MALÁSIA: O DIA EM QUE SCHUMACHER FOI SEGUNDO PILOTO
O primeiro dos circuitos modernos da Fórmula 1 desenhado por Hermann Tilke, Sepang, na Malásia, foi aquele que deu início ao aumento da presença da Fórmula 1 no continente asiático, que antes era praticamente restrito somente ao Japão. De lá pra cá, mais sete países do continente, (incluindo a Turquia) sediam ou sediaram etapas da categoria.
Hoje lembraremos a história da primeira corrida realizada no circuito malaio no ano de 1999. Naquele ano, a etapa era a penúltima corrida da temporada e os postulantes ao título eram o atual campeão, o finlandês Mika Hakkinen, e o irlandês Eddie Irvine, da Ferrari. Mas alguém menos distraído pode perguntar: e o Schumacher? O que estava acontecendo com o piloto alemão da Ferrari?
Bem, para quem não se lembra, Schumacher sofreu um acidente no GP da Grã Bretanha daquele ano, quando quebrou a perna direita e ficou de fora da maior parte do campeonato. Confira o vídeo do acidente em questão:
Com o acidente de Schumacher, coube ao seu companheiro de equipe, Eddie Irvine, a árdua missão de tentar reconquistar um título do mundial de pilotos para a Ferrari, fato que não ocorria desde a temporada de 1979.
Irvine conseguiu vencer duas corridas após o acidente de Schumacher. Porém, Hakkinen chegou à Malásia com condições de conquistar o bicampeonato. Mas o retorno de Schumacher se configurou como um obstáculo adicional para o finlandês da McLaren.
Schumacher fez a pole position com Irvine em segundo e, logo atrás deles, estavam as McLarens de Coulthard e Hakkinen. Logo na volta 4, Irvine superou Schumacher em um claro jogo de equipe da Ferrari. Confira a manobra:
E assim se mantiveram as posições até o final da corrida com Hakkinen completando o pódio. A Ferrari ainda passou um sufoco depois da prova, pois foi acusada de utilizar defletores laterais 10 milímetros mais curtos do que o permitido pelo regulamento daquele ano. Seus pilotos foram desclassificados pelos comissários técnicos da corrida e a equipe italiana recorreu ao Tribunal de Apelação da FIA, conseguindo manter o resultado. No fim das contas Hakkinen conseguiu conquistar seu segundo título na Fórmula 1 na etapa seguinte, ao vencer o GP do Japão.
O circuito da corrida
O Grande Prêmio da Malásia faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 1999 e, de lá pra cá, sempre esteve presente no calendário da principal categoria do automobilismo mundial.
A prova é realizada no Circuito Internacional de Sepang, na cidade de mesmo nome. O que mais se destaca no GP da Malásia é a instabilidade das condições climáticas durante sua realização. Como o país fica numa latitude equivalente à da nossa Floresta Amazônica, a chuva é uma constante nesta corrida, principalmente depois que ela passou a começar num horário mais tarde que o habitual na maioria das corridas (principalmente as europeias) que é às 14 horas do horário de onde ocorrerá o evento. Isto ajuda a aumentar à emoção da corrida.
O circuito malaio é composto por 2 grandes retas, outras retas menores e 15 curvas, ora rápidas, ora mais lentas, que se distribuem ao longo dos seus 5543 metros, que os pilotos deverão fazer, em situações normais, por 56 vezes.
Dados históricos
Foram realizadas até agora, 16 edições do GP da Malásia e 10 pilotos diferentes venceram. O irlandês Eddie Irvine foi o primeiro vencedor, em 1999, enquanto Michael Schumacher, Fernando Alonso e Sebastian Vettel foram os pilotos que mais venceram em Sepang, com 3 vitórias cada um. Por equipes, quem mais venceu foi a Ferrari, com 6 vitórias, seguida pela Red Bull, com 3 vitórias.
A pole mais rápida foi feita por Michael Schumacher pela Ferrari em 2004, com o tempo de 1min 33s 074. A volta mais rápida é de Juan Pablo Montoya, do mesmo ano, pela Williams-BMW, com o tempo de 1min 34s 223, na época em que os carros usavam os motores V10.
Expectativa para a corrida
Neste ano, como ocorre desde 2001, a etapa malaia será a segunda etapa da temporada da Fórmula 1, onde teremos algumas novidades. Alonso assume sua vaga no carro da McLaren, após ficar de fora da corrida da Austrália por causa do acidente que sofreu durante os testes de inverno. E os pilotos Will Stevens e Roberto Merhi farão a estreia na temporada dirigindo os carros da Manor Marussia.
Bem, o que se viu até agora foi uma repetição da temporada de 2014. Ao contrário do que se esperava a distância entre os carros da Mercedes e os das demais equipes permanece grande. Hamilton, que foi o vencedor do GP da Austrália, terminou a prova com 34 segundos de vantagem em relação à Ferrari de Vettel, que chegou em 3º lugar. Ao que parece, esse “fosso” entre as Mercedes e as demais equipes deve continuar pelas próximas corridas.
No “campeonato paralelo” a Ferrari venceu o primeiro round. Com uma estratégia melhor que a Williams, Vettel terminou em terceiro com a Ferrari, enquanto Felipe Massa terminou em quarto lugar.
A McLaren confirmou o que já se esperava. Com um carro mal nascido e o motor da Honda ainda em desenvolvimento teve um desempenho pífio na Austrália. Magnussen (que substituiu Alonso) nem largou com problemas em seu carro e Button foi o último colocado dos 11 carros que terminaram a corrida.
Mas o grande destaque do GP da Austrália, com certeza, foi o brasileiro Felipe Nasr. A bordo da Sauber (que também mostrou grande evolução em relação à 2014) terminou a corrida em 5º lugar e passa a ser o brasileiro que obteve o melhor desempenho em sua corrida de estreia na Fórmula 1. Parabéns Nasr e vejamos o que o GP da Malásia deste ano nos reserva.
Horários:
Classificação – 28/03/2015 (sábado), 06:00h (06:30 começa a transmissão na TV aberta) (horário de Brasília),
Corrida – 29/03/2015 (domingo), 04:00h (horário de Brasília)
O treino e a corrida serão transmitidos pela Rede Globo. Boa corrida para todos.
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