim, o que já é bom demais para a baixa qualidade do futebol jogado por aqui.

seleçãorodada31

Previous post

MUNDIAL SUB-17: UM CELEIRO DE REVELAÇÕES OU DE GERAÇÕES QUE NÃO VÃO PARA A FRENTE

Next post

REMO, BOTAFOGO, YPIRANGA E RIVER SAEM DA SÉRIE D

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *