Home»Futebol Nacional»Brasileirão»Oitava rodada do Brasileirão foi movimentada em campo e nos bastidores

Oitava rodada do Brasileirão foi movimentada em campo e nos bastidores

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Com o término da oitava rodada, parece que o Brasileirão começou a pegar fogo! Boas partidas e muitos gols fizeram desta rodada uma  das melhores desta edição. Em algumas partidas o destaque não era exatamente o futebol, e sim a movimentação dos bastidores. As chegadas de Seedorf no Botafogo, Forlán no Inter e Loco Abreu no Figueirense também foram destaque na rodada.

O Atlético MG venceu a Portuguesa por 2 x 0 e permaneceu na liderança da competição, agora de maneira isolada. Mesmo não jogando bem no primeiro tempo, o Galo abriu o placar com Marcos Rocha, que chutou no ângulo após o goleiro Dida falhar ao tentar cortar cruzamento vindo de um lateral cobrado por Júnior César. Ainda na primeira etapa a Portuguesa chegou com perigo ao gol do Galo em duas oportunidades, ambas defendidas por Victor, estreante da noite, que fez boa partida. Na segunda epata o Galo mineiro voltou melhor e criou mas chances, obrigando o goleiro da Lusa a trabalhar. Só que em falta cobrada por Ronaldinho, Dida falhou novamente e soltou a bola nos pés de Leonardo Silva que ampliou o marcador. A vitória foi importante para, além de dar a liderança isolada ao galo, serviu para dar mais confiança ao Galo, já que para alcançar voos maiores, o time tinha obrigação de vencer um candidato ao rebaixamento. Já a Lusa fez boa partida, mas dentro de suas limitações. Uma derrota fora de casa não é o fim do mundo para esta equipe, que tem bom conjunto e pode conseguir permacer na primeira divisão.

Na partida que atraiu maior atenção nesta rodada, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 x 0, no jogo que marcou os 100 anos do Fla x Flu. Com muita festa, estádio cheio, banda de música tocando o hino dos clubes antes da partida, o futebol mostrado em campo não conseguiu refletir a festa fora dele. O Fluminense começou melhor, e abriu o Placar com Fred. O Flamengo não tinha força no ataque e incomodava pouco o goleiro tricolor. O Fluminense ainda chegou bem ao ataque no primeiro tempo, mas acabou recuando a espera de um contra ataque. No segundo tempo, o Fla melhorou com a entrada de Adryan, e criou mais chances, inclusive com uma bola na trave. O Flu jogou mais na defesa, lembrando a tática usada na eliminação para o Boca na Libertadores. Quase sofreu o empate, mas saiu vencedor e assumiu a vice liderança da competição. Já o Flamengo continua em crise. Não consegue jogar bem e Joel Santana está mais pressionado do que nunca. O Fla terminou a rodada em 9º.

Quem perdeu a vice liderança para o Flu foi o Vasco, que mesmo abrindo o placar, e tendo um pênalti defendido por Fernando Prass, sofreu o empate no final da partida e acabou caindo para o terceiro lugar. O Vasco vem fazendo um bom campeonato, tem um bom elenco mas ainda corre riscos com a janela de transferências. Diego Souza, que marcou o gol vascaíno, tem proposta para jogar na Arábia Saudita e prometeu decidir o seu futuro ainda essa semana. Com problemas financeiros, os reforços parecem longe de desembarcar na colina, e o futuro do time no Brasileirão pode ser decidido nos próximos dias. O Figueirense, que terminou no 15º lugar, apresentou Loco Abreu, que vai ajudar muito a equipe. O empate em casa nas condições em que ocorreu não foi um péssimo resultado, mas o time precisa vencer jogando em seus domínios.

O São Paulo aproveitou o fator casa e venceu o Coritiba por 3 x 1 e, além de se vingar da eliminação na Copa do Brasil, conseguiu alcançar a quarta colocação. Sob os olhares de Ney Franco, novo treinador são paulino, Lucas e Osvaldo foram os destaques do jogo. Já o Coritiba jogou com os reservas, visando o jogo de quarta feira pela final da Copa do Brasil. O São Paulo mostrou a sua força ao conseguir a segunda vitória seguida. Com a chegada de Ney Franco, um treinador que sabe trabalhar com jovens e que sempre realiza bons trabalhos, o tricolor tende a melhorar o seu futebol e pode confirmar ainda mais a sua candidatura ao título Brasileiro. Do lado do Coritiba, as análises ainda são precipitadas. A equipe está com a cabeça em outra competição, e o resultado de quarta feira irá definir o futuro da equipe no resto da temporada.

No Beira-Rio, o Inter, sob olhares de Forlán (nova contratação colorada), venceu o Cruzeiro em noite inspiradíssima do garoto Oscar. Ele e Leandro Damião, em suas despedidas do clorado para a disputa das Olimpíadas, fizeram os gols que levaram o Inter ao 5º ligar e empurraram o Cruzeiro para 6º. O primeiro gol do Inter saiu após lindo passe de D’Alessandro, Oscar entrou pela esquerda e bateu firme para abrir o placar. Com boa enfiada de bola de Dagoberto e falha na marcação, Damião saiu na cara de Fábio para ampliar e dar tranquilidade para o time. No segundo tempo, o Cruzeiro chegou ao gol após escanteio cobrado por Souza, que a defesa vermelha não cortou e sobrou para Léo, de meia bicicleta, fazer um belo gol. O Cruzeiro ainda criou algumas chances de gol, mas não tinha objetividade e não conseguiu o empate.

O Botafogo recebeu o Bahia no Engenhão e fez uma de suas melhores apresentações no ano. Empolgados com a presença de Seedorf, contratado há uma semana, no estádio e com o bom desempenho do time em campo, a torcida empurrou o time e gritou, como há um bom tempo não gritava. Desde o início o Botafogo dominou as ações, e em uma bela jogada de Márcio Azevedo pela esquerda, abriu o placar com pequenino Cidinho, de cabeça. O mesmo Cidinho, no fim do primeiro tempo, chutou de fora da área, contou com o desvio da defesa e ampliou, levando boa vantagem para o vestiário. Logo no retorno para o segundo tempo, Victor Júnior arrancou pela esquerda, e após corte da zaga, a bola chega para Andrezinho que de calcanhar serviu para Renato na ponta direita que cruzou para Elkeson emendar um sem-pulo de primeira e fazer belo gol, dando a tranquilidade para o Bota Fogo administrar a vantagem até o fim do jogo. Com a vitória o Botafogo subiu para sétimo e o Bahia caiu para 17º.

Na Vila Belmiro o Santos “estreou” no campeonato e venceu o Grêmio por 4 x 2 em uma bela partida do jovem Felipe Anderson, que marcou dois gols. O Grêmio começou melhor, mas o Santos entrou no jogo e abriu 2 x o com Edu Dracena e Felipe Anderson em um golaço de fora da área. Na volta para o segundo tempo, o Grêmio teve grande chance em cobrança de escanteio mas o mesmo Felipe Anderson cortou em cima da linha. O Santos marcou mais dois gols, com Neymar (que jogou como centroavante) e Felipe Anderson mais uma vez. O Grêmio diminuiu com Vilson e Marquinhos. O Santos parece ter entrado de vez no campeonato, mas terá problemas. Neymar vai para a seleção olímpica, assim como Ganso. Este último se envolveu em mais uma polêmica ao, supostamente, ter pedido para não jogar a partida de hoje. Existem duas versões, uma de que há uma proposta do Internacional e outra de que estaria se poupando devido à dores no joelho. Além do mais, os empresários de Ganso disseram que o meia não atua mais pelo Santos. O Santos subiu para 14º, o Grêmio acumulou duas derrotas seguidas e caiu para oitavo.

Ainda de ressaca pelo título da Libertadores, o Corinthians visitou o Sport em Recife e voltou para casa com um empate. Jogando em casa e vindo de uma bela vitória, de virada, contra o Coritiba na última rodada, o Sport pressionou os reservas do Corinthians durante o primeiro tempo mas não conseguiu marcar, muito pela bela atuação do goleiro Júlio César, que fez grandes defesas durante o jogo. O Corinthians voltou melhor no segundo tempo e abriu o marcador com Liédson. O timão ia vencendo até os 44 minutos mas, mesmo com um jogador a mais, sofreu o empate do Leão com Marquinhos Gabriel. Empatar com o Corinthians em casa não é dos piores resultados para o Sport. A maior preocupação é que não se vê mais aquela força que o Leão demonstrava em casa. O Corinthians ainda vive a ressaca pós título, e como já é tradicional entre os brasileiros que ganham a libertadores, o time deve se forcar no Mundial de Clubes no fim do ano, e possivelmente deve jogar apenas para não dar sustos quanto ao rebaixamento. O sport está em 12º, já o Corinthians está em 19º.

Na briga contra o descenso, a Ponte Preta venceu os reservas do Palmeiras por 1 x 0 jogando em casa. Com a vitória, a Ponte confirma boa fase e consegue três vitórias importantes contra Corinthians, Botafogo (fora) e Palmeiras, que mesmo com uma derrota pra ao Vasco na última rodada, mostra que a Ponte vem forte na briga contra o rebaixamento. O Palmeiras, que será o adversário do Coritiba na quarta feira, mais uma vez jogou com reservas e não permite uma melhor avaliação. Assim como o Coxa, o futuro da equipe no ano depende do resultado final da Copa do Brasil, que promete ser melhor para o Porco, que conseguiu boa vantagem em casa.

No jogo menos chamativo da rodada, o lanterna Atlético – GO recebeu o Náutico no Serra Dourada e se afundou ainda mais. Em jogo morno, o dragão chegou a sua sexta derrota consecutiva em um jogo em que Araújo fez a diferença para o Náutico, que subiu para 11º. Após bom cruzamento pela esquerda de Lúcio, Araújo testou para o fundo da rede, fazendo o gol solitário da partida. Ademais, somente alguns lances de perigo em jogadas do artilheiro do campeonato, empatado com Alecsandro do Vasco nos cinco tentos marcados até agora.

A oitava rodada do Brasileirão foi muito atrativa, com bons jogos, belos gols e muitas movimentações de bastidores. O equilíbrio permanece, já que a diferente entra o quinto colocado e o líder é de apenas 5 pontos, e muita coisa pode mudar já na próxima rodada. Se não temos grandes estrelas, jogos sensacionais, temos um campeonato competitivo, que por si só, já atrai a atenção do mundo todo.

PALPITES

O desempenho da nossa equipe melhorou nesta rodada. Círio Oliveira teve seis acertos (vitórias de Botafogo, Inter, Santos, São Paulo, Galo e Ponte). Bruno Santos teve sete acertos (vitórias de Botafogo, Náutico, Flu, Santos, São Paulo, Galo e Ponte). Glauber Maia, em sua estréia, teve incríveis nove acertos, errando somente o resultado de Internacional x Cruzeiro.

Você também pode enviar os seus palpites e sugestões através da nossa página no Facebook, no nosso perfil no Twitter ou pelo Blog.

Previous post

Novidades no Brasileirão e uma rodada de festas

Next post

NHL Awards 2012

1 Comment

  1. 11/07/2012 at 11:41 — Responder

    Gente que entende de futebol, o patamar da conversa é outro!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *