Home»Futebol Internacional»O FIM DA MALDIÇÃO E O TÍTULO DA COSTA DO MARFIM

O FIM DA MALDIÇÃO E O TÍTULO DA COSTA DO MARFIM

1
Shares
Pinterest WhatsApp

Copa-Africana-de-Nações15

Superstição e futebol sempre caminharam juntos e é quase impossível que você veja algum fanático pelo esporte que não cultive uma dessas crenças de que o sobrenatural influencia nos resultados. E lógico que não poderiam faltar as maldições. A última delas a ganhar notoriedade foi a que finalmente saiu de cima seleção da Costa do Marfim.

Ao conquistar o título da Copa Africana de Nações de 2015, os leões marfinenses encerraram um jejum de conquistas que vinha desde 1992 e era atribuído a uma maldição lançada depois dessa última glória.

Torcedores da Costa do Marfim invadem o campo para comemorar o título de 92. FOTO: CAF
Torcedores da Costa do Marfim invadem o campo para comemorar o título de 92. FOTO: CAF

A feitiçaria é parte das tradições do país, sendo praticada por diversas religiões. É comum que os líderes busquem o conselho dos feiticeiros antes de qualquer decisão importante. E foi o que aconteceu em 1992, quando a seleção da Costa do Marfim foi até o vilarejo de Akradio solicitar um trabalho espiritual para que o time fizesse uma boa campanha no Senegal e conquistasse a Copa Africana de Nações.

Deu certo. O time derrotou Gana nos pênaltis o conquistou o título inédito para o país. Porém, na hora de retribuir a federação e o time não voltaram. A povo de Akradio se revoltou e lançou um feitiço poderoso contra a federação e a seleção.

Morador do vilarejo de Akradio, entrevistado pela equipe da SporTV. FOTO: SporTV
Morador do vilarejo de Akradio, entrevistado pela equipe da SporTV. FOTO: SporTV

Desde então foram doze Copas Africanas e apenas dois vices. Campanhas ridículas nas eliminatórias para as Copas do Mundo de 94, 98 e 2002. Neste mesmo ano, o governo pagou U$ 2 mil dólares em dinheiro para o vilarejo de Akradio, mas a quantia não ajudou muito. Só serviu para colocar a seleção nos mundiais de 2006, 2010 e 2014, onde foi eliminada ainda na primeira fase.

Ninguém sabe ao certo o que foi feito no plano espiritual ou fora de campo, mas a maldição teve fim na Copa Africana de Nações deste ano, na Guiné Equatorial. O time sobreviveu ao grupo da morte, que tinha Mali, Camarões e Guiné e com apenas uma vitória e dois empates se classificou na liderança da chave. No mata-mata, deixou para trás a Argélia (sensação do continente na Copa do Mundo) e os donos da casa, se qualificando para a decisão. Curiosamente contra Gana.

Bom, o resultado todos já sabem. Yaya Touré, Gervinho, Kalou foram campeões, coisa que o grande Drogba não conseguiu ser. Foi um 0x0 com uma vitória nos pênaltis, assim como aconteceu em 1992. Curioso, não? Pois é. O futebol tem dessas coisas. A maldição acabou como começou.

Jogadores da Costa do Marfim festejam o título. FOTO: EFE
Jogadores da Costa do Marfim festejam o título. FOTO: EFE

Previous post

AS MELHORES COMEMORAÇÕES

Next post

A BATALHA DA LIBERTADORES - PARTE 1

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *