Home»Futebol Internacional»O VILLARREAL E OS INGLESES NO CAMINHO DO SUBMARINO AMARELO

O VILLARREAL E OS INGLESES NO CAMINHO DO SUBMARINO AMARELO

0
Shares
Pinterest WhatsApp

A cidade espanhola de Villarreal, na província autônoma de Valência, provavelmente deve ser a menor cidade a produzir um campeão continental na Europa. A cidade com seus pouco mais de 50 mil habitantes viu finalmente seu clube sair da fila e, como num bom conto de fadas, realizando um feito que para muitos era improvável. Para muito, mas não para seu técnico.

Quando o Villarreal foi buscar Unai Emery para o comando técnico da equipe, com certeza estava vislumbrando o título da Europa League. Ora, se não estava, com certeza lhe faltava muito senso de oportunidade. Emery, o “Senhor Europa League” já era tricampeão da competição com outro espanhol, o Sevilla. Mais do que gabaritado para comandar o modesto Submarino Amarelo.

E com um nome desses, não tinha como o time se ver longe dos ingleses. O Villarreal teve seu caminho atravessado por ingleses em praticamente todos os grandes momentos continentais de sua história.

A primeira vez que o Villarreal teve destaque continental foi na Champions de 2005/06, quando o time de Riquelme, Marcos Senna, Sorín e Forlán chegou até as semifinais. Enfrentou o Everton, o Manchester United e parou numa traumática cobrança de pênalti não convertida no fim do jogo contra o Arsenal, que tomou-lhe a vaga na final.

Riquelme para em Lehman nas semifinais da Champions.
Riquelme para em Lehman nas semifinais da Champions. FOTO: Imago/One Football

Em 2015/2016, o time chegou a outra semifinal continental, com o Submarino Amarelo indo a Liverpool, mas voltando sem a vaga. Poético, mas trágico.

Dessa vez, novamente na Europa League, o time foi mais longe. E claro, com ingleses no caminho. Numa revanche em semifinal continental contra seu algoz de 2006, o Villarreal deu o troco e despachou o Arsenal – que pode se vangloriar (ou não) de ser o único lugar onde Unai Emery não ganhou a Europa League, dentre seus últimos trabalhos.

Na primeira final de sua história, o Villarreal tinha pela frente o milionário Manchester United. Milionário, porém em baixa… O título era uma afirmação de um time que não vence faz tempo e precisava de conquistas para legitimar um trabalho que, se não é ruim, é insosso.

No fim, deu Submarino Amarelo. 1×1 no tempo normal e 11×10 nos pênaltis. Custoso, mas saboroso. Villarreal campeão! Pela primeira vez na sua história. Primeira de tudo mesmo. Sem menosprezar conquistas de divisões de acesso (mas já menosprezando), nunca antes a modesta equipe espanhola havia erguido uma taça em sua história. Que belo começo!

Dias de festa no Madrigal e em toda a cidade espanhola. O Villarreal é campeão da Europa League. Um grande momento na história do Submarino Amarelo. História essa que, volta e meia, tem um inglês – beatlemaníaco ou não – em seu caminho.

Previous post

UMA GRANDE HISTÓRIA DE LIBERTADORES QUE NÃO É TRATADA COMO TAL

Next post

MUDANÇAS DE RUMO E O CAMINHO DA TAÇA DO CHELSEA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *