O SALDO FINAL DOS ESTADUAIS 2015
E então moçada. Não poderíamos deixar os estaduais passar em branco. Vamos fazer agora uma lista de coisas que marcaram os campeonatos pelo Brasil. Teve cada coisa curiosa.
BRASILIENSE – FIM DO JEJUM DO GAMA
1. O Gama encerrou um jejum de 12 anos e chegou ao seu 11º título candango. O caneco veio depois da vitória sobre o Brasília.
MARANHENSE – IMPERATRIZ CAMPEÃO
1. O Imperatriz conquistou seu segundo título estadual. O Cavalo de Aço derrotou o Sampaio Correia e levantou o título depois de 12 anos, dando um título ao interior depois de seis anos.
2. O goleiro do Sampaio Correio saiu tão mal do gol no lance abaixo, que virou destaque Brasil afora.
POTIGUAR – AMÉRICA AUMENTA A FILA DO ABC
1. O América de Natal derrotou o ABC, foi campeão pela 35ª vez e aumentou a fila do rival. Os torcedores tentaram invadir o campo para comemorar e teve que ser contida pela polícia.
SUL-MATOGROSSENSE – COMERCIAL CAMPEÃO
1. O Comercial conquistou o título sobre o Invinhema, mas quem chamou a atenção foi o goleiro Martins. O jogador sofreu um trauma ao se chocar com um jogador do Naviraiense e ainda assim voltou a campo.
PARAENSE – REMO LEVANTA A TAÇA
1. O Remo abdicou do primeiro turno, venceu o segundo deixando de fora o seu arqui-rival e levantou a taça contra o Independente. De quebra, garantiu vaga na série D.
CEARENSE – COM BRIGA, FORTALEZA CONQUISTA O TÍTULO
1. O Fortaleza segurou o empate e foi campeão contra o Ceará, de ressaca pelo título da Copa do Nordeste. Mas a final ficou marcada pela briga generalizada e pela invasão de campo depois do jogo. Lamentável.
PERNAMBUCANO – CORAL VOLTA A SER CAMPEÃO
1. De azarão a campeão, o Santa Cruz derrotou o Salgueiro e voltou a honrar sua tradição no estado.
2. O Salgueiro foi o primeiro time do interior a chegar numa final na história do torneio. Central e Porto já foram vice campeões, porém em regulamentos sem decisão.
3. O Central de Caruaru conquistou o primeiro turno, garantiu vaga na série D e chegou forte ao mata-mata. Porém salários atrasados e problemas internos fizeram com que o time não passasse da quarta posição.
4. O Sport tropeçou na semifinal e ficou de fora da decisão. O Náutico fez ainda pior, não foi ao mata-mata e ficará de fora da Copa do Nordeste de 2016.
GOIANO – GOIÁS FAZ O DEVER DE CASA E CONQUISTA O TÍTULO
1. O Goiás derrotou o Aparecidense e conquistou o título sem muitos problemas. Com o Atlético-GO fora do mata-mata e o Vila na segundona, o esmeraldino sobra no seu estado.
CATARINENSE – TAPETÃO COLOCA EM CHEQUE TÍTULO DO JOINVILLE
1. O Joinville empatou os dois jogos contra o Figueirense e levou a taça depois depois de um longo jejum. Porém o uso de um jogador irregular contra o Metropolitano tirou quatro pontos do time e o título está sob decisão judicial.
2. O Avaí somou apenas um ponto na primeira fase e só não caiu porque o regulamente previa um quadrangular. Sendo assim, somou dez pontos e escapou de uma humilhante queda.
PARANAENSE – OPERÁRIO SURPREENDE E LEVANTA A TAÇA
1. O campeão pelo segundo ano seguido é do interior. O Operário de Ponta Grossa, depois de 103 anos e 14 vices, conquistou seu primeiro título estadual.
2. O Atlético-PR usou um time B e ficou entre os quatro últimos do campeonato. Venceu o quadrangular do rebaixamento e escapou de um vexame histórico.
3. O Paraná chegou a correr risco de falir durante o campeonato. Sobreviveu e chegou até as quartas, quando foi eliminado pelo Operário.
GAUCHÃO – COLORADO PENTA
1. O Inter conquistou seu pentacampeonato consecutivo, aliás, o sétimo título nos últimos oito anos. Título com sobras.
2. O jogador Fabrício teve uma crise de fúria com a torcida colorada no jogo contra o Ypiranga e foi expulso. Foi a última aparição do jogador com a camisa do Inter.
3. Com uma campanha fraquíssima, o Caxias foi rebaixado. Com três vitórias, três empates e nove derrotas, o grená fez uma das suas piores campanhas na história.
4. O Gre-Nal deu exemplo e reservou um espaço nos estádios onde foi realizado para receber torcidas mistas. Foi um sucesso.
5. Mas também teve mal exemplo. No empate entre Inter e Brasil de Pelotas tivemos confusão generalizada entre as torcidas e na final, torcedores gremistas depredaram as cadeiras do Beira-Rio.
BAIANO – BAHIA LEVA A TAÇA COM REVIRAVOLTA HISTÓRICA
1. Focado na final da Copa do Nordeste, o Bahia foi derrotado por 3×0 pelo Vitória da Conquista e quase deu adeus a taça. Porém, na volta, o tricolor atropelou e meteu 6×0 no adversário, garantindo a taça.
2. O Vitória não passou das quartas-de-final e viu times menores como Vitória da Conquista, Colo Colo e Juazeirense chegarem as semi-finais. E pior, ficou sem uma vaga na Copa do Nordeste 2015.
3. Depois de disputar a Copa do Nordeste, o maior momento de sua história, o Serrano não se encontrou e acabou rebaixado.
MINEIRO – GALO CAMPEÃO COM HERÓI IMPROVÁVEL
1. Depois de mais de um ano sem gols, Jô voltou a marcar na decisão contra a Caldense e logo com o gol do título.
2. A Caldense fez uma campanha histórica, chegou a decisão invicta e com a melhor defesa. Foi perder logo no jogo que lhe daria o bi do Mineiro.
3. O Cruzeiro enfrentou o Galo nas semis e nem o golaço de Arrascaeta salvou o time celeste. Agora são 12 jogos sem vencer o rival.
4. O neto de Pelé participou do campeonato pelo Guarani de Divinópolis, sem grande destaque.
CARIOCA – VASCO ENCERRA JEJUM
1. Depois de 12 anos, o Vasco voltou a ser campeão carioca. A vítima foi o Botafogo, derrotado na final por 2×1.
2. Flamengo e Fluminense brigaram com a Federação Carioca e o rubro-negro chegou a cogitar não disputar o estadual em 2016.
3. Série de pênaltis do Vasco gerou polêmica no Rio: foram nove no estadual, sendo 3 no mesmo jogo, na derrota por 5×4 para o Friburguense.
4. Teve FlaxFlu debaixo d’água, com direito a interrupção da partida e a comemoração de gol com guarda-chuva.
5. Doriva conquistou o título carioca um ano depois de ter sido campeão paulista pelo Ituano. É a primeira vez qui isso ocorre na história.
PAULISTÃO – SANTOS BATE PALMEIRAS E É CAMPEÃO NOS PÊNALTIS
1. Palmeiras e Santos decidiram o Paulistão depois de 13 anos. Numa disputa emocionante, o Peixe levou o título nos pênaltis.
2. Depois de chegar com desconfiança e um contrato de risco, Ricardo Oliveira se destacou, foi artilheiro da competição e principal nome do Santos.
3. O Palmeiras quebrou o jejum sem vencer clássicos com um 3×0 sobre o São Paulo, com direito a gol do meio de campo de Robinho.
4. O goleiro Felipe Alves do Audax ganhou os holofotes ao chapelar o jogador Ricardinho, do Ituano, dentro de sua área.
5. Num calvário que parece não ter fim, a Portuguesa foi rebaixada para a segundona do Paulistão.
E olha que ainda tem campeonato acontecendo! Outros 12 estaduais estão em andamento e vão entrar pelo Brasileirão a dentro.
No Comment