Home»Fórmula 1»PORQUE O AVIÃO CAIU?

PORQUE O AVIÃO CAIU?

0
Shares
Pinterest WhatsApp

f1

Enquanto o mundo ainda tenta encontrar os destroços do avião do voo MH370 da Malaysia Airlines e entender o que causou a sua queda, as equipes da Fórmula 1 desembarcam na Malásia também em buscas das melhores alternativas que façam seus carros continuem rendendo ou rendam mais do que no GP da Austrália. Que nos perdoem a comparação, mas por enquanto, nenhuma das duas questões estão resolvidas.

O circuito da corrida

Primeiro dos circuitos modernos da Fórmula 1 desenhado por Hermann Tilke, o circuito de Sepang, na Malásia, foi aquele que iniciou o aumento da presença da Fórmula 1 no continente asiático, que antes era praticamente restrito somente ao Japão. De lá pra cá, mais sete países do continente, (incluindo a Turquia) sediam/sediaram etapas da Fórmula 1.

As características mais destacantes dele, que foram aplicadas posteriormente por Tilke nos demais circuitos que desenhou, são a presença de longas retas (em outros circuitos é somente uma) curvas, em sua maioria lentas, e pequenas retas no restante do circuito, conforme pode ser visto na imagem seguinte.

Traçado do circuito de Sepang, na Malásia. FOTO: Sutton Images / formula1.autobild.es/
Traçado do circuito de Sepang, na Malásia. FOTO: Sutton Images / formula1.autobild.es/

No entanto, o que mais se destaca no GP da Malásia é a instabilidade das condições climáticas durante a realização do mesmo. Como a Malásia se localiza numa latitude equivalente à da nossa Floresta Amazônica, a chuva é uma constante nesta corrida, principalmente depois que a mesma passou a começar num horário mais tarde que o habitual na maioria das corridas (principalmente as europeias), que é às 14 horas do horário onde ocorrerá o evento. Isto ajuda a aumentar à emoção da corrida.

Dados históricos

Nas 15 edições realizadas até agora do GP da Malásia, 9 pilotos diferentes venceram lá. O escocês Eddie Irvine foi o primeiro vencedor, em 1999. No entanto, Michael Schumacher, Fernando Alonso e Sebastian Vettel foram os pilotos que até agora mais venceram em Sepang (3 vitórias cada um). Por equipes, quem mais venceu até agora foi a Ferrari com 6 vitórias, seguida pela Red Bull, com 3 vitórias.

A pole mais rápida foi feita por Michael Schumacher, pela Ferrari em 2004, com o tempo de 1min 33s 074. A volta mais rápida foi feita por Juan Pablo Montoya, também em 2004, pela Williams-BMW com o tempo de 1min 34s 223, na época em que os carros usavam os motores V10.

Expectativa das equipes

O inglês Louis Hamilton nos treinos livres em Sepang. FOTO: FIA
O inglês Louis Hamilton nos treinos livres em Sepang. FOTO: FIA

Devido à grande mudança do regulamento feita pela FIA para o ano de 2014, a maioria das equipes tenta ainda encontrar um melhor acerto para seus carros. No entanto, pelo que foi visto no GP da Austrália os graus de expectativas das equipes são bem variáveis. Entre as principais equipes pode-se destacar o seguinte:

• A Mercedes espera manter o bom desempenho de Rosberg e que este também se aplique ao seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, que teve problemas com o seu carro na Austrália;

• A Red Bull espera alcançar melhorias tanto nos seus motores quanto resolver o problema da exceção do limite de fluxo de combustível de 100kg/h que causou a desclassificação do seu piloto Daniel Ricciardo após o mesmo conseguir chegar em segundo no GP da Austrália;

• A McLaren busca uma forma de diminuir a desvantagem em relação à Mercedes e tentar buscar a vitória na Malásia após o bom desempenho na Austrália;

• A Ferrari busca uma forma de fazer seus carros renderem mais após o desempenho discreto de seus pilotos na Austrália;

• Enquanto isso a Willians espera ter uma sorte melhor do que na Austrália onde a chuva no sábado e os acidentes de Massa e Bottas no domingo impediram que a equipe tivesse um desempenho melhor na corrida.

O treino de classificação para a corrida ocorre no sábado (29/03), às 5h (horário de Brasília). A largada para a corrida ocorre no domingo (30/03) no mesmo horário. Boa corrida para todos.

Previous post

JOGADAS DA SEMANA | Rodada de fazer inveja em Pelé

Next post

AS FLECHAS DE PRATA AGORA SÃO ALEMÃS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *